1 / 3

REPORTAGEM - Características

REPORTAGEM - Características. Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;

kendall
Download Presentation

REPORTAGEM - Características

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REPORTAGEM - Características • Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas; • costuma, estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

  2. Pode ter um caráter opinativo, questionando as • causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, • orientando os leitores. • Predomínio da função referencial da linguagem; • Linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo • com o padrão culto da língua. • Embora a reportagem se inicie como a notícia – • com um lead -, ela amplia o fato principal, acres- • centando opiniões e diferentes versões.

  3. Como todo texto jornalístico, a notícia é encabeçada por um título, que anuncia o fato em si; pode ou não apresentar subtítulo. Na reportagem, emprega-se uma linguagem clara, dinâmica e objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a linguagem seja impessoal, quase sempre é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou sua interpretação. Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos. O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação – em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota – e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética.

More Related