1 / 9

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação Geral de Regulação e Avaliação. PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS. Claudio Brasil da Cunha Coordenador Geral Setembro / 2009.

kanan
Download Presentation

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação Geral de Regulação e Avaliação PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS Claudio Brasil da Cunha CoordenadorGeral Setembro / 2009

  2. Contratação–ato de firmar o instrumento contratual de prestação de serviços. Contratualização–processo/conjunto de atos que resultam na contratação de serviços de saúde, que envolve desde a detecção da necessidade de complementar a rede até o ato de contratar.

  3. Importância da Contratualização para a Gestão A formalização jurídica por meio de contratos que contenham de forma clara os direitos e deveres de cada uma das partes representa ganhos para os gestores do SUS, tais como: Legitimação da transferência de recursos públicos para o setor privado. Utilização dos contratos como instrumento de regulação e avaliação dos resultados dos serviços prestados.

  4. Tipos de Contrato Termo de Cooperação entre Entes Públicos – TCEP - quando um estabelecimento de saúde estiver sob gestão de uma esfera de governo e gerência de outra Convênio - firmado com Instituições Filantrópicas quando o objeto da contratação for o estabelecimento de parceria entre o Poder Público e a instituição. Contrato de Gestão - utilizado quando houver a transferência de gestão do estabelecimento de saúde para uma Organização Social. Contrato Administrativo - firmado quando o objeto for a mera compra de serviços.

  5. Relação dos Contratos com os Instrumentos de Gestão • Programação Pactuada e Integrada - PPI – o contrato será firmado com base nas necessidades locais e naquelas decorrentes da PPI, que visam o atendimento da população referenciada. • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES - o cadastro auxilia o processo de contratualização, pois permite a identificação da capacidade instalada, tanto a capacidade potencial dos estabelecimentos (estrutura física e humana), e a identificação da capacidade já comprometida com outros contratos/convênios, instrumentalizando assim, a contratação e a programação das metas físicas e orçamentárias. • Controle e Avaliação – O contrato instrumentaliza o processo de controle e avaliação a serem desenvolvidos sobre os serviços privados. • Regulação - O contrato representa o acordo de compromissos estabelecidos entre as partes. Nele deve estar explícito que todo o elenco de procedimentos contratados deve estar disponível à regulação, por esse motivo ele é considerado o primeiro instrumento da regulação do acesso.

  6. Portaria GM/MS nº 1044, de 1º de junho de 2004 – Institui a Política Nacional para Hospitais de Pequeno Porte na Rede Hierarquizada de Atenção à Saúde. • Portaria GM/MS nº 1702, de 17 de agosto de 2004 - Cria o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. • Portaria GM/MS nº 2352, de 26 de outubro de 2004 – Regulamenta a alocação de recursos financeiros destinados ao processo de contratualização constante do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

  7. Portaria GM/MS nº 1721, de 21 de setembro de 2005 –Cria o Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no Sistema Único de Saúde – SUS. • Portaria SAS/MS nº 635, de 10 de novembro de 2005 – Publica o Regulamento Técnico para a implantação e operacionalização do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no Sistema Único de Saúde – SUS.

  8. Portaria no 3.277 de 22 de dezembro de 2006 – • Dispõe sobre a participação complementar dos serviços privados de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. • Estabelece no art. 8º cláusulas necessárias para celebração de contratos e convênios. • Art. 9º os requisitos que devem ser atendidos nos instrumentos contratuais firmados entre a administração pública e o setor privado, lucrativo, sem fins lucrativos e filantrópicos. • Manual de Orientações para Contratação de Serviços de Saúde no SUS – http://www.saude.gov.br

  9. “NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS APENAS PELO QUE FAZEMOS, MAS TAMBÉM PELO QUE DEIXAMOS DE FAZER”. (MOLIÈRE, dramaturgo francês) • Coordenação Geral de Regulação, Avaliação – CGRA • E-mail: cgra@saude.gov.br • Tel. 55 (61) 3306-8472

More Related