1 / 22

As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:

Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços.

jenna
Download Presentation

As principais características da sociedade de consumo são as seguintes:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços.  O surgimento da sociedade de consumo decorre diretamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milênios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los.

  2. As principais características da sociedade de consumo são as seguintes: • .Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção. • . A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabrico baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços. • . Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social. • . Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).

  3. O papel da mídia na sociedade do consumo

  4. Mais da metade da arrecadação dos EUA é destinado ao militarismo, necessário para manterem sua situação de privilegiadas no consumo mundial.

  5. Cartão postal nos Estados Unidos retratando o sonho da população estado unidenses

  6. QUALIDADE DE VIDA VS CONSUMO

  7. Consequências do consumismo Degradação ambiental

  8. Para alguns povos, a revolução técnico-científica trouxe poucos benefícios e aprofundou as diferenças entre as classes sociais.

  9. SUSTENTABILIDADE O QUE É? • Buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis. • Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

  10. O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto ConferenceontheChangingAtmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC'sFirstAssessmentReport em Sundsvall,Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática(CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC. Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.

  11. Soluções governamentais para os desequilibrios gerados pela sociedade do consumo

  12. 7 temas principais

  13. ENERGIA - As chamadas "energias sujas" estão aquecendo a atmosfera, o que incentiva o uso das energias limpas, como a eólica, a solar e a biomassa; acima, processamento de carvão na China e usina eólica na Dinamarca

  14. ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA - Um dos desafios atuais é conciliar a produção de alimentos com a proteção ao ambiente; solos, água doce, oceanos, florestas e biodiversidade estão sendo rapidamente degradados, ao mesmo tempo que é preciso alimentar os atuais 925 milhões de famintos 

  15. EMPREGOS - A recessão econômica afetou a quantidade e a qualidade dos empregos (à dir., inglês lê ofertas de trabalho) e os “empregos verdes” (vagas na agricultura, indústria, serviços e administração que contribuem para a preservação do ambiente) podem colaborar com a recolocação de desempregados, em torno de 190 milhões de pessoas

  16. CIDADES SUSTENTÁVEIS - Às voltas com problemas ambientais (como poluição, congestionamentos e falta de moradias), cidades serão parte importante da discussão sobre sustentabilidade nos próximos anos; acima, mercado popular em Lagos (Nigéria) e estacionamento com cobertura de painéis solares em San Diego (Califórnia)

  17. ÁGUA - Acesso à água potável é crítico e pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país afetado por escassez crônica até 2050, segundo a ONU; na foto à esq., rio poluído com metais pesados na China 

  18. OCEANOS - Porto francês de Wimereux é surpreendido por ondas gigantes e derretimento das geleiras já é uma realidade na Patagônia chilena; ao longo da história, oceanos e mares têm sido canais vitais para o comércio e transporte, mas sofrem com a poluição, a exploração predatória da pesca e o aquecimento global

  19. DESASTRES NATURAIS - Pai caminha com a filha em área alagada na Dinamarca e, em contrapartida, Sacedón, na Espanha, registra a pior seca de sua história; um dos maiores efeitos do aquecimento global é o aumento dos eventos climáticos extremos, como enchentes, tsunamis, furacões e outros desastes.

More Related