1 / 9

Programa Nacional de Alimentação Escolar Audiência Pública Comissão de Educação e Cultura

Programa Nacional de Alimentação Escolar Audiência Pública Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados Renato Maluf Presidente do Consea Nacional. O Pnae sob a ótica do DHAA. Avanços. 1. Objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar em perspectiva histórica:.

ivy
Download Presentation

Programa Nacional de Alimentação Escolar Audiência Pública Comissão de Educação e Cultura

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa Nacional de Alimentação Escolar Audiência Pública Comissão de Educação e Cultura Câmara dos Deputados Renato Maluf Presidente do Consea Nacional

  2. O Pnae sob a ótica do DHAA Avanços 1. Objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar em perspectiva histórica: 2. Progressiva inclusão de sujeitos de direito: creche, à pré-escola, ao ensino fundamental, ao ensino médio, à educação de jovens e adultos e às escolas que oferecem ensino integral. Além de escolas indígenas e, mais recentemente, quilombolas.

  3. O Pnae sob a ótica do DHAA Avanços: 3. Mudanças no Marco Legal 3.1. Somente após a redemocratização; 3.2. Destaque para a descentralização/municipalização; 3.3. Controle Social: instituição dos CAE. 3.4. Mudanças recentes (entre outras): - Normas relativas à qualidade nutricional e sanitária dos alimentos; - Papel do/a nutricionista; - Aquisição direta da agricultura familiar; - Mudanças no cardápio (consumo de frutas e hortaliças) 4. Adoção de novos valores para o repasse per capita (R$ 0,30 – R$ 0,60 – 0,90); 5. Ações de formação dos sujeitos do programa. (* Cecanes) 6. Aumento no número de pesquisas e ações de monitoramento e avaliação

  4. PNAE no SISAN: Respeitar, promover, proteger, facilitar e prover o DHAA para os escolares, de todas as idades, nas áreas urbanas e rurais Grandes Desafios: Compra direta da Agricultura Familiar (30% é o mínimo); Aprofundamento das ações de educação alimentar e nutricional; implementação de instrumentos de exigibilidade do DHAA Enfrentamento das dificuldades logísticas na operacionalização do Programa

  5. Fortalecimento e aprimoramento do PNAE sob a ótica do DHAA Propostas do Consea Nacional: Ajuste do valor do repasse per capita combinado com a criação de um mecanismo de reajuste automático; Adoção de instrumentos de exigibilidade do DHAA; Aprimoramento e/ou adequação da infra-estrutura escolar (especialmente no Ensino Médio); Consolidar e disseminar um sistema de monitoramento e de avaliação específico do programa; Controle Social: fortalecimento e qualificação dos CAE; Formação dos sujeitos envolvidos com o PNAE; Educação alimentar e nutricional; Ampliação dos recursos destinados a estudos intersetoriais relacionados ao PNAE; Adequar o Pnae às pessoas com necessidades alimentares especiais e culturas alimentares dos povos e comunidades tradicionais.

  6. Aquisições diretas da Agricultura Familiar Propostas do Consea Nacional: Revisar o papel da DAP (dificuldade de acesso); Desenvolver uma metodologia de preços que garanta justa remuneração para os agricultores/as; Reforçar a aquisição dos alimentos de base agroecológica; Fortalecer e reformular o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

  7. Aprimoramento da Gestão do PNAE Recomendações do Consea Nacional: Valorizar o Pnae no âmbito do Ministério da Educação conferindo-lhe status condizente com o seu papel estruturante na Política Nacional de SAN. Destinar recursos orçamentários para atividades complementares ao programa; Promover a descentralização da estrutura administrativa do FNDE; Valorizar o grupo gestor do programa criado pela Portaria FNDE nº 450, de 27 de outubro de 2010, como espaço de diálogo entre governo e sociedade civil, para a tomada de decisões relativas à condução da política pública; Ampliar a equipe técnica responsável pela gestão do programa nas esferas federal, estadual e municipal; Modernizar a gestão por meio do aperfeiçoamento dos sistemas informatizados de controle técnico-administrativo.

  8. www.presidencia.gov.br/consea Secretaria-Executiva do CONSEA Palácio do Planalto, Anexo I, Sala C2 CEP 70.150-900 – Brasília - DF Tel (61) 3411.2747 – Fax (61) 3411-2301 secret.consea@planalto.gov.br

More Related