RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA D...
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 1

Autor: Eduardo Vieira de Souza Orientadora: Terezinha Ferrari PowerPoint PPT Presentation


  • 49 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC REALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO CAETANO DO SUL E MAUÁ.

Download Presentation

Autor: Eduardo Vieira de Souza Orientadora: Terezinha Ferrari

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Autor eduardo vieira de souza orientadora terezinha ferrari

RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC REALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO CAETANO DO SUL E MAUÁ

Introdução : Os Congressos de História da Região do ABC tiveram início em 1990, sugeridos pelo sociólogo José de Souza Martins, memorialistas e jornalistas durante a primeira gestão do então prefeito da cidade de Santo André, Celso Daniel, com o propósito de diagnosticar e discutir perspectivas regionais diante das novas condições econômicas geradas pelas reestruturações produtivas nas unidades fabris e industriais em fins dos anos 1980 e início da década de 1990.

A importância de resgatar e analisar tais congressos nos remete a questionar se há ou não uma regionalidade efetiva no ABC. Existe efetivamente a Região do Grande ABC? Qual a característica principal que distingue o ABC das demais cidades da Grande São Paulo? Estas questões fazem parte de nossa problemática.

Objetivo: Esta pesquisa tem comoobjetivo principal analisar o possívelaspecto de regionalidadeintrínseco à identificadaregião do Grande ABCatravés do resgate e reflexão dos Congressos de História do ABC, destacando-se, nestapesquisa, osseguintescongressos: III Congresso de História – São Caetano do Sul (1994); V Congresso de História (Mauá – 1998) e o X Congresso de História – São Caetano do Sul (2009).

Metodologia: Análise dos Congressos de História de Mauá (1998), São Caetano do Sul (1994 e 2009).Coleta e análise de todo material dos congressos.

Entrevistas com estudiosos do ABC.

Resultados: Foram realizadas análises da bibliografia base. Coletamos dados nos centros memorialistas das cidades referidas. Analisamos parcialmente documentos oficiais dos Congressos. Iniciamos as entrevistas com estudiosos sobre a região do ABC. Continuaremos as análises dos Congressos e entrevistas com debatedores do tema.

Conclusões:É senso comum, qualificar a Região do Grande ABC como região conhecida através de seus partidos políticos, de sua classe operária – “os metalúrgicos do ABC”, de suas greves e demais reivindicações que influenciaram o país ao longo da História. Comumente afirma-se que a Região do ABC existe devido à industrialização.

  • Uma das questões colocadas foi “Como os acadêmicos discutem esse tema”. Estamos percebendo que dentro desses Congressos de História aventa-se esse discurso do senso comum.

  • O conceito de regionalidade é umaconjecturaobservadanessestrêscongressos? Esta é a questãoé a análise do nossoprojeto, a partir do conceito de Região na base metodológicadaGeografia.

Discussão: Segundo a Prof.ª Cecília Cardoso Teixeira de Almeida, a concepção de Região é denotada a partirdageografiacomo um processo de regência, de continuidade e contiguidade, o quenão é perceptível no Grande ABC.

A região do ABC é umaconstruçãoideológica, duranteessesúltimos 50 anos, numaespécie de um planodiretornatentativa de identificarproblemascomuns e soluçõespelopoderpúblicofundamentalmente do grupo dos sete - embusca de alternativas e contribuiçõesestadual e federal. Seuápice é a organização do ConsórcioIntermunicipal do Grande ABC.

Projeto 50

Autor: Eduardo Vieira de Souza

Orientadora: Terezinha Ferrari

(Colegiado de Ciências Sociais-FAFIL-CUFSA)

Participante do Programa Institucional de Bolsas de

Iniciação Científica do CUFSA – PIIC, 2010


  • Login