Projetos descentralizados o que
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 9

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É? PowerPoint PPT Presentation


  • 46 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?.

Download Presentation

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Projetos descentralizados o que

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?

Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou-se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.


Como fazer e acompanhar

COMO FAZER E ACOMPANHAR?

Para cadastro, a UE deverá usar senha própria para acessar e preencher o formulário eletrônico. A UE deve usar como login e senha as letras "ESC-“ acrescidos do código CIE da escolaPor exemplo:Na Escola – Login: ESC-000000 e

Senha: ESC-000000 (com seis dígitos)


Par metros

PARÂMETROS

Os parâmetros básicos que devem ser contemplados pelas escolas na elaboração dos projetos são:Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de Ensino do Professor;

Estar fundamentados nos diagnósticos/indicadores do desempenho escolar e/ou outros indicadores e necessidades;

Contemplar os seguintes itens: título, identificação do proponente, objetivos, população-alvo, metas, procedimentos, período de realização, cronograma de execução, recursos materiais e humanos necessários, planilha de custo, avaliação e referência bibliográfica.


Crit rios

Critérios

Justificativas

Redija seu texto com justificativas para a elaboração do projeto pelos participantes da escola. Os argumentos podem ser baseados em indicadores das necessidades. É importante que os projetos elaborados estejam de acordo com o Currículo da CEGB SEE-SP e se integrem a Proposta Pedagógica da Escola, ao Plano de Ensino da disciplina ou da área de conhecimento. Vale ressaltar também que os projetos devem ser desenvolvidos a partir das dificuldades e necessidades dos alunos/classes, ou podem, ainda, propor a divulgação de experiências bem-sucedidas.


Objetivos

Objetivos

Descreva em seu texto o que a escola pretende com o desenvolvimento do projeto, ou seja, deixe claro quais são os objetivos das ações para a “Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares”, como tais ações levarão os alunos ao enriquecimento, à ampliação, ao aprofundamento dos conteúdos escolares, ao desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à disciplina ou à área de estudos; se asseguram a aprendizagem significativa e o envolvimento do coletivo da escola e da comunidade. Não se esqueça de que os objetivos devem estar coerentes com as justificativas apresentadas.


Metas

Metas

Escreva a quantidade numérica que defina claramente o universo a ser atingido. É importante discutir se a quantidade mencionada pode ser medida e alcançada no projeto.


Procedimentos metodol gicos

Procedimentos metodológicos

Descreva quais serão os passos trilhados para a elaboração e a execução do projeto. Nesse aspecto, verifique se o projeto prevê atividades que permitam o desenvolvimento das competências e habilidades; se essas atividades estão relacionadas e articuladas com o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula; se estimulam o processo de letramento e atividades de pesquisa; se propõem o uso do laboratório e/ou de outros espaços pedagógicos existentes na escola, como sala de leitura, sala ambiente, sala de informática, sala multimeios, anfiteatro, biblioteca, quadra esportiva, jardim etc.; se propõem pesquisas de campo ou atividades ligadas ao estudo do meio ambiente; se tratam os conteúdos numa perspectiva contextualizada e se garantem uma abordagem interdisciplinar.


Projetos descentralizados o que

Além disso, verifique se o projeto possibilita a execução de atividades diversificadas, tais como: a utilização de internet, vídeos, fotografias, visitas, leitura de artigos de revistas, jornais etc.; se leva em consideração os materiais didáticos já disponíveis na escola e se estimula a sua utilização; se promove o desenvolvimento da formação da cidadania; se contém planos de acompanhamento e avaliação e, caso haja envolvimento de parceria(s), verifique se suas funções estão claramente definidas.


  • Login