1 / 18

Autores: Cléber Bidegain Pereira Nayene Leocádia Manzutti Eid

emma
Download Presentation

Autores: Cléber Bidegain Pereira Nayene Leocádia Manzutti Eid

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Academia Brasileira de Odontologia em atividade conjunta com a Academia Gaúcha de Odontologia, dando prosseguimento às suas atividades científicas, com a participação da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e da Associação Latino Americana de Odontologia, abordam alguns procedimentos atuais, que estão sendo debatidos nos BLOGs que se encontram em: http://www.rvacbo.com.br/blog/ Autores: Cléber Bidegain Pereira Nayene Leocádia Manzutti Eid

  2. Emitir conceitos, indicações e sugestões sobre os assuntos abordados, considerando as evidências científicas e tudo o mais que se colher. Porém, será sumamente considerado o testemunho clínico, pois esta é uma abordagem clínica para o clínico. Assim sendo, aceitamos de bom grado manifestações e sugestões para transformar estas conclusões preliminares em definitivas. Convidamos para que insiram suas ponderações no blog abaixo ou direto para <cleber@cleber.com.br> http://www.rvacbo.com.br/blog/

  3. Estarão disponíveis no BLOG http://www.rvacbo.com.br/blog/ Conclusões futuras na Revista Virtual da Academia Brasileira de Odontologia http://www.rvacbo.com.br/

  4. A literatura não é conclusiva sobre a recomendação do uso do protetor de Tireóide na Odontologia. A Portaria Federal nº 453, de 1998, recomenda, o uso do Protetor de Tireóide e afirma que é indispensável o uso do Avental de Borracha plumbífera na Odontologia. No entanto, 16 anos é muito tempo neste mundo de grande evolução tecnológica. Alguns autores relatam que o uso do protetor leva a aumento da radiação secundária derivada da exposição do material protetor, geralmente chumbo. Clínicos declaram que usam o Protetor de Tireóide unicamente em múltiplas radiografias intra-orais, pois sua utilização em radiografias extra-orais interfere na formação da imagem.

  5. Thiago Revillion Dinato utilizando na clínica o scanner intra-oral. O Ac. CiceroDinato relata que seu scanner foi importado pela Neodent que tinha uma parceria com a 3 Shape. Agora a Neodent está com outro produto e a 3 Shape chega ao Brasil coordenada por Joaquin Gutierrez Londono. <Joaquin.Londono@3shape.com>.

  6. CAD/CAM - UMA VISÃO ATUAL Resumo do Editorial ProteseNews 2014;1(1) Adilson Fuzo e José Cícero Dinato Referências no final. Hoje a tecnologia CAD/CAM representa o futuro da prótese dentária, tais sistemas estão presentes no dia-a-diade muitos laboratórios de prótese e clínicas odontológicas especializadas no Brasil. O termo CAD/CAM é uma sigla que, em livre tradução, significa “desenho guiado por computador”. De forma simplificada, pode-se dizer que o sistema CAD é dividido em procedimentos intra-oraise de laboratório, e é um sistema composto por um scanner que faz a varredura das estruturas a serem copiadas, seja em boca ou em modelos de gesso, e um software que irá receber estes dados, gerando uma imagem tridimensional das estruturas digitalizadas. O software permite que o operador do sistema faça o desenho virtual dos elementos necessários ao trabalho proposto, reconfigurando forma e função com extrema acuidade e precisão. A partir deste desenho guia é possível evoluir para o desenho virtual final de coroas totais, inlays, onlays, facetas, pilares personalizados, próteses fixas, copings, infraestruturas de próteses e planejamento ortodôntico, entre outras.

  7. A COMPASS, representante da 3Shape no Brasil, está presente no 20º CORIG com stand em frente a ABORS. Bruno Gribel, diretor da COMPASS, em parceria com José Calduro, demonstram o escanner intra-oral ao vivo. Também o Ac José Cícero Dinato apresenta o sistema CVAD/CAM. Bruno esclarece: o scanner intra-oral não tem radiação. São 1000 fotos 3D tiradas por minuto e a combinação delas com um giroscópio (semelhante ao IPHONE)  permite que as imagens sejam “costuradas” com até 15 micra de precisão.

  8. É obtido um modelo virtual das arcadas dentárias, possibilitando-se, então, confeccionar próteses e outros. Elimina os materiais de impressão e os modelos em gesso.

  9. Ainda que desejável, não era possível guardar definidamentemodelos em gesso de pacientes, pois não havia espaço físico para seu armazenamento. Passaram-se então a usar os modelos em gesso para o diagnóstico, planejamento e trabalho, sendo estes depois descartados, e arquivando-se apenas suas fotografias, mesmo imprecisas, válidas somente para a observação visual. Um avanço, no sentido de facilitar a manipulação dos modelos foi a possibilidade de inserir bases digitais (zócalos) adicionadasaos modelos por programas que se encontram, gratuitamente, nos endereços abaixo: http://www.cleber.com.br/simposio_padronizacao/flash/zocalos.htmlhttp://www.cleber.com.br/simposio_padronizacao/modelos.html Esta era uma boa solução para eliminar a necessidade de preparar, lixar e polir suas bases, mas, igualmente, continuavam insatisfatórios.

  10. Eis que, recentemente, viabilizaram-se imagens tridimensionais dos modelos, com total fidelidade e amplos recursos de manipulação. Os modelos são colocados em um scanner especial e digitalizados em três dimensões (3D), sendo posteriormente avaliados por programas, dentre estes, o MAESTRO ORTHOSTUDIO.

  11. Os modelos em gesso são inseridos em scanner especial e aí digitalizado com total fidelidade.

  12. Nestes modelos em 3D, além da fidelidade das imagens, sem distorções, permitem: Tomar medidas com precisão; Fazer avaliação da Discrepância do Modelo; Diversos índices das arcadas dentárias e tudo o mais que se faz em modelos de gesso.

  13. Podem-se fazer cortes Coronais e Sagitais para análise da intercuspidação e mapeamento dos pontos de contato.

  14. Cas Wang comentou: A digitalização dos modelos além de ser muito útil para arquivar os modelos de gesso, também é utilizada para fazer próteses, com o sistema CAD CAMMais informações em: 3shapeacademy@gmail.com

  15. A CRANEUM é uma das empresas que está fazendo a digitalização de modelos em 3D. Como acontece com outros equipamentos de informática, depois de algum tempo baixam seus preços e o cirurgião dentista poderá tê-los em sua própria clínica. Preciosos acervos de pesquisas estão sendo digitalizados e disponibilizados para outros pesquisadores. Mauricio Accorci, Felício Zampieri diretor da CRANEUM e Joel Alves Júnior.

  16. Com a intenção de complementar informações, PROVISORIAMENTE, excelentes artigos estão nos endereços indicados abaixo. Pretende-se publicar na RV AcBO, quando autorizados. 1 - CAD/CAM - UMA VISÃO ATUAL - Editorial ProteseNews 2014;1(1) – Adilson Fuzo e José Cícero Dinato http://www.cleber.com.br/temp/ago/protesenews.pdf 2 - SISTEMA CAD/CAM – substituindo o processo da cera perdida na prática clínica com maior precisão, resistência e menor custo. José Cícero Dinato - Thiago RevillionDinato - Fábio Sá Carneiro Sczepanik http://www.cleber.com.br/temp/ago/cicero1.pdf 3 – SISTEMA PROCERA José Cícero Dinato - Ronaldo Brum - EdimarUlzefer Jr. http://www.cleber.com.br/temp/ago/cicero2.pdf 4 - 3Shape TRIOS - Impression taking is easier, faster and better with TRIOS” Jan Bjerg Andersen - Just Smile Dental Clinic, Copenhagen Digital Impression Solution. http://www.cleber.com.br/temp/ago/3schape.pdf

More Related