Aprender Antropologia...    com o Bona

Aprender Antropologia... com o Bona PowerPoint PPT Presentation


  • 450 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

1- A Pr

Download Presentation

Aprender Antropologia... com o Bona

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1. Aprender Antropologia... com o Bona

3. A figura do MAL selvagem e do BOM civilizado Critérios utilizados a partir do séc. XIV: A aparência física: estão nus, ‘peles de animais’. Comportamentos alimentares: comem carne crua. A Inteligência: eles falam uma língua ininteligível...

4. “...ter tirado deles a idolatria, os sacrifícios humanos, o canibalismo, a sodomia; e ainda outros grandes e maus pecados, que nosso bom deus detesta e pune. Da mesma forma, tiramos deles a poligamia (...), mostramos-lhes o alfabeto (...)... (Gomara, História Geral dos Índios). ´Seculo XIX, STANLEY, compara os africanos aos “macacos do jardim zoológico”.

5. A Figura do BOM selvagem e do MAU civilizado O bom selvagem ‘nascerá’ no rousseauísmo do séc. XVIII. Américo Vespúcio: “As pessoas estão nuas, são bonitas, de pele escura, de corpo elegante...”. Cristovão Colombo: “eles são muito mansos e ignorantes do que é o mal, eles não sabem se matar uns aos outros (...) Eu não penso que haja no mundo homens melhores, como também não há terra melhor”.

6. Era um monstro, um ‘animal com figura humana’; Levava uma existência infeliz e miserável; Essencialmente preguiçoso; Não tinha alma e não acreditava em Deus; Vivia num pavor do sobrenatural; Era um anarquista; Admiravelmente bonito; Embrutecido sexual, vida de orgia; Era atrasado, estúpido e brutal; Era um animal, um vegetal, um objeto sem valor.

7. Essa época permite – a partir da observação direta de um objeto distante e da reflexão sobre o mesmo- a constituição progressiva, não de um saber

  • Login