1 / 10

Cidadania e Profissionalidade Globalização – Reconhecer Factores e dinâmicas de globalização

Cidadania e Profissionalidade Globalização – Reconhecer Factores e dinâmicas de globalização. O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global. Agenda 21 - Curiosidade.

arden-young
Download Presentation

Cidadania e Profissionalidade Globalização – Reconhecer Factores e dinâmicas de globalização

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cidadania e ProfissionalidadeGlobalização – Reconhecer Factores e dinâmicas de globalização O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global

  2. Agenda 21 - Curiosidade O termo “Agenda” deve-se ao facto de se ter estabelecido uma listagem de compromissos, de intenções e de desejos de mudanças para com a sociedade. “21” porque estes compromissos de mudança estão a ser tratados e planeados no século actual.

  3. Tema que se vai explorar: Agenda 21 Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência ECO-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a reflectir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os sectores da sociedade poderiam cooperarem no estudo de soluções para os problemas sócio ambientais.

  4. AGENDA 21 • Programa estratégico, universal, para o desenvolvimento sustentável no século XXl. • Manter os processos ecológicos essenciais e os sistemas naturais vitais necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento do ser humano. • Preservar a diversidade genética. • Assegurar o aproveitamento sustentável das espécies e dos ecossistemas que constituem a base da vida humana.

  5. A Agenda 21 Efectivamente a agenda 21 serve de guia para as acções do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente.

  6. HISTÓRIA • 1972- Criação da Comissão Mundial sobre o Ambiente e Desenvolvimento. • 1987-Publicação do relatório “Nosso futuro Comum “ também conhecido como o relatório Brundtland. • 23 de Dezembro de 1989 ( assembleia extraordinária das Nações Unidas), Conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. • 3 e 14 de Junho de 1992 – (Rio de Janeiro) segunda conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Estiveram presentes 179 governos que aceitaram aderirem ao programa.

  7. Agenda 21 Ajustes e Revisões • Primeiro com a conferência Rio + 5, entre os dias 23 e 27 de Junho de 1997 na sede da ONU, em Nova Iorque. • Posteriormente com a adopção de uma agenda complementar denominada por Metas do Milénio, com ênfase particular nas políticas de globalização e na erradicação da pobreza e da fome, adoptadas por 199 países na 55ª Assembleia da ONU, que ocorreu em Nova Iorque, dia 6 a 8 de Setembro de 2000. • E a mais recente, a cúpula de Joanesburgo, na cidade Sul Africana entre 26 de Agosto a 4 de Setembro de 2002.

  8. Temas fundamentais da Agenda 21 • Secção l. Dimensões sociais e económicas. • Secção ll. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. • Secção lll. Fortalecimento do papel dos grupos principais. • Secção lV. Meios de implementação.

  9. Conclusão Uma das conclusões que podemos tirar com os princípios da Agenda 21, é a preocupação dos Países em planear o futuro e consequentemente levar a uma maior inserção social, pois vemos os governos a definir prioridades para as políticas públicas. No entanto, resta-nos observar o que virá no futuro e sermos constantemente sensíveis em relação ao meio ambiente.

  10. Trabalho elaborado por: ANA RIBEIRO MANUEL .

More Related