1 / 10

Atividades de Laboratório

Atividades de Laboratório. Biologia volume único • 3.ª edição. UNIDADE 5 Histologia Animal. Armênio Uzunian Ernesto Birner. 13. Um trabalho em equipe. OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DO TECIDO CONJUNTIVO RICO EM FIBRAS COLÁGENAS EXTRAÇÃO DE COLÁGENO E VERIFICAÇÃO DE ALGUMAS DE SUAS PROPRIEDADES

archer
Download Presentation

Atividades de Laboratório

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Atividades de Laboratório Biologiavolume único • 3.ª edição UNIDADE 5Histologia Animal Armênio UzunianErnesto Birner

  2. 13 Um trabalho em equipe OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DO TECIDO CONJUNTIVORICO EM FIBRAS COLÁGENAS EXTRAÇÃO DE COLÁGENO E VERIFICAÇÃO DE ALGUMASDE SUAS PROPRIEDADES Materiais – utensílios de cozinha: pratos, tigela, garfo, colher, faca e suporte para cortar carne – tesoura de ponta fina – bisturi –pinça – pedaço de músculo bovino com o tendão – pés de frango comprados em casas de carne – panela de pressão – fogão e geladeira Como proceder • Apóie o músculo bovino sobre um suporte para cortar carne. Observe a coloração da parte mais larga e da porção afilada que se aproxima do tendão, bem como o aspecto do próprio tendão. Faça um esquema colorido. Comprima o tendão entre os dedos para sentir a consistência e tracione-o para avaliar o grau de elasticidade dessa estrutura.

  3. 13 Um trabalho em equipe OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DO TECIDO CONJUNTIVO RICO EM FIBRAS COLÁGENAS EXTRAÇÃO DE COLÁGENO E VERIFICAÇÃO DE ALGUMAS DE SUAS PROPRIEDADES (Cont.) Como proceder (Cont.) • Corte cuidadosamente o músculo no sentido transversal usando a faca afiada. Observe a secção: você perceberá facilmente a diferença entre os “pacotes” formados pela reunião das fibras musculares (em vermelho) e as faixas de um tecido rijo e ligeiramente transparente que separa esses pacotes. Meça com uma régua a espessura dessas faixas. Registre as suas observações por meio de um desenho colorido. Obs.: Por se tratar de um tecido que mantém a coesão entre os feixes musculares, esse tecido de união é um tecido conjuntivo fibroso, rico em fibras colágenas (= que originam “cola”). Muito nutritivo, rico em proteínas, é empregado na preparação de gelatinas e geléia de mocotó. • Corte cuidadosamente a pele de um pé de frango no sentido longitudinal com o auxílio de uma tesoura e de um bisturi. Exponha os tendões que movem os dedos e afaste-os do osso. Segure pelo osso o pé assim dissecado e, com o auxílio de uma pinça, tracione esses tendões e observe o efeito. Anote o que você observou.

  4. 13 Um trabalho em equipe OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DO TECIDO CONJUNTIVO RICO EM FIBRAS COLÁGENAS EXTRAÇÃO DE COLÁGENO E VERIFICAÇÃO DE ALGUMAS DE SUAS PROPRIEDADES (Cont.) Como proceder (Cont.) • Coloque o músculo bovino e os pés de frango em panela de pressão, cubra-os com água e cozinhe-os, juntos ou separadamente, por cerca de 40 minutos. • Resfrie a panela antes de abri-la. Transfira o músculo e os pés para um prato e o caldo para uma tigela. Espere esfriar. Observe novamente o aspecto das faixas de tecido conjuntivo que unem os pacotes musculares e dos tendões. Com o auxílio de um garfo, desfie o músculo, separe suas fibras da “gelatina” que as envolve. Comprima entre os dedos uma pequena porção dessa gelatina para sentir a consistência. Anote. • Leve a tigela com o caldo ao refrigerador. Após uma hora ou mais, retire o caldo da geladeira e mexa com uma colher. Anote o que observar. • Aqueça ligeiramente o caldo retirado do refrigerador e observe o que acontece. Anote.

  5. 13 Um trabalho em equipe 1. Com relação aos tendões, complete: a. coloração: b. consistência: c. elasticidade: 2. O que você observou ao tracionar os tendões do pé de frango? A partir dessa observação, a que conclusão se pode chegar a respeito da função dos tendões? 3. Como se apresentou o caldo após refrigeração? E depois de reaquecido? 4. Pesquise algumas informações básicas sobre o que é um colóide e os estados de gel e sol de uma suspensão coloidal reversível.

  6. 13 Um trabalho em equipe TECIDO ÓSSEO DESMINERALIZADO Materiais – cinco ossos dos membros posteriores de um frango (aproveite os que sobraram das refeições) – escova de limpeza – cinco frascos com tampa – vinagre – HCl ou HNO3 diluídos a 5% – álcool etílico – água fervida – etiquetas – pinças – toalhas de papel – luvas Como proceder • Ferva os ossos durante alguns minutos, limpe-os com escova dura, enxágüe em água fria e enxugue com toalhas de papel. • Analise a forma e a resistência dos ossos, pressionando-os com os dedos e tentando torcê-los.

  7. 13 Um trabalho em equipe TECIDO ÓSSEO DESMINERALIZADO (Cont.) • Monte cinco frascos etiquetados, conforme mostra a figura abaixo. • Evite o contato dos ácidos com a pele ou roupas. Use luvas e, se necessário, lave a área atingida com bastante água. • Após 5 dias, retire os ossos dos frascos. Use pinças. Lave-os em água e seque com toalhas de papel. • Verifique novamente a forma e a resistência dos ossos, pressionando-os e executando movimentos de torção. Compare com a sua observação anterior.

  8. 13 Um trabalho em equipe 1. Que resultados foram observados quanto à resistência e a forma dos ossos após o experimento? 2. Qual a explicação para esse fato? 3. Qual a característica comum aos líquidos que removem cálcio dos ossos?

  9. 13 Um trabalho em equipe CIRCULAÇÃO CAPILAR Materiais – um girino ou peixe bem pequeno – microscópio – lâmina e lamínula – chumaço de algodão – água Como proceder • Coloque um girino ou peixinho sobre a lâmina. • Cubra-o com algodão bem molhado em água, deixando apenas uma parte da cauda exposta. • Cubra a cauda com a lamínula, remova o excesso de água da lâmina e enxugue a face inferior a fim de não molhar o microscópio. • Transfira a lâmina assim preparada para o microscópio. • Focalize com aumento pequeno as bordas da cauda do girino (ou entre os raios da nadadeira caudal do peixinho) e anote as suas observações. • Procure um local em que a circulação esteja mais lenta e observe com aumento maior. Registre por meio de esquema com legendas ou, se preferir, por meio de um texto, o que for observado. • Após as observações, devolva o animal analisado ao aquário ou ao seu ambiente natural.

  10. 13 Um trabalho em equipe 1.Na preparação sugerida, foi possível observar uma rede de canais muito estreitos (vasos capilares) contendo sangue em movimento. Que tipo de elemento sanguíneo pode ser observado em abundância percorrendo o interior desses vasos? Qual a sua função no tecido sangüíneo? Qual a forma e a coloração natural apresentada por esses elementos? A que se deve essa coloração? 2.Por que não é possível observar outros tipos de elementos figurados nessa preparação? Que elementos são esses? Sugira uma outra preparação que pudesse permitir a observação desses elementos. 3.O que você pôde observar quanto ao fluxo do sangue no interior dos capilares?

More Related