1 / 13

A DÉCADA PERDIDA

A DÉCADA PERDIDA. Para quem?. O Brasil perdeu O controle do seu destino?. A crise macroeconômica na América Latina. CRISE INTERNACIONAL. Endividamento externo. Na América Latina, em 1982, a dívida com bancos internacionais ultrapassou os 300 bilhões de dólares.

amadis
Download Presentation

A DÉCADA PERDIDA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A DÉCADA PERDIDA Para quem?

  2. O Brasil perdeu O controle do seu destino?

  3. A crise macroeconômica na América Latina

  4. CRISE INTERNACIONAL

  5. Endividamento externo • Na América Latina, em 1982, a dívida com bancos internacionais ultrapassou os 300 bilhões de dólares. • Desde 1979, os bancos sentiram-se ameaçados pelo quadro econômico dos seus devedores e forçaram medidas ortodoxas de equilíbrio econômico: • - reduzir as despesas do Estado e equilibrar o orçamento público; • - reduzir e controlar a quantidade de moeda em circulação; • - liberalizar os preços de quaisquer tabelamentos; • - liberalizar a taxa de juros, que dada a redução da oferta monetária, deverá aumentar; • - liberalizar (geralmente desvalorizar) a taxa de câmbio; • - eliminar todos os subsídios; • - reduzir os salários dos sectores público e privado.

  6. OS PAÍSES DEVEDORES: CONSEQUÊNCIAS Assim, a redução das despesas do Estado, a redução da quantidade de moeda em circulação e a elevação da taxa de juros (que leva tecnicamente à redução dos investimentos) têm como consequência reduzir a procura agregada e provocar a recessão (aumentando as taxas de desemprego e diminuindo os níveis de produção). CONTROLE DA INFLAÇÃO

  7. DEPOIS DA MORATÓRIA DO MÉXICO EM 1982 OS BANCOS E OS PAÍSES EUROPEUS/EUA FORÇARAM OS PAÍSES LATINO-AMERICANOS A ENTRAREM EM UM QUADRO RECESSIVO. AS MAXIDESVALORIZAÇÕES DAS MOEDAS PARA FAVORECER A EXPORTAÇÃO E DIMINUIR A IMPORTAÇÃO ONERAVA OS SALÁRIOS E ESTIMULAVA A INFLAÇÃO, MAS FAVORECIA OS EXPORTADORES.

  8. REMESSA DE CAPITAL PARA O EXTERIOR Países latino-americanos Até 1979 Década De 1980

  9. SITUAÇÃO BRASILEIRA

  10. Qual a solução ? PEDIR MAIS RECURSOS EMPRESTADOS AO FMI Qual a contrapartida imposta Pelo FMI ? ADOÇÃO DO NEOLIBERALISMO

  11. O QUE ERA ESSE NEOLIBERALISMO? Friedrich Hayek desde a década de 1940 defendia a diminuição Da presença do Estado na economia e denunciava os malefícios Da doutrina do Estado de Bem-Estar Social vigente em alguns países

  12. Contexto que favoreceu

  13. SERÁ QUE A MEDIOCRIDADE DOS ÍNDICES ECONÔMICOS NÃO ENCOBRE UM RICO PROCESSO POLÍTICO E SOCIAL COM AMPLOS SETORES DA POPULAÇÃO ASSUMINDO UM PAPEL DE PARTÍCIPE QUE O REGIME MILITAR REPRIMIRA? Vitória de Brizola no RJ em 1982; Formação da CUT em 1981/82; A formação do PT com participação nas eleições de 1982/86 Movimento grevista e de mobilização popular pela redemocratização (Anistia, Diretas Já, Fim da Ditadura, A favor da Moratória, Contra o FMI, etc.) Fundação do MST (janeiro de 1984) Fiscais do Sarney (congelamento de preços 1986)

More Related