afo ii administra o financeira e or ament ria n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
AFO II Administração Financeira e Orçamentária PowerPoint Presentation
Download Presentation
AFO II Administração Financeira e Orçamentária

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10

AFO II Administração Financeira e Orçamentária - PowerPoint PPT Presentation


  • 95 Views
  • Uploaded on

AFO II Administração Financeira e Orçamentária. André Amorim. Fluxo Financeiro. Representação Gráfica. MÊS 1/2. MÊS 2. MÊS 0. MÊS 1. Recebimento de Duplicatas. Compra da Mercadoria. Pagamento do Fornecedor. Venda da Mercadoria. Rotação do Estoque. Prazo Médio de Pagamento.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'AFO II Administração Financeira e Orçamentária' - zayit


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

Fluxo Financeiro

Representação Gráfica

MÊS 1/2

MÊS 2

MÊS 0

MÊS 1

Recebimento de Duplicatas

Compra da Mercadoria

Pagamento do Fornecedor

Venda da Mercadoria

Rotação do Estoque

Prazo Médio de Pagamento

Prazo Médio de Recebimento

Ciclo Financeiro

Ciclo Econômico

Fluxo Operacional

Necessidade de Capital de Giro

slide3

Grau de Alavancagem Financeira

  • Imaginem que os acionistas da recém fundada Cia. Riber de Doces concluam que precisam de investimentos totais de $ 50 milhões para montar e fazer operar um empresa, dos quais $ 20 milhões para aplicação no Ativo e $ 30 milhões para o capital de giro (ativo circulante).
  • Os acionistas sabem que há possibilidade de se conseguir financiamento para parte desses ativos totais e, inclusive, precisam disso, pois não possuem recursos próprios suficientes.
slide4

Grau de Alavancagem Financeira

Suponha que as taxas de juros para os financiamentos sejam de 12% ao ano, e que se espera um retorno (lucro) de $ 8 milhões por ano, antes dos encargos financeiros. Admita neste exemplo, ainda que não exista IR e que não haja inflação nessa economia.

Os acionistas avaliam se, caso fossem capazes de financiar com recursos próprios os $ 50 milhões totais do Ativo, teriam um retorno sobre o investimento de total de 16% , e isso ocorreria com o seu próprio investimento.

ROE = $ 8 MILHÕES DE LUCRO = 16%

$ 50 MILHÕES DE ATIVO

slide5

Grau de Alavancagem Financeira

Diante da escassez de seus capitais próprios, os acionistas decidem diminuir desse lucro de 8 milhões o custo de tomar emprestado $ 25 milhões à taxa de 12% ao ano, conforme inlustrado.

Lucro após as Despesas Operacionais $ 8.000,00

Despesas Financeiras 12% de $ 25 MILHÕES ($ 3.000,00)

Lucro $ 5.000,00

slide6

Grau de Alavancagem Financeira

Novo Quadro

ROE = $ 5 MILHÕES DE LUCRO = 20%

$ 25 MILHÕES DE ATIVO

Pode-se perceber agora que o retorno dos acionistas subiu bastante, passando de 16% para 20% do capital próprio investido. Sem financiamento, o lucro dos acionistas era de $ 8 milhões e o investimento próprio de $ 50 milhões com o financiamento, o lucro reduziu para $ 5 milhões, mas o capital próprio investido desceu pela metade, $ 25 milhões.

Nesse caso, o efeito da alavancagem foi positivo, já que os recursos, tomados a 12%, foram aplicados nos ativos e geraram 16%.

slide7

Grau de Alavancagem Financeira

  • 5 - Imaginem que os acionistas da recém fundada Cia. Riber de Doces concluam que precisam de investimentos totais de $ 100 milhões para montar e fazer operar um empresa, dos quais $ 40 milhões para aplicação no Ativo e $ 60 milhões para o capital de giro (ativo circulante).
  • Suponha que as taxas de juros para os financiamentos sejam de 14% ao ano, e que se espera um retorno (lucro) de $ 18 milhões por ano, antes dos encargos financeiros. Admita neste exemplo, ainda que não exista IR e que não haja inflação nessa economia. Se os investidores resolverem financiar com capital de terceiros 30% do investimento haverá alavancagem Financeira?
slide8

Grau de Alavancagem Financeira

ROE = $ 18 MILHÕES DE LUCRO = 18%

$ 100 MILHÕES DE ATIVO

slide9

Grau de Alavancagem Financeira

Diante da escassez de seus capitais próprios, os acionistas decidem diminuir desse lucro de 18 milhões o custo de tomar emprestado $ 30 milhões à taxa de 14% ao ano, conforme ilustrado.

Lucro após as Despesas Operacionais $ 18.000.000,00

Despesas Financeiras 14% de $ 30 MILHÕES ($ 4.200.000,00)

Lucro $ 13.800.000,00

slide10

Grau de Alavancagem Financeira

Novo Quadro

ROE = $ 13.800.000,00DE LUCRO = 19,71%

$ 70.000.000,00 DE ATIVO

Pode-se perceber agora que o retorno dos acionistas subiu, passando de 18% para 19,71% do capital próprio investido. Sem financiamento, o lucro dos acionistas era de $ 18 milhões e o investimento próprio de $ 100milhões com o financiamento, o lucro reduziu para $ 13,8 milhões, mas o capital próprio investido desceu para $ 70milhões.

Nesse caso, o efeito da alavancagem foi positivo, já que os recursos, tomados a 14%, foram aplicados nos ativos e geraram 18%.