1 / 8

Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil

Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil. Aluno: Shaula G. Chuery Orientadora:Terezinha Ferrari. Participante Voluntária do PIIC – CUFSA 2010. Resumo do Projeto.

Download Presentation

Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de pesquisaMigrantes: Nas Veias do Brasil Aluno: Shaula G. ChueryOrientadora:Terezinha Ferrari Participante Voluntária do PIIC – CUFSA 2010

  2. Resumo do Projeto • O objeto desta pesquisa de Iniciação Científica é apreender as marcas deixadas pela constante migração interna brasileira, tanto na região antes habitada como neste novo lugar a que essas pessoas destinam-se, através de um repertório iconográfico que torna-se cada vez mais representativo. • Estudando a migração como um processo social e econômico amplo que não se restringe a uma determinada época ou a uma determinada região, pois são movimentos que ultrapassam limites pré-definidos.

  3. Migrantes: Nas Veias do Brasil • Ao fazer esse estudo tentamos entender o que motiva a migração interna com direção ao Sudeste industrializado, quais as suas esperanças (ou ilusões), o que o migrante encontra em seu lugar de destino, como adapta-se e como isso irá marcá-lo, através da iconografia referente ao tema. • No Brasil, um país de dimensões continentais sair, por exemplo, do sertão da Bahia, rústico e agrário e ter que aprender e, principalmente, integrar-se a uma nova dinâmica social, era como sair de um país e entrar em outro, era como sentir-se estrangeiro sem sair do próprio país. • Por meio da iconografia é possível sentir esse choque, ficando muito claro como as esperanças trazidas e a realidade encontrada entram, em grande parte das vezes, em conflito.

  4. Metodologia • Pesquisa através de bibliografia concernentes ao tema, em instituições públicas, como o IBGE, o Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e privadas, como o Instituto Moreira Salles, Museu da Imagem e do Som, que armazenam e disponibilizam registros iconográficos, bem como em sites na Internet. • O que nos interessa estudar através da iconografia da migração vai além do sofrimento, da fome, da violência por qual passam os migrantes, nos interessa buscar o que leva essas pessoas a migrar, todo o seu processo social e econômico mediante o instrumental analítico-crítico obtido no curso de Ciências Sociais, que permite a compreensão dessa problemática.

  5. Atividades desenvolvidas e à desenvolver • 1º Semestre: Foram desempenhadas as tarefas de leitura da bibliografia referente; levantamento e analise da iconografia dos migrantes; elaboração de sinopses. • 2º Semestre: Continuação do estudo da bibliografia referente, leitura e análise de obras literárias relacionadas ao tema pesquisado, aprofundamento na avaliação crítica da filmografia e da iconografia conseguida, obtenção de depoimentos orais com o intuito de fazer um breve levantamento sobre a memória desses migrantes, além de expandir essa iconografia com mapas relacionados ao tema, visando a elaboração do artigo de natureza científica, a ser elaborado através de reflexões mais profundas sobre o sentido e significado de todo o material obtido.

More Related