1 / 46

INTRODUÇÃO À BÍBLIA

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. INTRODUÇÃO À BÍBLIA. www.nib.org.br/senib/biblia. www.nib.org.br/senib/biblia.

yepa
Download Presentation

INTRODUÇÃO À BÍBLIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA www.nib.org.br/senib/biblia www.nib.org.br/senib/biblia www.nib.org.br/senib/biblia www.nib.org.br/senib/biblia www.nib.org.br/senib/biblia www.nib.org.br/senib/biblia

  2. A BÍBLIA... • QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? • COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS ............. ANOS, • DEMOROU QUASE ............ANOS PARA SER CONCLUÍDO, • É A PALAVRA DE DEUS, • FOI INSPIRADA POR DEUS

  3. A BÍBLIA • POR ± .......... PESSOAS • ÉPOCAS, NÍVEL SOCIAL, CULTURAS, LOCAIS E PROFISSÕES DIFERENTES. • NÃO GANHARAM MATERIALMENTE.

  4. A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. É uma coleção de livros cujo autor é Deus, o Espírito Santo é seu real intérprete e Jesus Cristo seu TEMA UNIFICADOR, seu assunto central.

  5. Não há contradição e sim suplementação. Umsó sistema doutrinário, um só padrão moral, um só plano de salvação, uma só revelação do futuro.

  6. Em todo o seu conjunto, possui uma harmonia, que só pode ser explicada como sendo um “MILAGRE”. Obs- apesar das tentativas não foi destruída.

  7. BÍBLIA • DIVISÃO PRINCIPAL • O SALVADOR VIRÁ VELHO TESTAMENTO (39) • O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ NOVOTESTAMENTO(27)

  8. INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA • TODAS AS PALAVRAS FORAM IGUALMENTE INSPIRADAS PELO ESPÍRITO SANTO. (PLENÁRIA-VERBAL) • ESTÁ FECHADA!

  9. VERSÍCULOS-CHAVES • 2 Tm 3:16 - 2 Pe 1:20-21 • TODA ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA E É PARA NÓS • OS PROFETAS ESCREVERAM EXATAMENTE O QUE DEUS QUERIA

  10. BÍBLIA • FOI ESCRITA EM HEBRÁICO, ARAMAICO E GREGO • CHEGOU ATÉ NÓS POR CÓPIAS • CÓPIAS EXTREMAMENTE PRECISAS • 1947 (MAR MORTO) x 900 DC • ACHADOS ARQUEOLÓGICOS CONFIRMAM A EXATIDÃO DAS ESCRITURAS • A BÍBLIA É HISTÓRIA AUTÊNTICA !

  11. BÍBLIA • É ORGANIZADA POR ASSUNTO • NÃO ESTÁ EM ORDEM CRONOLÓGICA

  12. VELHO TESTAMENTO • 5 LIVROS DA LEI • 12 LIVROS HISTÓRICOS • 5 LIVROS POÉTICOS • 5 PROFETAS MAIORES • 12 PROFETAS MENORES • NOVO TESTAMENTO • 4 EVANGELHOS • 1 LIVRO HISTÓRICO • 13 CARTAS DE PAULO • 8 CARTAS GERAIS • 1 PROFÉTICO

  13. O AMOR E A PESSOA DE DEUS NOVO TESTAMENTO O PODER, A MAJESTADE, A SANTIDADE E A SOBERANIA DE DEUS VELHO TESTAMENTO O VT E O NT SE COMPLETAM... ÊNFASE

  14. A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO DE FAZ DE CONTA !

  15. J JE JES JESU JESUS DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO DA HISTÓRIA DE MANEIRA FRACIONADA E PROGRESSIVA LC. 24:27

  16. FRACIONADA DEUS NUNCA REVELOU TUDO, DE UMA ÚNICA VEZ, A RESPEITO DE UM ASSUNTO PROGRESSIVA DEUS SE REVELOU CADA VEZ COM MAIS PROFUNDIDADE SOBRE UM ASSUNTO

  17. A REVELAÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DOS SÉCULOS

  18. JUÍZES ETERNIDADE CRIAÇÃO REINO UNIDO DIVISÃO QUEDA 2450 AC CATIVEIRO DILÚVIO 1000 AC RETORNO NAÇÕES 2100 AC ABRAÃO 600 AC 1800 AC EGITO 500 AC 1460 AC DESERTO CANAÃ PANORAMA GERAL DO VT DATAS ARREDONDADAS PARA FACILITAR MEMORIZAÇÃO SILÊNCIO

  19. VINDA DE CRISTO ENSINOS DE CRISTO MORTE DE CRISTO RESSURREIÇÃO DE CRISTO A IGREJA EM JERUSALÉM 2a VINDA DE CRISTO JULGAMENTO FINAL NOVO CÉU E NOVA TERRA A IGREJA MISSIONÁRIA PANORAMA GERAL DO NT 30 DC ? 50 DC ETERNIDADE

  20. INTRODUÇÃO À BÍBLIA

  21. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Quem afirma que os evangelhos foram escritos pelos autores tradicionais?

  22. INTRODUÇÃO À BÍBLIA O testemunho mais antigo e possivelmente mais significativo é o de Papias, que, por volta de 125 d.C, afirmou que Marcos havia registrado com muito cuidado e precisão o que Pedro testemunhara pessoalmente. Na verdade, ele disse que Marcos "não cometeu erro nenhum" e não acrescentou "nenhuma falsa declaração". Ele disse que Mateus preservara também os escritos sobre Jesus. Depois, Ireneu, escrevendo aproximadamente em 180 d.C, confirmou:

  23. INTRODUÇÃO À BÍBLIA ... Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma. Depois Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, nos transmitiu por escrito o que Pedro anunciava. Lucas, o companheiro de Paulo, punha num livro o evangelho pregado por ele. E depois, João, o discípulo do Senhor, aquele que tinha recostado a cabeça ao peito dele, também publicou o seu Evangelho, quando morava em Éfeso, na Ásia. (Ireneu, de Lião, III Livro )

  24. INTRODUÇÃO À BÍBLIA A brincadeira do Telefone sem fio nos ajuda a entender como foi a transmissão das informações bíblicas?

  25. INTRODUÇÃO À BÍBLIA No contexto da comunidade do século I, cada pessoa repetiria em alto e bom som o que ouvira do vizinho e em seguida pediria ao primeiro que passara a informação que a confirmasse: "Está correto o que eu disse?". Se não estivesse, ele se corrigiria. A comunidade monitoraria constantemente a reprodução da mensagem e interferiria sempre que fosse preciso fazer alguma correção. Isso preservaria a integridade da mensagem. E o resultado seria muito diferente do da brincadeira infantil

  26. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como podemos saber que as informações Bíblicas são confiáveis?

  27. INTRODUÇÃO À BÍBLIA A vantagem da Bíblia, principalmente quando comparado com outros escritos antigos, é que muitas cópias sobreviveram. Quanto maior o número de cópias em harmonia umas com as outras, sobretudo se provêm de áreas geográficas diferentes, tanto maior a possibilidade de confrontá-las, o que nos permite visualizar como seriam os documentos originais.

  28. INTRODUÇÃO À BÍBLIA O Novo Testamento é o único documento antigo com cópias mais antigas. Além dos manuscritos gregos, temos também a tradução dos evangelhos para outras línguas numa época relativamente antiga: para o latim, o siríaco e o copta. Além de diversas citações pelos pais da igreja.

  29. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Há mais de 5 mil manuscritos bíblicos catalogados. —Os mais antigos são fragmentos de papiros.

  30. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Um fragmento do evangelho de João com parte do capítulo 18. Tem cinco versículos, três de um lado, dois de outro e mede cerca de 6,5 por nove centímetros é o mais antigo.(100 a 150 d.c) .

  31. INTRODUÇÃO À BÍBLIA "Não resta agora mais nenhuma dúvida de que as Escrituras chegaram até nós praticamente com o mesmo conteúdo dos escritos originais” .   Existem erros de cópias mas a quantidade de manuscritos é tão grande que pode-se comparar e chegar a um denominador e não há nenhuma doutrina que esteja em risco devido aos erros.

  32. INTRODUÇÃO À BÍBLIA “O Novo Testamento não só sobreviveu em um número maior de manuscritos, mais que qualquer outro livro da Antigüidade, mas sobreviveu em forma muito mais pura (99,5% de pureza) que qualquer outra obra grandiosa, sagrada ou não".

  33. INTRODUÇÃO À BÍBLIA

  34. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Os concílios da igreja teriam eliminado documentos igualmente legítimos porque não gostavam da imagem que eles pintavam de Jesus?

  35. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como saber se os 27 livros do Novo Testamento representam o que há de melhor e mais confiável em termos de informação? Por que nossas Bíblias trazem os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto muitos outros evangelhos antigos — o Evangelho de Filipe, dos Egípcios, da Verdade, da Natividade de Maria, etc. — foram excluídos?

  36. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Uma palavra de origem grega que significa "regra", "norma" ou "padrão" e que descreve os livros aceitos como oficiais pela igreja.  

  37. INTRODUÇÃO À BÍBLIA 1 – Os 39 livros do Velho Testamento já eram os aceitos desde os tempos de Esdras. 2- As autoridades judaicas e historiadores do tempo de Jesus aceitam somente estes livros. 3- Nem Jesus ou qualquer outro líder da Igreja jamais citou qualquer apócrifo.

  38. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como foi que os primeiros líderes da igreja determinaram quais livros seriam autorizados e quais deveriam ser excluídos? — Que critérios foram utilizados para saber que documentos deveriam ser incluídos no Novo Testamento?

  39. INTRODUÇÃO À BÍBLIA —: 1 -Os livros tinham de ter autoridade apostólica. 2-Havia o critério de conformidade com o que era conhecido como regra de fé. Isto é, o documento estava em harmonia com a tradição cristã básica que a igreja reconhecia normativa. 3- Procurava-se estabelecer se um documento em especial gozara de aceitação e uso contínuos por toda a igreja.

  40. INTRODUÇÃO À BÍBLIA 'A verdade pura e simples é que os livros do Novo Testamento entraram para o cânon porque não havia como impedi-los de entrar“.. Os que fixaram os limites do cânon tinham uma perspectiva clara e equilibrada do evangelho de Cristo. Os evangelhos apócrifos foram escritos depois dos quatro evangelhos, nos séculos II a VI, muito tempo depois de Jesus

  41. INTRODUÇÃO À BÍBLIA Qual a maneira mais convincente de demonstrar a autoridade de um leão? Resposta: solte-o e verás... É assim com a Bíblia também...

  42. INTRODUÇÃO À BÍBLIA • JOÃO 3:16,17 • JOÃO 20:31

  43. PARA CASA... ESTUDAR PARA A PROVA !

More Related