1 / 14

Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha

Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha. A Reabilitação Funcional da Pessoa com Deficiência da Visão. Um projecto para o futuro. Um projecto para o futuro. Introdução.

yamka
Download Presentation

Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha A Reabilitação Funcional da Pessoa com Deficiência da Visão Um projecto para o futuro

  2. Um projecto para o futuro Introdução A reabilitação baseada na comunidade necessita de uma série de medidas mobilizadoras de todos os recursos disponíveis, incluindo as próprias pessoas atingidas pela deficiência.

  3. Um projecto para o futuro Introdução O processo de reabilitação consiste num conjunto de aquisições comportamentais, realizadas mediante diversas actividades que se inscrevem em diferentes áreas de ensino e que visam atingir certos objectivos, necessários a uma integração social plena do deficiente.

  4. Um projecto para o futuro Introdução Pretende a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), assumir um papel na inclusão da pessoa deficiente visual, com o fim de habilitar o sujeito a um conjunto integrado de aquisições comportamentais que lhe permitam, ultrapassar as desvantagens decorrentes da perda total ou parcial sofrida, para desenvolver uma vida normal, reassumindo o seu papel activo na vertente familiar, profissional e na comunidade.

  5. Um projecto para o futuro Introdução ESTeSL Licenciatura em Ortóptica Centro de Reabilitação Funcional da Pessoa com Deficiência da Visão Formação Comunidade Deficiência visual

  6. Um projecto para o futuro Objectivos • Promover, desenvolver e aprofundar o conhecimento teórico e prático na área da deficiência visual dos alunos da Licenciatura em Ortóptica; • Desenvolver a formação ao longo da vida dos profissionais no exercício na área da deficiência visual; • Prestar serviços à comunidade nos diferentes escalões etários; • Integrar psicossocialmente os deficientes visuais.

  7. Protocolo de Cooperação Um projecto para o futuro Parceria Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Licenciatura em Ortóptica Faculdade de Motricidade Humana Centro Interdisciplinar da Performance Humana

  8. Protocolo de Cooperação Um projecto para o futuro Parceria Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Licenciatura em Ortóptica • Capacidades Visuais • Auxiliares Ópticos e não Ópticos • Educação e Ensino • Orientação e Mobilidade Faculdade de Motricidade Humana Centro Interdisciplinar da Performance Humana

  9. Um projecto para o futuro Instalações e Equipamentos

  10. Um projecto para o futuro Instalações e Equipamentos

  11. Um projecto para o futuro Conclusão Nos estados modernos, onde se desenvolveram altos padrões de protecção social, os serviços destinados às pessoas com deficiência ou em situação de marginalidade são concebidos como um direito e são desenvolvidos através dos programas de Segurança Social e Serviços Sociais Comunitários.

  12. Um projecto para o futuro Conclusão Em Portugal assiste-se a uma grande dispersão de prestações em matéria de deficiência visual por diferentes instituições, em muitas circunstâncias, sem qualquer relacionamento entre si, o que dificulta o desenvolvimento de sinergias que sejam facilitadoras do processo de inclusão do sujeito deficiente visual.

  13. Um projecto para o futuro Conclusão O Centro de Reabilitação Funcional da Pessoa com Deficiência Visual assume-se como uma entidade formadora e prestadora de serviços especializados, indo procurar interagir com as diferentes instituições ou organizações implementadas no nosso tecido social de forma a actuar como agente facilitador da integração na comunidade do individuo deficiente visual com os direitos de cidadania e qualidade de vida inerentes.

  14. Obrigado Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote 4.69.011990-061 Lisboa

More Related