Futsal - PowerPoint PPT Presentation

futsal n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Futsal PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 10
Futsal
334 Views
Download Presentation
yama
Download Presentation

Futsal

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Futsal Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI

  2. O que é o Futsal? Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra desportiva por equipas de cinco jogadores, apenas. As equipes, tal como no futebol, têm como objectivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objectivo é alcançado, diz-se que um golo foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O Guarda-redes, último jogador responsável por evitar o golo, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipa que marcar o maior número de golos em 40 minutos divididos em dois tempos.

  3. Regras do jogo de Futsal? a) do jogodurante a partida, cada equipa poderá fazer um número ilimitado de substituições, desde que avise antes ao árbitro;é permitida a troca de posições entre o guarda-redes e um jogador qualquer, desde que autorizada pelo árbitro;a duração de um partida é de 40 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 20 mins. O cronómetro é parado cada vez que a partida é interrompida. A partir das semifinais do Mundial, caso uma partida termine empatada, haverá um intervalo de cinco minutos até a prorrogação, que dura dez minutos, com troca de campo aos cinco. A partida será encerrada assim que uma das equipes marcar o golo de ouro. Se persistir o empate, será cobrada uma série de cinco tiros livres directos da marca penalti para cada equipa, como no futebol de campo;o pedido de tempo, que pode ser feito pelo técnico ou pelo capitão, paralisa a partida por um minuto;cada equipe tem direito a dois pedidos de tempo por período;caso termine um dos períodos antes da cobrança de uma penalidade máxima, o tempo é prorrogado até a sua execução (quando o guarda-redes defender ou a bola bater na trave e retornar ou ultrapassar a linha de fundo, o tempo acaba).

  4. Regras de faltas no Futsal b) das faltaslançar-se pelo solo, projectando os pés na direcção do adversário, na disputa pela bola – o chamado carrinho – é considerado falta;se ao guarda-redes demorar mais de quatro segundos para repor a bola em jogo é falta e a posse de bola é concedida à equipa adversária;o atleta que cometer cinco faltas está automaticamente desclassificado e poderá ser substituído;o sistema de punições com os cartões amarelo e vermelho é igual ao do futebol de campo;quando um jogador é expulso, sua equipe permanecerá com um jogador a menos por dois minutos, a menos que, antes do término desse período sofra um golo, quando poderá efectuar a substituição imediatamente;a partir da sexta falta colectiva em cada período, não será permitida a formação de barreira em cobranças de falta do adversário e não poderá haver nenhum atleta entre a bola e a linha do golo, com a exceção do guarda-redes (caso um jogador da equipe infratora invada esse espaço, o árbitro deverá puni-lo com o cartão amarelo e mandar que se repita a cobrança; caso o jogador seja da equipa beneficiada, a posse de bola passará para a equipa adversária).

  5. Regras dos lançamentos c) dos arremessosa bola lançada pelo guarda-redes com as mãos não poderá atravessar o meio da quadra antes de tocar no solo ou em algum jogador; caso isso ocorra, será anotado tiro livre indireto para a equipe adversária, cobrado do pequeno círculo central;o arremesso lateral deverá ser cobrado com os pés, do exato lugar em que a bola tiver saído pela linha lateral;o arremesso de canto também é executado com os pés, do vértice formado pelas linhas da quadra;não será anotado o golo que seja feito de qualquer arremesso, a menor que a bola seja tocada por algum jogador que não seja o guarda-redes;também não será válido o golo decorrente de um tiro livre indireto, a menos que a bola seja tocada por um jogador, inclusive o guarda-redes.

  6. Regras das mudanças d) mudançasos golos resultantes de tiros de dentro da área são válidos;ao guarda-redes é permitido sair da área, desde que ele receba a bola fora da área e a conduza com os pés;para dar mais agilidade ao jogo, a bola ficou mais leve e maior.

  7. Jogadores famosos do futsal Ricardinho: a este jogador desce ser o messi do futsal. Outros dois bons jogadores são Cardinal e Falcao. Cardinal Falcao Ricardinho

  8. Onde e quando o futsal foi inventado? O Futsal começou a ser praticado em 1930 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo e em Montevidéu, no Uruguai. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram “jogos” nos campos de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último desporto. O Uruguai, nos anos 30, era a grande referência no futsal, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACMs era constante. Para os uruguaios, o criador do desporto foi o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéo. Nesta associação, um grupo de jovens alunos, empolgados com o sucesso do futebol uruguaio, praticavam-no como recreação em quadras de basquete.

  9. Como era a primeira bola de Futsal? Feita com coro de bizão, a camera era de bexiga de porco e era costurada com pelos de urso belga.

  10. De que e feito a bola de Futsal? As actuais couro sintético as bolas antigas da época do Zagallo as de capotão de couro de bovinos.