160 likes | 243 Views
Dive into the dynamics of power in politics, its conquest, maintenance, and expansion, and the three forms of power according to Bobbio. Explore the role of force and institutionalization in shaping modern states.
E N D
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)
Venezuela Ucrânia
Política e Poder POLÍTICA trata das relações de Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão.
Poder É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. “É a capacidade de fazer que os demais realizem o que queremos”. (Bertrand Russel).
AS 3 FORMAS DE PODER DE BOBBIO PODER POLÍTICO PODER IDEOLÓGICO Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.
FORÇA • É o instrumento para o exercício do Poder. Sem a Força, não há Como se exercer o Poder. • Em nosso estudo FORÇAnão é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).
Apesar de a FORÇAFÍSICA ser uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder.
Princípios da Institucionalização do Poder Origem da legitimidade do poder Estados teocráticos Vontade de Deus Monarquias hereditárias Governos aristocráticos Sucessão Governo dos melhores: ricos, nobres, intelectuais, etc Democracia Vontade do povo
A institucionalização do Poder é a operação jurídica pela qual o Poder político se transfere da pessoa dos governantes para uma entidade abstrata - o Estado. O efeito jurídico desta operação é a criação do Estado como suporte do poder independente da pessoa dos governantes. Institucionalização do Poder
Institucionalização do Poder Idade Moderna Monarquias Nacionais Estado Território, leis, impostos e exército.
Estado Moderno Max Weber 1. Presença do aparato adm. Para prestação de serviços públicos. 2. Monopólio legítimo da força.
Institucionalização do Poder/ Estado O Governante não mais se identifica com o poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. Poder Legítimo Poder de Direito
Poder de Direito Não repousa na violência, nem no privilégio de classes Mandato popular Súdito cidadão
Legitimidade É o consentimento dos governados
Bibliografia • Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria • Helena Pires Martins . Editora Moderna. • História das ideias políticas – de Olivier Nay. Editora Vozes • Artigos da internet referenciados nos slides.