slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PowerPoint Presentation
Download Presentation
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 326

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - PowerPoint PPT Presentation


  • 133 Views
  • Uploaded on

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Abraão ( 1.900 a . C.) Moisés ( 1.220 – 1200 a. C.) Davi ( 1013 – 973 a . C.) Tales ( 640 – 546 ) Pitágoras ( 581 – 507 ). LINHA DO TEMPO. Heráclito ( 535 – 470 ). LINHA DO TEMPO. Acreditava na mudança perpétua.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

    2. Abraão ( 1.900 a . C.) Moisés ( 1.220 – 1200 a. C.) Davi ( 1013 – 973 a . C.) Tales ( 640 – 546 ) Pitágoras ( 581 – 507 ) LINHA DO TEMPO

    3. Heráclito ( 535 – 470 ) LINHA DO TEMPO Acreditava na mudança perpétua. Na realidade era harmonia dos contrários. Heráclito

    4. Parmênides ( 500 – 460 ) LINHA DO TEMPO Era oposto a Heráclito, dizia que só podemos pensar sobre aquilo que permanece idêntico a si mesmo.

    5. Demócrito ( 460 – 370 ) Demócrito O átomo LINHA DO TEMPO Desenvolveu o atomismo, ou seja, o ser e a natureza são constituídos por “átomos”. Significa não poder ser cortado ou dividido.

    6. Platão (429 – 347 ) Aristóteles ( 384 – 322 ) Epicuro ( 341 – 277 ) JESUS CRISTO ( 33 anos ) Pitágoras ( 581 – 507 ) LINHA DO TEMPO

    7. Santo Agostinho (354 – 430 ) Maomé ( 570 – 632 ) LINHA DO TEMPO

    8. FILÓSOFOS FAMOSOS

    9. SÓCRATES 469 a 399 a. C. NOSCE TE IPSUM Conhece-te a ti mesmo

    10. SÓCRATES CONHECIDO COMO O PAI DA FILOSOFIA. ELE BUSCAVA FAZER COM QUE AS PESSOAS TIVESSEM IDÉIAS CLARAS. E DIZIA QUE CADA UM DEVIA “DAR LUZ” ( IDÉIAS, EMPREENDEDORISMO) ASSIM COMO AS MULHERES DÃO À LUZ A SEUS FILHOS. A MÃE DE SOCRÁTES ERA PARTEIRA.

    11. SÓCRATES INFLUÊNCIA FILOSÓFICA: EM SUA DISCUSSÃO COM NICOMAQUIDES, EXPÕE SEU PONTO DE VISTA SOBRE A ADMINISTRAÇÃOCOMO UMA HABILIDADE PESSOAL SEPARADA DO CONHECIMENTO TÉCNICO E DE EXPERIÊNCIA.

    12. SÓCRATES FOI INFLUENCIANDO POR OUTRO FILOSÓFO GREGO: ANAXÁGORAS. SEU PRIMEIRO PENSAMENTO DISCORREM SOBRE A ESSÊNCIA DA NATUREZA DA ALMA HUMANA.

    13. FRASES E PENSAMENTOS • NOSCE TE IPSUM (CONHECE-TE A TI MESMO ) • A PALAVRA É O FIO DE OURO DO PENSAMENTO • A OCIOSIDADE É QUE ENVELHECE E NÃO O TRABALHO • QUEM MELHOR CONHECE A VERDADE É MAIS CAPAZ DE • MENTIR . • A VERDADE NÃO ESTÁ COM OS HOMENS, MAS ENTRE • OS HOMENS. • QUATRO CARACTERÍSTICAS QUE DE TER UM JUIZ: • OUVIR CORTEZMENTE, RESPONDER SABIAMENTE, • PONDERAR PRUDENTEMENTE E DECIDIR IMPARCIALMENTE.

    14. PLATÃO 429 a 347 a. C. os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.

    15. FILÓSOFO, VALORIZAVA A INTELIGÊNCIA HUMANA, ÚNICA FORMA DE ALCANÇAR A VERDADE. ESCREVEU SOBRE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POLÍTICO,ÉTICA, LÓGICA, MORAL, TEOLOGIA, BIOLOGIA, METAFÍSICA, DIDÁTICA, POÉTICA, FÍSICA, ANTROPOLOGIA, E PSICOLOGIA.

    16. ARISTÓTELES 384 A 322 a. C. "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".

    17. SEUS ESTUDOS FILOSÓFICOS BASEAVAM-SE EM EXPERIMENTAÇÕES PARA COMPROVAR FENÔMENOS DA NATUREZA. SUA GRANDE OBRA É O LIVRO ORGANON. SEU MAIOR PENSAMENTO: “A EDUCAÇÃO TEM RAÍZES AMARGAS, MAS OS FRUTOS SÃO DOCES” ( ARISTÓTELES ) ARISTÓTELES

    18. APRENDEU MUITO COM PLATÃO E SÓCRATES. ÊLE PENSOU SOBRE VÁRIOS TEMAS. UM DOS PREFERIDOS ERA A LÓGICA. ÊLE GOSTAVA DE PENSAR SOBRE COMO PENSAMOS E COMO PODERIA TER IDÉIAS VERDADEIRAS E PRODUZIR BONS RACIOCÍNIOS. É O PAI DA LÓGICA. ARISTÓTELES

    19. DESCARTES 1596 A 1650 “PENSO, LOGO EXISTO” • Para Descartes, o erro situa-se • no conhecimento sensível fundado • nas operações de nosso intelecto.

    20. PARA DESCARTES, A RAZÃO É A MESMA, EM TODOS OS HOMENS: LOGO, DEVE HAVER APENAS UM MÉTODO UNIVERSAL, VÁLIDO PARA QUALQUER PESQUISA, EM QUALQUER RAMO DA CIÊNCIA.

    21. BUSCOU ATRAVÉS DA CIÊNCIAS OS ESTUDO VOLTADOS PARA OS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS, ASTRONÔMICOS, METEÓROS E GEOMETRIA.

    22. A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DE DESCARTES, FOI A TENTATIVA DE GEOMETRIZAR A NATUREZA. TODA FIGURA GEOMÉTRICA É REPRESENTADA POR COORDENADAS E CARTESIANAS. DAÍ OS PROBLEMAS SÃO PASSÍVEIS DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DA ÁLBEGRA.

    23. ESCREVEU TRÊS LIVROS. UM DOS LIVROS FAMOSOS: DISCURSO DO MÉTODO PARA BEM CONDUZIR A PRÓPRIA RAZÃO E PROCURAR A VERDADE NAS CIÊNCIAS.

    24. THOMAS HOBBES 1588 - 1679 “GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS”

    25. SENDO INTRÍSECO A TODO HOMEM O INSTINTO DE AUTOCONSERVAÇÃO O HOMEM É EGOISTA E AO MODO DE UMA PERMANENTE DISPUTA PELO MELHOR, MARCADO PELO DESEJO DE ALCANÇAR SEMPORE MAIOR PODER: “O HOMEM É O LOBO DO HOMEM”: OU... “GUERRA DE TODOS CONTRA TODOS”

    26. IMMANUEL KANT 1724 - 1804 “AGE MORALMENTE.”

    27. É UM DOS FILÓSOFOS DE MAIOR INFLUÊNCIA NA MANEIRA DE PENSAR DAS PESSOAS ATÉ HOJE. REFLETIU SOBRE COMO PENSAMOS E PODEMOS ORIENTAR NOSSAS AÇÕES BUSCANDO O BEM. ERA UM PROFUNDO E ORGANIZADO ESTUDIOSO E TAMBÉM METÓDICO COM SUA VIDA PESSOAL.

    28. Obras- O Adivinho da Vila – Ópera- Discurso Sobre a Origem e Fundamento da Desigualdade entre os Homens- Emílio- Profissão de Fé do Vigário Saboiano- A Nova Heloísa- Confissões • Filósofo suíco – Genebra • Estudou música e filosofia JEAN JAQUES ROUSSEAU 1712 A 1778 “VIVER É O QUE DESEJO ENSINAR-LHE

    29. SEU TEMA “A EDUCAÇÃO NATURAL” ESTA EDUCAÇÃO NATURALISTA NÃO SIGNIFICA RETORNAR A UMA VIDA SELVAGEM, PRIMITIVA, ISOLADA, MAS SIM O AFASTAMENTO DOS COSTUMES DA ARISTOCRACIA DA ÉPOCA. O HOMEM PODERIA SER O DONO DE SI PRÓPRIO.

    30. OUTRO ASPECTO ESTÁ NA NÃO ACEITAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTELECTUALISTA, QUE FATALMENTE LEVARIA AO ENSINO FORMAL, COM EMOÇÕES, SENTIDOS, INSTINTOS E SENTIMENTOS.

    31. SIMONE BEAUVOIR 1908 A 1986

    32. TANTO O HOMEM COMO A SOCIEDADE SE MODIFICAM E A EDUCAÇÃO É O ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA AS MODIFICAÇÕES. ATRAVÉS DAS ATIVIDADES A CRIANÇA ESTARIA MEDINDO, CONTANDO,ETC ESTARIA DESENVOLVIDAS ATIVIDADES RELACIONADAS A VIDA E AOS SEUS INTERESSES.

    33. PARA ELE A CRIANÇA NÃO SERIA EDUCADA PARA DEUS, NEM PARA A VIDA EM SOCIEDADE, SENÃO PARA SI MESMO. “VIVER É O QUE DESEJO ENSINAR-LHE” SUAS IDÉIAS INFLUENCIARAM CORRENTES PEDAGÓGICAS PARA O SÉCULO XX.

    34. KARL MAX 1818 A 1883 É CONSIDERADO O PAI DA ECONOMIA

    35. STUART MILLS 1806 - 1873

    36. FRANCIS BACON Elaborou uma teoria conhecida Como crítica dos ídolos

    37. UM SÉCULO DE ADMINISTRAÇÃO

    38. PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO

    39. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA • Primeira fase: • 1878 – Midvale Steel • 1893 – Bethlehem Steel • Ênfase na produtividade • 1895 –Estudos dos tempos e • Movimentos das tarefas.

    40. ESTUDOS DAS ORGANIZAÇÕES • MAX WEBER • Tipo Ideal De Burocracia • Estudo Das Organizações Burocráticas • 1864-1920 • A Ética Protestante E O Espírito Do Capitalismo, e Economia E Sociedade. • Ênfase na forma, regras e normas escritas.

    41. FRANK E LILLIAN GILBRETH ESTUDO DE MOVIMENTOS ESTUDO DA FADIGA: NECESSÁRIA E DESNECESSÁRIA PUBLICAÇÕES: - ESTUDOS DE MOVIMENTOS - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - ESTUDO DA FADIGA