1 / 25

ISRAEL INVADIDO PELA ASSÍRIA – ( MOTIVO = 2º REIS 17: 16-18 )

uriel
Download Presentation

ISRAEL INVADIDO PELA ASSÍRIA – ( MOTIVO = 2º REIS 17: 16-18 )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo sido fiel a sua incumbência de substituir Moisés na liderança do povo, embora fosse uma missão bastante árdua, o Senhor esteve com ele desde quando foi chamado Dt 31. 7,8; 34.7-12; Js 1.1-11. Já no início da conquista, Deus confirma o chamado de Josué aos olhos de todo o povo ao parar as águas do Jordão para que Israel atravessasse em seco para o lado ocidental da terra de Canaã (Js 3. 1-7, 15-17), bem defronte de Jericó. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada, e mais uma vez o Senhor mostra o seu poder ao entregar milagrosamente a cidade nas mãos de Israel (Js 6.20,21,24,25).Josué repartiu a terra entre as nove tribos e meia que ainda não haviam recebido a sua herança, haja vista Moisés já ter dado herança a duas tribos e meia na margem oriental do Jordão (ver figura da pág 24). Antes de ser recolhido, Josué também renovou a aliança feita entre o Senhor e o povo de Israel.Enquanto viveu Josué e os anciãos de sua época, o povo serviu ao Senhor. O texto de  Js 24.29-31 mostra que a obediência de Israel não durou por muito tempo, e, na verdade, não era uma obediência sincera.Após a morte daqueles anciãos, logo Israel se precipitou na acomodação, fez acordo com os povos que deveria conquistar, e seus filhos tomaram por esposa as mulheres cananéias e serviram aos seus “deuses” (Jz 2.1-3). Este triste estado de anarquia e pecado é relatado no livro de Juízes.

  2. ISRAEL INVADIDO PELA ASSÍRIA – (MOTIVO = 2º REIS 17: 16-18) O REI DA ASSÍRIA TROUXE CATIVOS EXTRANGEIROS PARA HABITAR EM SAMARIA (REINO DO NORTE) PARA DESTRUIR A NACIONALIDADE DE ISRAEL. 2º REIS 17.24 A BABILÔNIA VENCE OS ASSÍRIOS 150 ANOS DEPOIS DA QUEDA DE ISRAEL, JUDÁ VAI CAIR, CONFORME A PROFECIA DE IS. 39.6 Em 587 a.C. Babilônia destrói o Templo. O povo é levado cativo.

  3. Ag 2:2-4, 21-23; Zc. 4:6-10 Deu ordem para continuar a reconstrução do Templo. citado na genealogia de Jesus Cristo. Lc.3.27s, citado como filho de Selatiel, neto do rei Jeoaquim, descendente de David. O objetivo da missão dele era ver como estava à condição espiritual do povo judeu. “Meu ungido e fará tudo o que Me apraz” Is. 44:28.

  4. 70 SEMANAS 2º SLIDE

More Related