1 / 20

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO. Prof. Ketty Gisele de Meira. Breve Histórico da Higiene do Trabalho.

topper
Download Presentation

HIGIENE DO TRABALHO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HIGIENE DO TRABALHO Prof. Ketty Gisele de Meira

  2. Breve Histórico da Higiene do Trabalho • Ao longo dos anos houve sempre quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores, de forma que foram tomadas algumas iniciativas bastante modestas, mas sem o rigor técnico-científico necessário. Na época de Revolução Industrial, na Inglaterra, além de não se utilizar medidas de controle, o regime de trabalho, às vezes chegava a doze ou até dezesseis horas diárias. Algumas iniciativas de prevenção das doenças do trabalho foram tomadas.

  3. HIGIENE DO TRABALHO • 1556 - O pesquisador alemão Georgius Agricola, ou Georg Bauer, divulgou em sua obra De re metallica(Dos Metais) - publicada postumamente(publicado depois da morte do autor) - a situação dramática dos trabalhadores em minas subterrâneas e descreveu métodos de prevenção de doenças utilizando a ventilação.

  4. HIGIENE DO TRABALHO • 1700 - Bernardino Ramazzini - publica, em Modena, na Itália, o livro, escrito em latim, De morbis artificum diatriba (As doenças dos trabalhadores), que descrevia um grande número de doenças originadas dentro dos ambientes de trabalho.

  5. HIGIENE DO TRABALHO • 1910 - A doutora Alice Hamilton, nos Estados Unidos, manifestou a preocupação com as doenças ocupacionais e a avaliação dos agentes e com o seu controle.

  6. HIGIENE DO TRABALHO • 1914 - Criaçãoda NIOSH – National Institute of Occupational Safety and Health. A NIOSH é a agência federal dos EUA responsável pela realização de pesquisas e elaboração de recomendações para aprevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho.

  7. HIGIENE DO TRABALHO • 1938 - Criação da American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), uma Associação dos Higienistas do Governo Americano e que desenvolver pesquisas sobre os Limites de Exposição Ocupacional para os agentes físicos, químicos e biológicos e Índices Biológicos de Exposição (IBE).

  8. HIGIENE DO TRABALHO • 1939 - Criação da AIHA – American Industrial HygienistsAssociation Possui 10460 membros, sendo 96% com curso universitário, 51% com grau de mestre e 12% de doutores. Promove a certificação de higienistas e opera programas de reconhecimento oficial de laboratórios. • 1946 - Após oito anos de pesquisas, a ACGIH (AmericanConferenceofGovernmental Industrial Higienists.) já possuía uma listagem de 148 substâncias com Limite de Exposição.

  9. HIGIENE DO TRABALHO • 1966 - Criação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro, como um compromisso do Brasil perante a Organização Internacional do Trabalho (OIT) de investimento em Segurança e Medicina do Trabalho. • Finalidade FUNDACENTRO Realização de estudos e pesquisas pertinentes aos problemas de segurança, higiene e medicina do trabalho

  10. HIGIENE DO TRABALHO • 1969 - Início das atividades da Fundacentro. • 1978 - O Ministério do Trabalho em 8/6/1978 elabora a Portaria nº 3.214 com 28 Normas Regulamentadoras sobre segurança e medicina do Trabalho.

  11. HIGIENE DO TRABALHO • 1987 - Criação da InternationalOccupationalHygieneAssociation (IOHA), dedicada ao desenvolvimento da higiene ocupacional. • 1992 - Introdução do mapa de riscos, possibilitando a participação dos trabalhadores no reconhecimento e na avaliação qualitativa dos ambientes de trabalho.

  12. HIGIENE DO TRABALHO • 1994 - Criação da Associação Brasileira de Higienista Ocupacionais (ABHO). Modificação da NR 09, transformando-a em um programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), que é um programa do nível de ação, isto é, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, a empresa.

  13. HIGIENE DO TRABALHO • Conceitos: Higiene Ocupacional ou industrial ou do trabalho é uma técnica preventiva que atua na exposição do trabalhador a um ambiente agressivo com o objetivo de evitar doenças profissionais; • DEFINIÇÃO: “É a ciência e a arte dedicada a prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos existentes ou originados dos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possíveis impactos sobre o meio ambiente geral”

  14. HIGIENE DO TRABALHO OBJETIVOS: Eliminar ou reduzir os agentes agressivos de natureza química, física ou biológica encontrados no ambiente de trabalho, capazes de acarretar doenças profissionais ou qualquer outro prejuízo a saúde do trabalhador.

  15. A doença profissional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho próprio à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo, muito frequente nos pintores). • Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

  16. HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • Antecipação: São considerados os riscos ambientais que poderão ocorrer nos ambientes de trabalho, visando a introdução de sistemas de controle durante as fases de projeto, instalação, ampliação, modificação ou substituição de equipamentos ou processos; • Reconhecimento: Identificar os riscos ambientais que podem influenciar a saúde dos trabalhadores.

  17. HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • Avaliação: É a fase da avaliação quantitativa( uma abordagem estruturada para identificar e compreender os riscos associados a atividades perigosas) dos riscos ambientais através de medições de curto ou longo prazo nos ambientes de trabalho e comparação com os limites de tolerância. As avaliações devem ser realizadas após a elaboração de estratégias de amostragem que devem estar de acordo com as técnicas de avaliação e análise selecionadas. • Controle: O controle deve ser dimensionado levando-se em consideração os recursos técnicos e financeiros, sendo preferencialmente recomendados os controles de engenharia. Esta é a fase mais importante, devendo ser iniciada, sempre que possível, durante as fases de antecipação e reconhecimento.

  18. HIGIENE DO TRABALHO FASES DA HIGIENE DO TRABALHO: • ANTECIPAÇÃO (Fase de prevenção de riscos) • RECONHECIMENTO (Identificação dos riscos) • AVALIAÇÃO (Constatação da presença do agente com quantificação) • COMPARAÇÃO COM O LIMITE DE TOLERÂNCIA • CONTROLE (Medidas a serem adotadas após a comparação)

  19. HIGIENE DO TRABALHO Riscos Ambientais: Risco Ambiental é a definição genérica da exposição do trabalhador a agentes físicos, químicos, biológicos capazes de provocar algum dano a saúde. • Quanto a classificação da magnitude do risco ambiental: Agentes Químicos /Físicos /Biológicos: Natureza; Concentração / intensidade e Tempo de exposição.

  20. HIGIENE DO TRABALHO Os diversos agentes químicos que podem poluir um local de trabalho e entrar em contato com o organismo dos trabalhadores podem apresentar uma ação localizada ou serem distribuídos aos diferentes órgãos e tecidos, levados pelos fluidos internos (sangue e outros), produzindo uma ação generalizada. Por este motivo as vias de ingresso destas substâncias ao organismo são: - inalação, - absorção cutânea, - ingestão.

More Related