1 / 25

Aula de Matemática

Aula de Matemática. Professor : Neilton Satel. 20 de maio 2014. Bom dia!. Conteúdo da Aula. 1 – TEOREMA DE PITÁGORAS: O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos. 2 – CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS. Exemplos.

tocho
Download Presentation

Aula de Matemática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula de Matemática Professor :NeiltonSatel 20 de maio2014 Bom dia!

  2. Conteúdo da Aula 1 – TEOREMA DE PITÁGORAS: O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos. 2 – CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  3. Exemplos • O triângulo ABC da figura é retângulo em A. Obter a hipotenusa BC. A Teorema de Pitágoras 16 12 BC2 = AB2 + AC2 C B x2 = 162 + 122 20 x2 = 256 + 144 x2 = 400 x= 20

  4. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  5. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  6. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  7. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  8. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  9. CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

  10. O Geogebrana Sala de Aula A matemáticapode ser mais divertida e facilitada pelo uso de softwares na realização de tarefas, uma vez que há sempre a possibilidade de maior interação e visualização dos processos efetuados pelo aluno. (neiltonsatel.wordpress.com) O GeoGebra é um software de matemática que reúne Geometria, Álgebra e Cálculo. O seu autor é o professor MarkusHohenwarter da Universidade de Salzburgo na Áustria. Tem a grande vantagem de ser um sotware livre.

  11. A partir deste slide, temos um aprofundamento do conteúdo para aqueles mais curiosos!

  12. INTRODUÇÃO A Geometria Analítica é uma parte da Matemática , que através de processos particulares , estabelece as relações existentes entre a Álgebra e a Geometria. Desse modo , uma reta , uma circunferência ou uma figura podem ter suas propriedades estudadas através de métodos algébricos . Os estudos iniciais da Geometria Analítica se deram no século XVII , e devem-se ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596 - 1650), inventor das coordenadas cartesianas (assim chamadas em sua homenagem), que permitiram a representação numérica de propriedades geométricas. No seu livro Discurso sobre o Método, escrito em 1637, aparece a célebre frase em latim "Cogito ergo sum" , ou seja: "Penso, logo existo".

  13. Mediana , Altura , Bissetriz e Mediatriz de um Triângulo Mediana Definição: Denomina-se mediana de um triângulo o segmento que liga um vértice ao ponto médio do lado oposto a este vértice. Obviamente o triângulo possui 3 medianas, uma para cada vértice. O encontro das 3 medianas ocorre em um ponto denominado Baricentro.

  14. O Baricentro é conhecido como centro de massa ou centro de gravidade, por este motivo adota-se a letra G para representá-lo.O ponto G divide as medianas em dois segmentos tais que a parte que contém o vértice é igual ao dobro da outra. Baricentro de um triângulo é o ponto de intersecção das suas medianas. Portanto temos: AG = 2 . GMA , BG = 2 . GMB e CG = 2 . GMC

  15. Altura Definição: Denomina-se altura de um triângulo o segmento de reta que é perpendicular a um lado e contém o vértice oposto a este lado. Note que a altura pode ser externa ao triângulo, como na figura abaixo:

  16. Define-se Ortocentro de um triângulo como sendo a intersecção das retas que contém as Alturas deste triângulo.

  17. Note que o ponto H (ortocentro)pode ser externo ao triângulo, conforme a figura abaixo: Como você pode ver o ponto H pertence às retas que contém os segmentos das alturas, H não é o ponto de encontro das alturas e sim das retas que contém as alturas.

  18. BISSETRIZ: Definição: Denomina-se bissetriz do ângulo interno de um triângulo o segmento de reta que divide o ângulo interno em duas metades iguais. Note que a bissetriz de um ângulo é uma semi-reta e a bissetriz de um triângulo é um segmento, note ainda que o triângulo possui três bissetrizes internas, uma para cada vértice.

  19. INCENTROé o ponto de intersecção das bissetrizes internas de um triângulo.

  20. Propriedades: 1) O Incentro é o centro da circunferência inscrita no triângulo. S é o centro da circunferência inscrita no triângulo , ou seja , a circunferência tangência os lados do triângulo nos pontos P , Q e R . Então: SP = SQ = SR 2)As distâncias dos vértices aos pontos de tangência dos lados pertencentes a este vértice são congruentes.

  21. Mediatriz: Definição: Denomina-se mediatriz de um segmento de reta, a reta perpendicular ao segmento que passa pelo seu ponto médio.

  22. Circuncentrode um triângulo é o ponto de intersecção das mediatrizes dos seus lados. Propriedades: 1) O circuncentro é o centro da circunferência circunscrita a um triângulo. Demonstração:

  23. Portanto uma circunferência de centro O e raio R passa por A , B e C e circunscreve o D ABC. 2) O circuncentro pode ser externo ao triângulo e isto ocorre quando este é obtusângulo. Casos especiais 1) Em um triângulo equilátero as medianas alturas , mediatrizes e bissetrizes são coincidentes, o que implica que o baricentro, ortocentro, circuncentro e incentro também coincidem. 2) Em um triângulo isósceles , o baricentro , ortocentro , circuncentro e incentro estão alinhados.

More Related