1 / 20

Rede Veredas PROJETO VEREDAS FORMA O SUPERIOR DE PROFESSORES

Caracter

tirza
Download Presentation

Rede Veredas PROJETO VEREDAS FORMA O SUPERIOR DE PROFESSORES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Rede Veredas PROJETO VEREDAS FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES

    2. Características Gerais O projeto Veredas – Formação Superior de Professores será organizado na forma de um curso de graduação plena. Caracteriza-se como formação inicial em serviço, habilitando os professores da rede pública de ensino para o exercício do magistério nos primeiros anos do ensino fundamental.

    3. Objetivos Habilitar os professores das Redes Públicas de Educação de Minas Gerais, de acordo com a legislação vigente; Elevar o nível de competência profissional dos docentes em exercício; Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das redes públicas nos anos iniciais da educação fundamental.

    4. Articulação dos sistemas Instâncias de articulação política do Projeto Veredas 1- Rede Veredas (15 IES mineiras) Fórum de IES - Representantes das agências formadoras e de entidades do setor educacional. 2- AFOR – Agências de Formação (Coordenação Local e Fundação de Apoio Interveniente – FUNARBE) 3- PARCEIROS – Prefeituras Municipais (Coordenação Local) 3- GT – Grupo de Trabalho UFV/Prefeituras - Representantes das Prefeituras parceiras, das Superintendências Regionais de Ensino e da Coordenação local.

    5. Rede Veredas - consórcio composto pelas seguintes Instituições de Ensino Superior Federais Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Universidade Federal de Viçosa – UFV Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – FAFILE Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina – FEVALE/FAFIDIA Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP/FAFIPA Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI Fundação Educacional Nordeste Mineiro – FENORD Universidade de Uberaba – UNIUBE Fundação Educacional de Patos de Minas - FEPAM Universidade do Vale do Rio Verde de Três Corações – UNINCOR Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

    6. ESTRUTURA ACADÊMICA DO CURSO

    9. Proposta Curricular Atividades da Fase Presencial Intensiva Uma semana (40 horas) no início de cada módulo Espaço de interação – cursistas, tutores e equipe da UFV apresentação dos conteúdos e as atividades previstas para o módulo, elaboração dos planos de trabalho, Cronograma do Curso e agenda de reuniões, Orientações sobre como lidar com os materiais instrucionais, Formação para uso da Internet, Atividades de cultura contemporânea e enriquecimento do universo cultural.

    10. Atividades Individuais a Distância Estudo sistemático dos conteúdos Preparação para os trabalhos interdisciplinares e de integração, que serão desenvolvidos nas atividades coletivas. As atividades individuais serão orientadas por um Guia de Estudo, que contém: (a) textos básicos e outras indicações para leitura, (b) roteiros para o estudo dos textos; (c) atividades e experiências relativas aos textos básicos; (d) Questões para serem refletidas sobre a prática pedagógica (e) Orientações para a escrita do Memorial; (f) Orientações para o desenvolvimento da Monografia.

    11. Prática Pedagógica Orientada Inclui 10 horas semanais de atividades na sala de aula do próprio professor-cursista, ao longo de 15 das 16 semanas de cada módulo. Incorpora as atividades correspondentes ao estágio supervisionado. Objetivos: Valorização da atuação do cursista como professor promover seu aperfeiçoamento, por meio da aquisição de novos conhecimentos e novas formas de trabalhar na sala de aula. A prática pedagógica será orientada pelo tutor, que deverá visitar os professores-cursistas na escola. Será planejada e avaliada com o grupo de colegas durante as Atividades Coletivas.

    12. Atividades Coletivas Visam promover a integração dos professores-cursistas, reflexão sobre a prática e ressignificação dos conteúdos estudados Serão realizados três a quatro encontros do grupo a cada módulo, realizados em um sábado e com duração de 8 horas. Atividades Desenvolvidas: resolução de dificuldades encontradas na leitura do Guia de Estudo – 90 minutos; atividade integrada articulando os diferentes componentes curriculares – 90 minutos; planejamento preliminar das aulas a serem ministradas pelo professor-cursista durante o mês subseqüente – 120 minutos; apresentação e discussão de alguns Memoriais – 60 minutos; apresentação e discussão de algumas Monografias - 60 minutos; assistência ao vídeo da unidade e debate – 60 minutos.

    13. Atividades de Avaliação Em cada módulo, para a avaliação global do professor-cursista, considerar-se-ão: o desempenho obtido nas atividades de verificação da aprendizagem nos estudos individuais – CAU (Caderno de Avaliação de Unidade) as observações do tutor referentes à prática supervisionada e às atividades coletivas; a análise do Memorial; a análise da Monografia; a Avaliação Presencial Semestral (Montes Claros)

    14. Memorial O Memorial é um depoimento escrito sobre o processo vivenciado pelo professor-cursista, focalizando principalmente a ressignificação de sua identidade profissional e incorporando reflexões sobre a prática pedagógica, em uma perspectiva interdisciplinar. Esse processo tem como suporte para a elaboração do Eixo Integrador do currículo que, em cada módulo, propõe uma temática de trabalho para reflexão.

    15. Monografia Ao final do curso, cada professor-cursista deverá apresentar uma Monografia sobre um tema educacional da atualidade. Esse trabalho é orientado no Guia de Estudo e será elaborado ao longo de todo o curso com base em estudos interdisciplinares e experiências de integração do ensino e da pesquisa pedagógica.

    16. Sistemas Componentes do Projeto Veredas 1- Sistema Instrucional - operacionalização do currículo compreendendo os seguintes materiais instrucionais a serem usados nas Atividades Individuais a Distância e nas Atividades Coletivas: Guias de Estudo vídeos educativos

    17. Sistemas Componentes do Projeto Veredas 2- Sistema Operacional Providências necessárias para viabilizar a realização das atividades previstas. Assim, engloba os seguintes componentes: Inscrição das Agências de Formação na REDE VEREDAS; Seleção dos professores-cursistas; Seleção e treinamento dos tutores; Distribuição dos materiais do curso; Planejamento e coordenação das Atividades Acadêmicas Presenciais e à distância;

    18. Sistemas Componentes do Projeto Veredas 3- Sistema de Tutoria - prevê o apoio pedagógico às atividades de todos os participantes do Curso de Formação Superior de Professores e sua contínua capacitação. Cada grupo, com média de 15 professores-cursistas terá um tutor que orientará o estudo dos Guias de Estudo, a elaboração dos Memoriais e da Monografia e acompanhará as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. O contato do tutor ocorrerá em todas as atividades presenciais de início de módulo, nas reuniões mensais e por correspondência (eletrônica ou impressa). Este sistema compreende: - Planejamento do esquema de tutoria - Acompanhamento das Atividades Individuais a Distância e da Prática Pedagógica Orientada; - Planejamento de atividades para recuperação da aprendizagem; - Elaboração dos materiais de apoio à atuação dos participantes do projeto; - Planejamento do treinamento dos tutores; - Acompanhamento do trabalho dos tutores.

    19. Sistemas Componentes do Projeto Veredas 4- Sistema de Monitoramento e Avaliação de Desempenho Contínuo aperfeiçoamento do programa e seu funcionamento regular, avalia a qualidade do Curso e coordena o fluxo das atividades de verificação de aprendizagem. Deve utilizar-se de uma metodologia abrangente e diversificada, de modo a poder tratar adequadamente elementos quantitativos e qualitativos, processos, produtos e impactos. Compreende: Levantamento de indicadores; Definição de instrumentos para coleta de informações; Desenho de fluxos de informações, que definam as direções e as interligações entre os processos de avaliação do desempenho dos professores-cursistas; Monitoramento e avaliação do próprio Projeto.

    20. Sistemas Componentes do Projeto Veredas 5- Sistema de Comunicação e Informação - viabiliza o funcionamento do Sistema de Tutoria, fornecendo os meios para os contatos necessários entre todos osparticipantes e agiliza o fluxo das informações indispensáveis para o trabalho da AFOR e da Coordenação Central. Secretaria do Veredas – UFV - Central de Atendimento: atender a consultas, reclamações, críticas e sugestões. WEB: prestar serviços de comunicação e informação aos tutores, professores-cursistas e outras AFOR.

More Related