1 / 4

Doenças do fígado

tender
Download Presentation

Doenças do fígado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fígado e Álcool: Quanto podemos beber sem risco?Dra. Paula PeixeSempre que consumimos bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido no tubo digestivo e segue directamente para o fígado. O consumo de álcool excessivo pode levar a três tipos de doença: o fígado gordo (esteatose), a hepatite e a cirrose.

  2. O fígado possui a capacidade de metabolizar, isto é, de destruir o álcool. As células do fígado conseguem transformar o álcool em produtos não tóxicos que depois são eliminados. Mas esta capacidade do fígado não é ilimitada. O fígado pode tolerar uma pequena quantidade de álcool diariamente. Porém, se o consumo for excessivo pode levar à falência de praticamente todos os órgãos: no fígado, pâncreas, coração, alterações sexuais como impotência e a alguns tipos decancro.

  3. Doenças do fígado No capítulo das doenças, podemos considerar três principais patologias, em virtude da ingestão exagerada de bebidas alcoólicas: - A esteatose ocorre sempre em bebedores habituais. As células do fígado passam a estar cheias de gordura (lípidos). O fígado fica sensível a outros tóxicos e a manutenção do consumo promove a evolução para as fases seguintes; - A hepatite alcoólica: nesta fase já existe inflamação que, se for ligeira, pode não causar sintomas. As formas mais graves condicionam sintomas, por vezes exuberantes, e podem mesmo levar à morte por falência do fígado; - A cirrose hepática: o fígado normal fica substituído por fibrose (cicatrizes). Este processo é progressivo. Os hepatócitos vão morrendo e o fígado vai perdendo gradualmente a sua função. A cirrose leva à falência hepática, em o fígado deixa de ser capaz de desempenhar as suas funções. A situação é praticamente irreversível.

  4. O Pâncreas e o álcool O pâncreas é composto, na sua maior parte, por células exócrinas, que produzem as enzimas digestivas e que estão organizadas em grupos que comunicam entre si por pequenos canais. É por esses canais que os sucos circulam até desembocarem num caminho principal - o canal pancreático, que conduz ao duodeno. Antes, porém, junta-se-lhe o canal biliar, que transporta abílis desde o fígado e a vesícula. Existem ainda no pâncreas pequenas ilhas de células endócrinas - os ilhéus de Langerhans - que segregam a insulina e o glucagon, libertando-as na corrente sanguínea, juntamente com uma outra hormona, a somatostatina, que regula a secreção da insulina e glucagon.

More Related