1 / 14

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SAIS DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO - DGC. Projeto Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal. Janeiro, 2010.

ted
Download Presentation

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE - SUVISA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SAIS DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO - DGC Projeto Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Janeiro, 2010.

  2. Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal META: Redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano META: Redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano

  3. LINHA DO TEMPO 28 de janeiro de 2009 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com governadores da região Nordeste e Amazônia Legal e ministros da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Agrário no Palácio de Planalto, em Brasília. No campo da saúde, o ministro José Gomes Temporão apresentou as sugestões de cumprir a meta da Presidência da República de reduzir em 5% ao ano a taxa de mortalidade infantil. 02 a 06 de março de 2009 – Oficina de trabalho, em Brasília, entre as diferentes áreas do MS e os representantes das Secretarias Estaduais de Saúde sobre as propostas a serem desenvolvidas para a redução da Mortalidade Infantil.  24 de março de 2009 – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assina o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil com os governadores do Nordeste em Salvador, Bahia.  24 de abril de 2009 - SESAB realiza Seminário de “Redução da Mortalidade Infantil e Materna no Estado da Bahia: Definição de Ações e Estratégias”, com os Secretários Municipais de Saúde e técnicos da VE, VISA e AB dos 33 municípios e Diretores de 23 DIRES responsáveis pelo acompanhamento desses para Elaboração de Plano de Trabalho Municipais tendo como referência os eixos definidos pelo Ministério da Saúde.

  4. BAHIA DiagnósticoDe 2000 a 2007, morreram 42.181 crianças menores de um ano de idade na Bahia. O maior número de ocorrências foi verificado nos municípios de Salvador (7.688 óbitos), Feira de Santana (1.215 mortes), Vitória da Conquista (1.099), Juazeiro (886) e Itabuna (808). Em todo o estado, o Pacto pela Redução das Desigualdades alcançará 33 municípios eleitos prioritários.InvestimentoR$ 10,1 milhões O que ganha a Bahia:• Equipes de Saúde da Família – Passa de 680 para 765 equipes • Núcleos de Apoio à Saúde da Familia (NASF) - Sobe de 26 para 95 o total de núcleos • Leitos de UTI - A oferta passa de 136 para 244 leitos • Leitos de UCI - De 183 passará a contar com 508 leitos

  5. METAS DO PACTO PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL NORDESTE-AMAZÔNIA LEGAL • Ampliação em 10% do número de equipes de Saúde da Família e qualificação deprofissionais para identificação e acompanhamento das gestantes e recém-nascidos de risco; • Ampliação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); • Ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano; • Qualificação para urgências e emergências obstétricas e neonatais nos estabelecimentos de saúde e no SAMU; • Garantia de insumos com comprovada eficácia que podem contribuir para a redução da morte materna e neonatal: sulfato de magnésio, surfactante pulmonar e corticóide; • Garantia de transporte seguro do recém-nascido para centros de referência; • Adesão das maternidades à Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC; • Realização de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização para profissionais das equipes de saúde da família, atenção ao parto e ao recém-nascido e equipes do SAMU; • Qualificação dos profissionais de saúde para a adoção do Método Canguru nas maternidades; • Melhoria da qualidade e cobertura dos sistemas de informação de mortalidade e nascidos vivos; • Vigilância dos óbitos infantis, materno e por causas mal definidas.

  6. EIXOS • Eixo 1. Qualificar a Atenção ao Pré-natal, ao Parto e ao Recém Nascido; • Eixo 2. Educação na Saúde; • Eixo 3- Gestão da Informação; • Eixo 4. Vigilância do Óbito Infantil, Fetal e Materno; • Eixo 5. Gestão no Trabalho; • Eixo 6. Mobilização Social e Comunicação.

  7. METAS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS: EIXO 1 - Atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido: Ação 1. Implantação de Equipes da Estratégia Saúde da Família; Ação 2. Implantação de Equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Ação 3. Ampliação dos leitos de UTI; Ação 4. Ampliação dos leitos de UCI; Ação 5: Implantação de Bancos de Leite Humano; Ação 6: Aumentar o número de Hospitais Amigo da Criança; Ação 7: Adesão das maternidades a Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal; Ação 8: Ampliar o número de maternidades com o Método Canguru.

  8. Municípios Prioritários para redução da Mortalidade Infantil em no mínimo 5% ao ano, Bahia, 2009. Fonte: SVS/MS

  9. Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA

  10. Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA

  11. Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA

  12. Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA

  13. Estimativa de Equipamentos Segundo Plano Estadual para as Unidades Hospitalares - BAHIA

  14. OBRIGADA! Débora do Carmo Diretora de Gestão do Cuidado CONTATO: AV. LUIZ VIANA FILHO, N. 400, 4ª AVENIDA, PLATAFORMA 06, LADO B, 2º ANDAR, SALA 210C. CEP: 41745-300 SALVADOR – BA EMAIL: gestao.cuidado@gmail.com TEL.: (71) 3115 - 4284 / 8390.

More Related