1 / 18

Parâmetros básicos de tratamento

Parâmetros básicos de tratamento. Energia Radiante. Como calcular a Energia Radiante?. Exemplo: Se a potência proporcional produzida por um dispositivo de fototerapia X é 500mW e o tempo de tratamento é cronometrado durante 30 segundos, qual será a energia total entregue ao paciente?

taya
Download Presentation

Parâmetros básicos de tratamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Parâmetros básicos de tratamento

  2. Energia Radiante

  3. Como calcular a Energia Radiante? Exemplo: Se a potência proporcional produzida por um dispositivo de fototerapia X é 500mW e o tempo de tratamento é cronometrado durante 30 segundos, qual será a energia total entregue ao paciente? Q= F x T F= 500mW ou 0,5W ; T= 30s Q= 0,5W x 30s = 15 J

  4. 2) Potência Radiante

  5. Como calcular a Potência Radiante? Exemplo Se o dispositivo de fototerapia X entrega 15 J de energia em 30 segundos, qual é a potência radiante do dispositivo? F= Q/T Q= 15J ; T= 30 seg F= 15J / 30s = 0.5 W (ou 500mw)

  6. Gráfico ilustrando a relação entre potência e tempo. Então, quanto maior a potência de um determinado dispositivo, menor é o tempo de tratamento.

  7. 3) Tamanho da Área do Feixe (Beam Spot Size - BSS ) * IIr2 é usado para calcular o tamanho da área circular do feixe; ** L x W é usado quando a área for retangular ou quadrada. SI (Système d‘unités Internacional)

  8. Ilustração que mostra a relação entre a divergência do feixe de luz e a Área de Radiação Efetiva do Feixe (ERA). O tamanho do feixe de luz próximo ao aplicador ou fonte de luz (a) é igual à área de radiação efetiva (ERA). À partir da fonte de luz, é mostrado nas distâncias (b) e (c), a divergência progressiva da luz e a modificação do tamanho da área do feixe em relação à ERA.

  9. 4) Densidade de Potência ou Irradiância

  10. Como calcular a Densidade de Potência ou Irradiância ? Exemplo Se o tamanho da área do feixe do aplicador de um dispositivo de fototerapia X é 5,0cm², e a potência radiante emitida é 0.5W, qual será sua densidade de potência? Ee= F / A F= 0,5W, A= 5,0cm² 0,5W / 5,0cm²= 0,1W /cm² (ou 100mW/cm²)

  11. 5) Densidade de Energia ou Fluência

  12. Como calcular a Densidade de Energia ou Fluência ? Exemplo A densidade de potência do dispositivo de fototerapia X tem 100mW/cm². Se o tempo de tratamento é 30 segundos, qual é a densidade de energia ou dose entregue pelo tamanho da área? H = Ee x T Ee= 100mW/cm²2 ; T= 30s 100 x 30= 3000 mJ/cm² (ou 3.0 J/cm²)

  13. Indicação da Densidade de Energia ou Fluência: depende do OBJETIVO! Janela terapêutica: ± entre 2 e 12 J/cm² Lesões agudas: requerem maior freqüência de tratamento e dosagens baixas. Lesões crônicas: requerem uma freqüência de tratamento menor com dosagens mais altas.

  14. 6) Comprimento de onda: distância entre dois picos de onda - Quanto menor o comprimento de onda, mais superficial a penetração do feixe de luz - Quanto maior o comprimento de onda, mais profunda a penetração do feixe de luz no tecido.

  15. Ilustração mostrando o comprimento de onda e a natureza da onda de luz, onde λ representa o comprimento de onda. Note que os picos da onda de luz vermelha (660nm) tem uma distância mais longa que os picos da onda de luz azul (450nm).

  16. 7) Técnica de aplicação:

  17. 7) Técnica de aplicação:

  18. Contra-indicações absolutas Irradiar os olhos Focos neoplásicos Região abdominal ou pélvica em mulheres grávidas Áreas hemorrágicas Administração de drogas fotossensíveis Contra-indicações relativas Regiões caracterizadas por hipo ou anestesia Úlceras infectadas Região das gônadas Epífises de crescimento CONTRA-INDICAÇÕES

More Related