instrumentos e toques da capoeira n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Instrumentos e toques da capoeira PowerPoint Presentation
Download Presentation
Instrumentos e toques da capoeira

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 40

Instrumentos e toques da capoeira - PowerPoint PPT Presentation


  • 613 Views
  • Uploaded on

Instrumentos e toques da capoeira . Quais instrumentos musicais são utilizados na capoeira?. Os instrumentos da capoeira são. BERIMBAU. É difícil precisar a época em que o Berimbau passou a ser indispensável à roda de Capoeira. Até o século XIX, jogava-se apenas ao som dos atabaques.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Instrumentos e toques da capoeira' - tamma


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide4

É difícil precisar a época em que o Berimbau passou a ser indispensável à roda de Capoeira. Até o século XIX, jogava-se apenas ao som dos atabaques.

slide5

Em publicação de 1834, Jean-BaptisteDebret diz que o Berimbau era tocado por ambulantes para atrair a atenção de fregueses. Para o Etnomusicólogo Tiago de Oliveira Pinto, o Berimbau é um instrumento de origem Africana que foi incorporado ao jogo da Capoeira com sucesso.

slide6

Conta Mestre Pastinha que o Berimbau também era usado como arma. Os Capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policiais que os perseguiam. Nesses momentos, o Berimbau transformava-se em foice de mão.

existem tr s tipos de berimbau
Existem três tipos de Berimbau:
  • Viola(agudo), Médio(solo), Berra-boi(grave), determinados pelo tamanho da cabaça.
as partes de um berimbau s o
As partes de um berimbau são:
  • CAXIXI - Pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de 6 centímetros de diâmetro na base(essas medidas variam) e um recheio de sementes ou pedrinhas.
slide9

DOBRÃO - Tomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão.

  • BAQUETA - Ou Vaqueta, é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa.
slide10

CABAÇA - Caixa de ressonância. Feita com o fruto da Cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval (coité) ou pode ser formada por duas partes, quase que arredondadas ou interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada.

slide11

CORDA - Já foi um cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, fios de aço retirados de pneus. O mais comum, é usar o aço vendido em carretéis.

slide13

Para alguns estudiosos, o pandeiro é um dos instrumentos Africanos vindos para o Brasil. Mas sua origem pode estar entre os hindus, uma vez que o pandeiro é um dos mais antigos instrumentos musicais da "Velha Índia".

slide15

Termo de origem Árabe, o Atabaque já era usado na poética medieval e era um dos instrumentos preferidos dos reis que o utilizavam em festas e nos conjuntos musicais. O atabaque foi muito difundido na África, mas, segundo Waldeloir do Rego, foi trazido para o Brasil por "mãos Portuguesas".

slide16

É geralmente feito de madeira de lei como o Jacarandá, Cedro ou Mogno cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.

slide18

Um instrumento utilizado na Capoeira Angola. Reco-reco antigamente não é como os de hoje, era feito com o fruto da Cabaceira, das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muito profundos, um do lado do outro, onde era esfregado a baqueta. Hoje são feitos de gomos de Bambu ou de madeira.

slide20

Instrumento de origem Africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um "cone" metálico em cada uma das pontas, estes são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons distintos.

slide22

Instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos Brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia ou grãos de cereais. O comprimento do tubo pode variar de quinze até mais de 50 centímetros. Os tubos podem ser duplos ou até triplos.

toques
Toques

As variações musicais do berimbau são os vários toques executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda. Um bom capoeirista deve, ou melhor, tem obrigação, saber o maior número de toques, bem como o significado e o tipo de jogo praticado em cada um desses toques.

os toques mais conhecidos s o
Os toques mais conhecidos são:
  • Angola - São Bento Grande
  • São Bento Pequeno - Angolinha
  • Iúna - Lamento
  • Amazonas - Cavalaria
  • Santa Maria - Benguela
  • Idalina - Maculelê
slide26

Samba de Roda - Samba de Angola

  • São Bento Grande de Bimba - Samango
  • Valsa - Samba de Enredo
  • São Bento Corrido - Choro
para cada toque um estilo de jogo
Para cada toque, um estilo de jogo:
  • Estes são os toques mais usados, cada um deles tem um significado. Vejamos:
toque de angola
TOQUE DE ANGOLA
  • É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.
slide29

ANGOLINHA: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

  • SÃO BENTO PEQUENO
  • É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como angola invertida.
slide30

SÃO BENTO GRANDE

  • É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.
slide31

TOQUE DE IÚNA

  • É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
slide32

LAMENTO

É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.

AMAZONAS

É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

slide33

CAVALARIA

  • É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoe ira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
slide34

SANTA MARIA

  • É o toque usado quan do o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.
  • BENGUELA
  • É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.
slide35

MACULELÊ

  • É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.
  • IDALINA
  • É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.
slide36

SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA

  • Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.
slide37

SAMBA DE RODA

  • É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.
slide38

Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.

slide39

É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

slide40
FIM
  • Componentes: Fabrício Souza, Gregório Pizzutti,
  • Pedro Lambert e Ranieri.
  • Tema: instrumentos da capoeira.