1 / 21

PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSÃO

PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSÃO. Prof. Leila Eto 1o periodo Psicolologia 2013. PENSAMENTO HUMANO Momento áureo na Antiguidade entre os Gregos ( 700ac ) até a dominação Romana . GREGOS

talasi
Download Presentation

PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSÃO Prof. Leila Eto 1o periodoPsicolologia 2013

  2. PENSAMENTO HUMANO Momento áureo na Antiguidade entre os Gregos ( 700ac ) até a dominação Romana.

  3. GREGOS Civilização mais evoluída. A evolução e conquista de novos territórios gerou acúmulos de riquezas e avanços nas ciências . A Filosofia especula em torno do homem e da sua interioridade. Filósofos Gregos – primeira tentativa de sistematizar a Psicologia. Platão e Aristóteles – dedicaram a compreender o espirito empreendedor grego . Psyche – alma Logos – razão

  4. Filósofos pré-socráticos – procuram definir a relação do homem com o mundo através da percepção . “O MUNDO EXISTE PORQUE O HOMEM O VÊ” ou “O HOMEM VÊ UM MUNDO QUE JÁ EXISTE”

  5. IDEALISTAS Ideias formam o mundo MATERIALISTAS a matéria forma o mundo

  6. SÓCRATES ( 469 – 399 ac ) Preocupação com o limite que separa o homem do animal. Razão – principal característica humana, que sobrepõe aos instintos – Teoria da consciência .

  7. PLATÃO ( 427 – 347 ac ) Preocupação em definir o “lugar’ para a razão no nosso próprio corpo. Cabeça – onde se encontra a alma Medula – ligação do corpo com a alma.

  8. ARISTÓTELES ( 384 – 322 AC ) Defende que alma e corpo não podem ser dissociados. Psyche – principio ativo da vida. Tudo que nasce, cresce, se reproduz e se alimenta possui sua psyche ou alma. Vegetais – alma vegetativa Animais –alma vegetativa e alma sensitiva Homens – alma vegetativa, alma sensitiva e alma racional – função pensante. Estudou as diferenças entre RAZÃO , PERCEPÇÃO e SENSAÇÃO ( DA ANIMA - primeiro tratado em Psicologia.

  9. PSICOLOGIA NO IMPERIO ROMANO E NA IDADE MEDIA IMPERIO ROMANO – aparecimento do Cristianismo ( força religiosa maior que a força politica ) PSICOLOGIA – CONHECIMENTO RELIGIOSO

  10. SANTO AGOSTINHO ( 354 – 430 ac ) Fazia uma cisão entre a alma e o corpo. Alma – sede da razão e ligação do Homem com Deus ( manifestação Divina ) . Sendo a alma divina, a igreja preocupa-se com sua compreensão .

  11. SÃO TOMAZ DE AQUINO (1225 – 1274 ) Prenuncio da ruptura da Igreja Católica aparecimento do protestantismo – transição para o Capitalismo, questionamento da Igreja. Busca a distinção entre a essência e a existência – somente Deus seria capaz de unir a essência e a existência. Encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e continua garantindo para ela, o monopólio do estudo do psiquismo.

  12. PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO anos após a morte de São Tomaz de Aquino – Renascimento. Mercantilismo, acúmulo de riquezas, transição para o Capitalismo – processo de valorização do homem. Grande produção nas artes ( Dante , Leonardo da Vinci, Michelangelo , Boticelli , Maquiavel ) e nas Ciências ( Copérnico , Galileu ). O avanço na produção de conhecimentos da inicio a sistematização do conhecimento cientifico.

  13. René Descartes ( 1596 – 1659 ) Separação entre mente ( alma, espirito ) e corpo. O homem possui uma substância material e uma substancia pensante. O corpo sem espirito é uma maquina. Corpo x espirito – estudo do corpo humano morto.

  14. ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTIFICA Sec. IX – destaca-se o papel da ciência e seu avanço torna-se necessário. Sociedade Feudal - Capitalismo

  15. Mundo em movimento para a produção . Busca de novas matérias primas na Natureza. Contratação do trabalho humano, que se tornara consumidor dos produtos. Questionamento das hierarquias para derrubar a nobreza e o clero. O homem deixa de ser o centro do u universo, e passa a ser um ser livre para escolher seu trabalho e seu lugar social. O conhecimento passa a ser independente da fé. O avanço da ciência torna-se um referencial para a visão de mundo. A noção de verdade passa a ter que contar com o aval da ciência. Surge o Positivismo na filosofia.

  16. Em meados do sécXIX os temas da Psicologia passam a ser investigados também pelos Fisiologistas e Neurologistas, e não só pelos Filósofos. Surgem as teorias sobre o sistema nervoso central – pensamentos, sentimentos eram produtos desse sistema. Para se compreender o psiquismo é necessário a compreensão da máquina de pensar do homem – o cérebro. A Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

  17. DESCOBERTAS RELEVANTES PARA A PSICOLOGIA Neurologia – a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais Neuroanatomia – a atividade motora nem sempre esta ligada à consciência - reflexo . Psicofísica – estuda a fisiologia do olho e a percepção de cores Lei de Fechner-Weber – estabelece a relação entre estimulo e sensação. Possibilidade da medida do fenômeno Psicológico – mensuração.

  18. Wilhelm Wundt( 1832 – 1926 ) Universidade de Leipzig – Alemanha . Criação do primeiro laboratório de Psicofisiologia paralelismo psicofísico : os fenômenos mentais correspondem aos fenômenos orgânicos

  19. A PSICOLOGIA CIENTIFICA • Alemanha - final do séc. XIX – berço da Psicologia Moderna • Define o objeto de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a consciência . • Delimita o campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; • Formula métodos de estudo desse objeto; • Formula teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área .

  20. Estados Unidos – domínio do Capitalismo – primeiras abordagens da Psicologia • Surgem as primeiras abordagens ou escolas da Psicologia: • Funcionalismo – compreensão do funcionamento da consciência usada para adaptar-se ao meio ( “o que fazem os homens “ e “por que o fazem” ) • Estruturalismo – Consciência ( aspectos estruturais, estrutura do Sistema Nervoso Central. • Associacionismo – aprendizagem por processos de associação. Lei do efeito – comportamento se repete se for compensado.

  21. PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SEC. XX • Vêm substituir o funcionalismo, estruturalismo e associacionismo. • Behaviorismo– define o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento; • Gestald- nega a fragmentação das ações , necessidade de se compreender o homem na sua totalidade. • Psicanálise ( Freud – Áustria ) – importância da afetividade , inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão .

More Related