1 / 12

Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples

As notas de aula nestas doze transparências são baseadas em H. Anton: Cálculo - um novo horizonte. Vol. 2. 1999. p.20 a p27. Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples. O crescimento populacional : População - pessoas, animais, plantas, bactérias, ... .

tala
Download Presentation

Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As notas de aula nestas doze transparências são baseadas em H. Anton: Cálculo - um novo horizonte. Vol. 2. 1999. p.20 a p27. Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples O crescimento populacional: População - pessoas, animais, plantas, bactérias, ... • Quando não restritos à limitações especiais, tendem a crescer à taxas proporcionais ao tamanho da população. • Quanto maior é a população, mais rapidamente ela cresce.

  2. Assim, se y =y(t) é a função que fornece o tamanho da • população em um instante t qualquer e sendo a taxa de crescimento proporcional ao tamanho da população e K a constante de proporcionalidade, então Objetivo: Encontrar uma função que forneça o tamanho da população em um instante de tempo qualquer. • A taxa de crescimento dessa população é:

  3. Se no instante inicial t0 a população inicial é y0, temos o problema de valor inicial: e y(o)=y0 A equação diferencial de 1ª ordem é linear e a solução é solução geral e é a solução do problema de valor inicial e y(o)=y0

  4. Exemplo (Anton, p.24): De acordo com os dados das Nações Unidas, a população mundial no começo de 1990 era de 5,3 bilhões (aproximadamente) e crescendo a uma taxa em torno de 2% ao ano. Supondo exponencial o modelo de crescimento (e mantida essa taxa anual) estimar a população mundial em: a) 2010; b) 2015; Exemplo (Anton, p.34 (número 42): Uma quantidade y tem modelo de crescimento exponencial y = y0ekt. Sabe-se que y = y1 quando t = t1. Encontrar k em termos de y0, y1 e t1.

  5. Quando um indivíduo ingere um remédio, este entra na corrente sanguínea e é absorvida pelo organismo no decorrer do tempo. Pesquisas médicas indicam que a quantidade da droga presente nessa corrente tende a decrescer a uma taxa proporcional à quantidade de droga presente (quanto mais droga estiver na corrente sanguínea, mais rapidamente ela será absorvida pelo organismo. 2. Farmacologia: • Problema: Encontrar a quantidade de medicamento presente no organismo no instante t.

  6. Assim, se y = y(t) é a função que fornece a quantidade de • medicamento no organismo em um instante t e sendo a taxa de decrescimento proporcional à quantidade presente no organismo e K a constante de proporcionalidade, então a taxa de decrescimento dessa quantidade é Objetivo: Encontrar uma função que forneça a quantidade de medicamento presente no organismo no instante t onde k é positivo e o sinal negativo ocorre porque y decresce com o tempo

  7. Assim, • Se a dosagem inicial da droga é conhecida e igual a y0 temos um problema de valor inicial e y0 = y(0) Resolvendo esse problema, encontramos solução geral e é a solução do problema de valor inicial e y0 = y(0)

  8. Modelos de crescimento exponencial Definição: Dizemos que uma quantidade y = y(t) tem um modelo de crescimento exponencial se ela crescer a uma taxa que é proporcional ao tamanho da quantidade presente. Neste caso temos o problema de valor inicial e sendo y(o) = y0 Com solução:

  9. Modelos de decaimento exponencial Definição: Dizemos que uma quantidade y = y(t) tem um modelo de decaimento exponencial se ela decrescer a uma taxa que é proporcional ao tamanho da quantidade presente. Neste caso: e sendo y(o) = y0 Com solução:

  10. Ex: (Anton, p.25): Decaimento radioativo (desintegração espontânea de elementos radioativos). Experimentos têm mostrado que a taxa de desintegração é proporcional à quantidade de elemento presente. Portanto, a quantidade y = y(t) de elemento radioativo é função do tempo com um modelo de decaimento exponencial. Se 100 gramas do carbono-14, cuja constante de decaimento é aproximadamente 0,000121, forem armazenados em uma caverna, quanto restará do carbono após 1000 anos? Em quanto tempo quantidade de Carbono estará reduzida pela metade?

  11. Tempo de duplicação e meia vida Se uma quantidade y tem um modelo de crescimento exponencial então o tempo necessário para duplicar o tamanho inicial é Se uma quantidade y tem um modelo de decrescimento exponencial então o tempo necessário para que o tamanho inicial seja reduzido pela metade (meia vida) é

  12. y0 y0/2 y0/4 y0/8

More Related