1 / 1

Introdução

DESENVOLVIMENTO DE FILMES FLEXÍVEIS BIODEGRADÁVEIS DE POLI(HIDROXI BUTIRATO-CO-HIDROXI VALERATO) Francielly Aparecida Ferreira da Silva PIBITI / CNPQ Profª Drª Sônia Faria Zawadzki / Thiago Alessandre da Silva. Introdução

sidney
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DESENVOLVIMENTO DE FILMES FLEXÍVEIS BIODEGRADÁVEIS DE POLI(HIDROXI BUTIRATO-CO-HIDROXI VALERATO)Francielly Aparecida Ferreira da SilvaPIBITI / CNPQ Profª Drª Sônia Faria Zawadzki / Thiago Alessandre da Silva Introdução O polímero poli(hidroxibutirado-co-hidroxivalerato) (PHBV) após ser processado torna-se pouco flexível e quebradiço, restringindo seu uso. Com o intuito de melhorar as condições de processamento deste polímero, foi preparado um plastificante alternativo para PHBV o qual foi obtido por meio de uma reação de esterificação envolvendo a glicerina e o ácido lático como reagentes para a produção do produto GLIAL como derivado acilado. Objetivos Sintetizar o plastificante GLIAL a partir da reação de acilação entre a glicerina e ácido lático e caracterizar os produtos por técnicas convencionais de análise. Em seguida produzir os filmes de PHBV adicionando o plastificante GLIAL e caracterizá-los. Resultados e Discussão Após a realização das reações, os produtos 4 e 8, que obtiveram as melhores características, foram analisados, assim como os filmes produzidos a partir desses produtos. Espectroscopia na região do infravermelho para o GLIAL Presença de bandas características de ésteres para os produtos 4 e 8 , já que a presença de uma banda de absorção em torno de 1740cm-1 (C=O), associada à ocorrência de duas bandas de absorção entre 1300 e 1000cm-1 (C-O) é indicativo da presença desta função. Espectroscopia de ressonância magnética nuclear 1H para o GLIAL -O espectro obtido para o produto GLIAL 8 aproxima-se muito do espectro teórico, que mostra apenas os sinais do GLIAL sem subprodutos. Cromatografia de permeação em gel (GPC) para o GLIAL -Massa molar numérica média do produto GLIAL 4 :2063 g/mol -Massa molar numérica média do produto GLIAL 8 : 1000g/mol Calorimetria diferencial de varredura (DSC) A temperatura de transição vítrea do filme de PHBV foi diminuída ao adicionarmos o plastificante GLIAL o que sugere que o aditivo produziu o efeito desejado mesmo a baixa concentração a modificação afetou a cristalinidade do polímero. Produção dos filmes com 5%, 10% e 20% de GLIAL Reação Ácido Lático + Glicerina Produtos GLIAL 4 e 8 Método Referências Conclusões • FOLLMAN, H.D.M.Utilização de derivados da glicerina na produção de plastificantes.Dissertação de Mestrado, UFPR, Curitiba, 2009. • SILVERSTEIN;BASSLER;MORRILL. Spectrometric identification of organic, 1991. O plastificante GLIAL consegue interagir com as estruturas do polímero PHBV de maneira a melhorar as características dos filmes, tornando-os menos quebradiços e mais flexíveis.

More Related