faculdade internacional de curitiba curso de metodologias inovadoras aplicadas educa o n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO PowerPoint Presentation
Download Presentation
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 19
shiri

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO - PowerPoint PPT Presentation

154 Views
Download Presentation
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBACURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  2. INTRODUÇÃO OBJETIVO Analisar de que forma o jogo pode ser usado como recurso na aprendizagem da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental para se desenvolver o ensino da matemática com mais eficiência.

  3. AMATEMÁTICA EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO • O ensino de matemática e os PCN’s [...] preocupação com a formação de um cidadão autônomo que consiga acompanhar as transformações do mundo moderno” (BRASIL, 1987, 29).

  4. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Weisz (2002, p.60) O aprendiz é o sujeito protagonista do seu processo de aprendizagem, alguém que vai produzir a transformação que converte informações em conhecimentos próprios. Essa construção, pelo aprendiz, não se dá por si mesmo e no vazio, mas a partir de situações nas quis ele passa agir de o que é objeto de seu conhecimento, pensar sobre ele recebendo ajuda, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas.

  5. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS • Os métodos de ensino de Matemática Vygostsky (1994, p.118). A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção á realização consciente do seu propósito.

  6. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS • Um pouco da história do jogo Huizinga (2005, p.3) O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na vida lúdica. É-nos possível afirmar com segurança que a civilização humana não acrescentou característica essencial alguma à idéia geral de jogo. Os animais brincam tal como os homens.

  7. O LÚDICO • Um breve histórico • O lúdico e a formação do professor Santos et al (1997, p.14). [...] a formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto.

  8. O LÚDICO • A ludicidade como agente socializador Santos e Santa Marli (2000, p. 18) [...] seja na dimensão que cada um atribui ao jogo, seja em relação ao seu surgimento no processo evolutivo humano.

  9. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo: Senha de número • Objetivo Trabalhar o valor posicional dos algarismos no número • Metodologia Ler as regras com os alunos e jogar inicialmente com um deles, na lousa, para que todos possam observar e tirar dúvidas. Propor que, em dupla, retomem as regras e tentem iniciar o jogo. Um jogador escolhe a senha – um número formado por dois algarismo – e escrever num papelzinho secreto. O outro jogador tentar descobrir a senha, “chutando” os dois algarismos que o adversário vai classificar. • Conteúdo a ser trabalhado Sistema de numeração decimal. U.D.C.

  10. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo dos pontinhos

  11. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo dos palitos

  12. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo do stop

  13. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo do 101

  14. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo logo antes e logo depois

  15. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • O novo jogo-da-velha Objetivo Criar oportunidade aos alunos a explorar fatos básicos das operações fundamentais, ampliando seu repertório de cálculo e estimulando o cálculo mental. Metodologia Iniciar o jogo escolhendo um dos quadros da 1ª rodada e assinalá-lo com uma das marcas: o ou x. Em seguida, efetua mentalmente a operação e se acertar, coloca a mesma marca no quadro da tabela que contém o resultado obtido. Se o resultado obtido não estiver na tabela, o jogador passa a vez. O segundo jogador faz o mesmo. Depois que a tabela estiver completa, contam-se os pontos: 1 para cada marca. Se houver linha, coluna ou diagonal completa (3 marcas iguais na mesma direção) contam-se mais 2 pontos para cada uma delas. Ao final de cada rodada os pontos de cada participantes devem ser registrados, e após duas rodadas deverão ser calculados para determinar o vencedor do jogo. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

  16. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Bingo com as operações Objetivo Ampliar o repertório de cálculo e perceber que a ordem das operações não altera o produto. Metodologia Os participantes escrevem 30 operações em pequenos papéis, para depois dobra-lo. Em seguida, cada participante retira um papel por vez e efetua a operação que nele esta indicada. Conferido o resultado, cada um verifica sua cartela; se o resultado aparecer nela, o participante marca sua “casa” (com um grão de feijão).. Vence o jogo (bingo) quem completar primeira uma das linhas de sua cartela. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações: adição, subtração multiplicação e divisão

  17. 24 18 3 15 27 30 6 12 9 21 4 32 8 20 16 28 36 5 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo de boliche

  18. SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA • Jogo do dominó Objetivo Proporcionar o desenvolvimento da habilidade de realizar operações de adição, nas quais uma das parcelas é zero. Metodologia Separar a classe em equipe e de cada grupo um jogo de dominó, sem as peças em que pelos menos uma das casas não tem pontos marcados. A primeira parte dessa atividade consiste em associar a cada peça do domino uma igualdade que dê o total de sues pontos, utilizando dois números de um a seis, o sinal + e o sinal =. Conteúdo a ser trabalhado Adição

  19. CONSIDERAÇÕES FINAIS • Os jogos oferecem um ambiente de ensino-aprendizagem agradável, motivador e enriquecido, onde a criança poderá desenvolver-se pessoal e socialmente de forma integral e harmoniosa. • O ensino da Matemática precisa, além de ser repensado, assegurar que as crianças não aprendam simplesmente por repetição, mas sim que entendam conceitos.