1 / 17

O Tabernáculo é Levantado

O Tabernáculo é Levantado. Êxodo 35.40. O Tabernáculo é Levantado. Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada por meio da obediência e da liberalidade nas doações do povo, refletia a transcendência e santidade de Deus.

shing
Download Presentation

O Tabernáculo é Levantado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Tabernáculo é Levantado Êxodo 35.40

  2. O Tabernáculo é Levantado Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada por meio da obediência e da liberalidade nas doações do povo, refletia a transcendência e santidade de Deus. O tabernáculo e seu DUPLO Propósito: Ser um símbolo da Presença de Deus no meio de seu povo; Revelar verdades sobre o Messias.

  3. O Tabernáculo é Levantado INTRODUÇÃO Aspectos do Caráter de Deus: Imanência de Deus:Símbolo da Presença de Deus no meio do seu povo. Transcendência: Aponta para a Santidade de Deus.

  4. O Tabernáculo é Levantado I – A Construção A obediência do Povo Obedeceram a Moisés e à voz de Deus. Foi construído de acordo com as diretrizes de Deus. Envolveu-se recursos, material, medida, cores, aspectos artísticos. “assim se concluiu toda o obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram tudo segundo o SENHOR tinha ordenado a Moisés; assim o fizeram” (Ex 39:32)

  5. O Tabernáculo é Levantado b) – A Liberalidade nas doações Oferta Voluntária Moisés pediu que parassem de trazer as ofertas. “Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao Senhor.” (Ex 35:22)

  6. O Tabernáculo é Levantado I – Três características de ofertas: Ofertas Voluntárias As doações aconteciam de acordo com a posse de cada pessoa Doações de Serviço “todas as mulheres hábeis traziam o que, por suas próprias mãos, tinham fiado.” (Ex 35:25) Qualquer pessoa pode doar algo ao Senhor, no serviço em sua casa.

  7. O Tabernáculo é Levantado c) O Aspecto Artístico A arte é um dom divino. O tabernáculo era belo e rico. SERÁ QUE TODA ARTE GLORIFICA A DEUS?

  8. O Átrio Exterior II. O Simbolismo das Diversas Partes do Tabernáculo: A Cortina: (Ap 7:13-14): Apontava para a santidade de Deus e tinha como objetivo conscientizar aquele que se achegava ao tabernáculo, que ali acontecia o encontro do Deus Santo com o homem pecador. O Portão de Entrada: Tecido branco, azul, púrpura e carmesim. Somente um portão, nos indicando que só existe um caminho para nos achegarmos a Deus. Azul: cor do céu: origem divina: (1 Co 15:47,48) Púrpura: apontava para a sua realeza (Mc 15.16-20) Carmesim: cor do sangue, apontava p seu sacrifício (Ap 5:9,10)

  9. O Altar do Sacrifício Chamado “Altar de Bronze” Representava a verdade de que sem derramamento de sangue, não pode haver remissão de pecados.(Hb 9:22). Força Madeira de acácia: Poder de Deus Bronze: Santa Justiça de Deus

  10. Pia de Bronze Pia de Bronze: Servia de lavatório para os sacerdotes. Simbolizava a necessidade de purificação do sacerdote para o encontro com Deus. Apontava para o reconhecimento da impureza humana, diante da santidade do SEnhor.

  11. O Tabernáculo 1º Espaço: Santo Lugar Somente sacerdotes podiam entrar Altar do incenso, um candelabro de ouro maciço e mesa de madeira de acácia. Era multicolorida como o átrio exterior O ouro ali representava a riqueza e o esplendor da glória de Deus. Candelabro:Constantemente aceso:representava a presença de Deus no tabernáculo. Altar de incenso: Intercessão de Jesus, Mediador Mesa: Servir 12 pães = 12 tribos de Israel.

  12. O Tabernáculo 2º Espaço: Santo dos Santos Arca da Aliança, um cofre de madeira de acácia, coberto de ouro por dentro e por fora. Na tampa foram colocados o propiciatório,e nas extremidades dois querubins. Dentro dela estavam as duas tábuas de pedra entregues pelo Senhor a Moisés, com o registro da Lei. Somente o Sumo Sacerdote entrava, uma só vez no ano, no Dia da Expiação. O Messias rasgou o véu Tábuas da Lei = vontade de Deus para o seu povo Pote de ouro com maná = símbolo da provisão/Cristo Vara de Arão = Sinal da escolha de Deus por Arão

  13. A Vestimenta Sacerdotal Deus separa pessoas para o serviço litúrgico. Sacerdote: oficial escolhido e habilitado por Deus para ministrar em favor do povo. Mediador: Entre Deus e os homens. Responsável pelos sacrifícios e cerimônias ordenados por Deus. Era sua responsabilidade levar o sangue do bode sacrificado ao Santo dos Santos, em memória de todo o povo de Deus, para perdão de seus pecados.

  14. A Vestimenta Sacerdotal Composta de 6 partes: (Ex 28:4) Peitoral: Cada pedra representava uma tribo de Israel. Estola Sacerdotal: Mesmas cores do átrio exterior Tinha gravado os nomes das tribos nos ombros, numa pedra preciosa. Indicava que o sacerdote representava o povo. Sobrepeliz: (Manto Azul) – Aponta para a Lei de Deus e tipifica o Messias que cumpriu de maneira perfeita. Túnica Bordada: Necessidade de pureza Para a pureza e santidade do sumo sacerdote prometido – Cristo Jesus. Mitra: Usada sobre a cabeça, com uma chapa gravada: “Santidade ao Senhor”. Cinto: Mesmas cores do átrio exterior.

  15. O Tabernáculo Foi projetado para refletir a santidade de Deus Representava a necessidade de redenção para todo homem que deseja aproximar-se dele. Deus desejava que seu povo jamais perdesse de vista que estava envolvido num relacionamento com um Deus santíssimo e, por isso deveria desenvolver um espírito de humildade e confiança em Cristo. Estudar sobre o tabernáculo é refletir sobre a santidade de Deus, as nossas imperfeições, e a maravilhosa redenção providenciada por Deus em Cristo Jesus.

  16. Conclusão Revela a obediência do povo de Israel às ordens de Moisés Revela o coração doador do povo naquela ocasião, que se envolveu de corpo e alma com a obra. Os detalhes do Tabernáculo apontavam para aspectos do caráter de Deus, inclusive na adoração: sua transcendência e santidade perfeita.

  17. Aplicação Avalie sua obediência às ordens do Pai celeste. Como o povo de Israel você procura segui-las à risca, ou as interpreta à sua própria maneira? Avalie seu espírito de doação. Você pode dizer que está tão envolvido com a obra do Senhor, como estava o povo de Israel na construção do tabernáculo? 4. Redescubra a importância e a gravidade da santidade de Deus. Sua santidade requer respeito, reverência e santo temor. Extraído da Revista Expressão – Lição 13 – Ed.Cultura Cristã.

More Related