1 / 24

PLANO NACIONAL SETORIAL DE MUSEUS

PLANO NACIONAL SETORIAL DE MUSEUS. Maio 2011. O Setor Museal Brasileiro: O Brasil tem 3.025 museus e mais 85 em implantação; 21% dos municípios têm ao menos 1 museu; 67% dos museus são públicos; trabalham em museus cerca de 22.500 pessoas;

shauna
Download Presentation

PLANO NACIONAL SETORIAL DE MUSEUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLANO NACIONAL SETORIAL DE MUSEUS Maio 2011

  2. O Setor Museal Brasileiro: O Brasil tem 3.025 museus e mais 85 em implantação; 21% dos municípios têm ao menos 1 museu; 67% dos museus são públicos; trabalham em museus cerca de 22.500 pessoas; estima-se que, em 2009, os museus brasileiros tenham recebido 82 milhões de visitantes.

  3. O Setor Museal Brasileiro: Desde 2004, foram implantados 12 novos cursos de graduação em museologia; atualmente são oferecidas 755 vagas para cursos de museologia em 11 estados; em 2011, abre-se a primeira turma de doutorado em museologia no Brasil.

  4. O Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM): Representa um marco na história do desenvolvimento do campo museal brasileiro. Há, pela primeira vez, um planejamento e uma agenda política da área museológica construídos de forma conjunta, apontando os caminhos seguir nesta década. Aponta para a consolidação de uma política pública específica para o setor.

  5. O PNSM trata de: • Produção Simbólica, Diversidade e Cidadania; • Gestão Museal e Institucionalidade da Cultura; • Preservação, Aquisição e Democratização de Acervos; • Formação e Capacitação; • Educação e Ação Social; • Modernização e Segurança; • Financiamento e Economia dos Museus; • Acessibilidade e Sustentabilidade Ambiental; • Comunicação e Exposições; e • Pesquisa e Inovação.

  6. Linha do Tempo:

  7. O Processo de Construção do PNSM: Fóruns Nacionais de Museus e Seminário de Avaliação da Política Nacional de Museus; Plenárias Estaduais com representantes da área museológica, sociedade civil e poder público; No 4º Fórum Nacional de Museus (1.900 participantes), realização de Mini Fóruns, Mini Plenárias e Plenária Nacional; Consulta pública na Internet sobre redação final.

  8. A Estrutura do PNSM: Eixos Estruturantes

  9. Eixos Estruturantes do PNSM: I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural II - Cultura, Cidade e Cidadania III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável IV - Cultura e Economia Criativa V - Gestão e Institucionalidade da Cultura

  10. A Estrutura do PNSM: Eixos Setoriais

  11. Setores Museais no PNSM: de Arte; de História; de Culturas Militares; de Ciência e Tecnologia; Etnográficos; Arqueológicos; Comunitários e Ecomuseus; da Imagem e do Som e de Novas Tecnologias; e Arquivos e Bibliotecas de Museus

  12. Metas do PNSM: Marco regulatório do setor museal: Lei Griô; Fundo Setorial; PEC 150; Estatuto de Museus...

  13. Metas do PNSM: Financiamento e Sustentabilidade: Ampliação contínua dos recursos dos Editais Modernização de Museus e Mais Museus; Diversificar as linhas de financiamento cultural de agentes financeiros federais; Uma entidade parceira por unidade museológica para desenvolvimento de projetos.

  14. Metas do PNSM: Fomento: Ao menos 50% dos municípios com museu; Ampliar os investimentos do programa “Pontos de Memória”, bem como o edital “Mais Museus” em 20% ao ano; Estimular a divulgação articulada entre os setores museal e turístico.

  15. Metas do PNSM: Capacitação: Aumentar continuamente a oferta de cursos, oficinas, palestras, seminários e fóruns; Elaborar edital para projetos de formação e capacitação técnica na área de preservação e divulgação do patrimônio artístico cultural brasileiro, nos Estados sem cursos de museologia.

  16. Metas do PNSM: Diversidade Cultural: 50% dos municípios com iniciativas de identificação e catalogação de objetos e coleções relacionadas aos conhecimentos tradicionais e de obras de arte sob domínio público; Aumentar continuamente a implantação de mitotecas para salvaguardar a tradição oral.

  17. Metas do PNSM: Inclusão: Tornar acessíveis 100% dos museus e espaços de memória em 10 anos; Desenvolver continuamente programas e ações educativas voltados a pessoas com deficiência; Aumentar continuamente o número de visitantes com algum tipo de necessidade especial, bem como da população em geral.

  18. Responsáveis pela Implantação do PNSM: O setor público está presente em praticamente todas as ações, só ou em parceria com o setor privado e sociedade organizada. A responsabilidade na implantação se distribui igualmente entre União, Estados e Municípios.

  19. Monitoramento do PNSM: O PNSM deve ser monitorado e avaliado. O Ibram monitora sua incumbências quanto às estratégias e ações do plano. Para monitoramento da implantação do PNSM como um todo, é necessária a participação dos sistemas de museus. Seminários estaduais serão estruturados a partir do segundo semestre para discutir ações de monitoramento.

  20. Financiamento do PNSM: Para implantação do PNSM são necessários recursos suficientes e estáveis. A meta é ampliar o percentual do orçamento do MinC destinado ao setor museal em cinco anos, alcançando 6% dos recursos das ações finalísticas. Isto significa ampliar contínua e gradualmente os recursos para um valor estimado em R$ 110 milhões anuais para ações finalísticas do setor.

  21. www.museus.gov.br 2024 - 4002 SBN, Quadra 2, Bloco N - Edifício CNC III

More Related