1 / 7

Trabalho de Ciências

Trabalho de Ciências. E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da Silva nº10 Marina Passos Freitas nº25 Marina Simões Vieira nº26 Debora Torres Gomes da Silva nº05

shana-berry
Download Presentation

Trabalho de Ciências

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da Silva nº10 Marina Passos Freitas nº25 Marina Simões Vieira nº26 Debora Torres Gomes da Silva nº05 Karine Senna nº16

  2. Esta é a apresentação de slides sobre o satélite Europa e o satélite Io, duas das 63 luas de Júpiter Júpiter

  3. Europa(satélite): Europa é uma das quatro luas do planeta Júpiter conhecidas como Luas de Galileu. Europa é única por si própria, apresenta-se com uma superfície gelada muito brilhante com riscos coloridos. Pensa-se que seja um mundo oceânico coberto por uma capa de gelo que protege o mar interior da adversidade do Espaço. Devido às condições existentes em seu interior, alguns cientistas julgam que lá poderá existir vida, tal como a que existe nas profundezas dos mares da Terra.

  4. Atmosfera e clima do satélite Europa: Ao contrário do oxigênio da atmosfera terrestre, o oxigênio em Europa não deve ter certamente origem biológica. É provavelmente gerado pela luz do Sol e partículas carregadas que atingem a superfície gelada produzindo vapor de água que consequentemente se divide em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio escapa à gravidade de Europa por causa da sua massa atômica muito pequena, deixando para trás o oxigênio. Em algumas áreas conseguiu-se observar uma espécie de nuvem, talvez névoa de gotas de amônia. A temperatura à superfície de Europa é de -163ºC graus no equador e de apenas -223ºC graus nos pólos.

  5. Satélite: Io Io é uma das quatro grandes luas de Júpiter, conhecidas como Luas de Galileu em honra ao seu descobridor Galileu Galilei. Mesmo com o seu tamanho algo modesto e apesar de estar localizada num local frio do sistema solar, Io é descrita como o que mais se aproxima do conceito de inferno em todo o Sistema Solar, já que é o local com maior atividade vulcânica (do Sistema Solar). Os seus vulcões chegam a atingir temperaturas à volta dos 1700 graus Celsius, logo, mais quentes que os vulcões da Terra (acredita-se que também os vulcões dos primórdios da Terra atingissem temperaturas semelhantes). Aliada à maior concentração vulcânica do Sistema Solar, a liberação de compostos de enxofre durante as erupções confere a Io a aparência de um mundo de diferentes cores: branco, vermelho, laranja, amarelo e preto. Outra consequência desta atividade vulcânica consiste na expulsão de matéria e gases que se afastam para centenas de quilômetros de altura. Devido à fraca gravidade, alguma dessas matérias escapa para o espaço, formando um toro ao redor de Júpiter.

  6. Atmosfera e clima do satélite :Io • Io é uma das quatro grandes luas de Júpiter, conhecidas como Luas de Galileu em honra ao seu Io, ligeiramente maior que a Lua, é também a quarta maior lua do Sistema Solar. Estudos mostram que as regiões mais quentes, cobertas por fluxos de lava, alcançam temperaturas até 1727°C; no entanto a temperatura média nesses locais é de cerca de 27°C. Apesar disso, as temperaturas médias globais são muito mais frias, à volta dos -143ºC. À noite, a temperatura desce até aos -184°C, de tal modo que o SO2 se deve condensar para formar uma espécie de geléia branca. • Para um mundo tão infernal, as temperaturas médias são muito baixas, isto deve-se à atmosfera tênue que não consegue reter o calor do sol e dos seus vulcões. Assim que os gases são expelidos dos vulcões estes imediatamente começam a congelar e condensar.

  7. Referências • Versão Online: • Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Io http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa

More Related