Download
verbo n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Verbo PowerPoint Presentation

Verbo

283 Views Download Presentation
Download Presentation

Verbo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno.AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus.ESTADO: Como estavam velhos!FENÔMENO: Nevou em São Joaquim.O verbo é palavra indispensável na organização do período.

  2. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado das flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação.

  3. 1. NÚMEROS Como as outras palavras variáveis, o verbo admite dois números: o singular e o plural. Dizemos que ele está no singular quando se refere a uma só pessoa ou coisa e, no plural, quando se refere a mais de uma pessoa ou coisa.SINGULAR: gosto, gostas, gostaPLURAL: gostamos, gostais, gostam

  4. 2. PESSOAS O verbo possui três pessoas: a primeira, segunda e terceira.PRIMEIRA: representada pelos pronomes eu (singular) e nós (plural)eu gostonós gostamosSEGUNDA: representada pelos pronomes tu (singular) e vós (plural) tu gostas vós gostaisTERCEIRA: representada pelos pronomes ele (singular) e eles (plural)ele gosta eles gostam

  5. 3. TEMPOS VERBAIS Os tempos situam o fato ou ação verbal dentro de determinado momento (durante o ato da comunicação, antes ou depois dele). São três os tempos verbais:PRESENTE = Um fato ocorrido no momento em que se fala. Agora eu leio. Paulo canta.

  6. PRETÉRITO (PASSADO) = Um fato ocorrido antes do momento em que se fala.Imperfeito: Depois de entrar, ele trancava a porta.Perfeito: Ele trancou a porta.Mais-que-perfeito: Quando cheguei, ele já trancara a porta.

  7. FUTURO = Um fato ocorrido após o momento em que se fala.Do presente: Beatriz ganhará o prêmio. Do pretérito: Beatriz ganharia o prêmio.

  8. 4. MODOS DO VERBOChamam-se MODOS as diferentes formas que o verbo toma para indicar a atitude (de certeza, de dúvida, de suposição, de mando, etc.) da pessoa que fala em relação ao fato que enuncia. São três os modos do verbo: INDICATIVO = Exprime um fato certo, positivo: Vou hoje. Saíram cedo.

  9. SUBJUNTIVO = Enuncia um fato possível, duvidoso, hipotético: • É possível que chova.Se vocêtrabalhasse, não passaria fome.

  10. IMPERATIVO = Exprime ordem, proibição, conselho, pedido: Volte logo!Não fiquem aqui!Sejam prudentes!

  11. 5. FORMAS NOMINAIS Além desses três modos, existem as formas nominais do verbo, que enunciam simplesmente um fato, de maneira vaga, imprecisa, impessoal. São formas nominais do verbo:O INFINITIVOgostar, vender, partirO GERÚNDIOgostando, vendendo, partindoO PARTICÍPIOgostado, vendido, partido

  12. 6. VOZES DO VERBO O fato expresso pelo verbo pode ser representado de três formas:a) praticado pelo sujeito: (VOZ ATIVA)João feriu Pedro. (aqui o sujeito é agente, faz a ação verbal) O professor corrigiu as provas. prof. = (suj. agente)

  13. b) sofrido pelo sujeito: (VOZ PASSIVA) • Pedro foi ferido por João. (aqui o sujeito é paciente, sofre a ação verbal) • A história era contada por crianças.Suj. paciente

  14. A voz passiva, geralmente, é formada pelo verbo auxiliar SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL. (VOZ PASSIVA ANALÍTICA) A criança era conduzida pelo pai. ag. da passiva Como visto no exemplo, o verbo pode vir acompanhado de um agente, chamado agenteda passiva. Este agente da passiva é o sujeito da voz ativa:O pai conduzia a criança. (voz ativa)sujeito

  15. A passiva analítica, menos frequentemente, pode ser construída com outros verbos auxiliares: • A aldeia estava isolada pelas águas. • O cachorro ficou esmagado pela roda do ônibus.

  16. A voz passiva também pode ser formada com a partícula apassivadora, com verbos transitivos diretos, denominando-se VOZ PASSIVA SINTÉTICA:Vendem-se casas. (sujeito = casas)Consertam-se fogões. (sujeito = fogões)Regam-se as plantas de manhã cedo. (sujeito = as plantas)

  17. Para se descobrir o sujeito de uma voz passiva sintética, transforma-se a frase em voz passiva analítica: • Casas são vendidas. (sujeito = casas)Fogões são consertados. (sujeito = fogões)As plantas são regadas de manhã cedo. (sujeito = as plantas)

  18. c) praticado e sofrido pelo sujeito: (VOZ REFLEXIVA) João feriu-se. (aqui o sujeito é agente e paciente, faz e sofre a açãoverbal)O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes reflexivos me, te, se, nos, vos, se. Esses pronomes são reflexivos quando se lhes pode acrescentar a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, a nós mesmos, a vós mesmos, a si mesmos, respectivamente.Olhou-se no espelho. (olhou a si mesmo)

  19. 7. VERBOS AUXILIARES São os verbos que se juntam a uma forma nominal de outro verbo para constituir a voz passiva, os tempos compostos e as locuções verbais:Somos castigados pelos nossos erros.Tenho estudado muito esta semana.O secretário vai anunciar os resultados.