1 / 34

VANGUARDA EUROPÉIA

VANGUARDA EUROPÉIA. Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo ousado e técnico.

sanjiv
Download Presentation

VANGUARDA EUROPÉIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VANGUARDA EUROPÉIA • Movimento que investe no interesse ideológico da arte; • Subversão radical da cultura e de costumes sociais; • Negação do passado; • Estilo ousado e técnico.

  2. Ao se iniciarem os anos de 1900, a Europa suportava a herança do final do século XIX , por duas situações antagônicas, mas complementares: euforia exagerada diante do progresso industrial e os avanços tecnológicos-científicos como a eletricidade, o automóvel, o cinema, o telefone, por exemplo. As conseqüências desse avanço no processo burguês -industrial: uma disputa cada vez mais acirrada pelo domínio dos mercados fornecedores e consumidores, que resultaria a primeira guerra mundial. Contrastando com o clima de euforia da burguesia, também vamos encontrar o pessimismo característico desse final de século. • Essa contradição gerou um clima de efervescência artística, favorecendo o aparecimento de várias tendências • preocupadas com com uma nova interpretação da realidade.

  3. FUTURISMO: O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por Fillipo Tommaso Marinetti, na Itália. Ele exaltou a vida moderna, procurou estabelecer o culto a máquina e a velocidade, pregando a destruição do passado e os meios tradicionais da expressão literária. A essa multiplicidade de tendências , os vários ismos - Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, convencionou-se a chamá-las de vanguardas européias , responsáveis por diversos manifestos artísticos , tanto na arte como na escrita.

  4. Dinamismo de um ciclista Umberto Boccioni Automóvel correndo Giacomo Balla ARTE FUTURISTA

  5. O MANIFESTO FUTURISTA Foi escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, e publicado no jornal francês Le Figaro em 1909. Este manifesto marcou a fundação do Futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. 1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade. 2. Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta. 3. Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento [...], a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre adornado de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia

  6. [...]7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um carácter agressivo. A poesia deve ser um assalto violento contra as forças desconhecidas, para intimá-las a deitar-se diante do homem.8. [...] Nós vivemos já no absoluto, já que nós criamos a eterna velocidade omnipresente.9. Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruitor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher.10. Nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.[...]

  7. O FUTURISMO NO BRASIL O futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contacto com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912. Após uma interrupção forçada pela Grande Guerra, o contato foi retomado. Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira.

  8. Oswald , principalmente, apercebeu-se que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até à cultura negra, representavam uma vantagem e que com elas se podia construir uma identidade e renovar as letras e as artes. O movimento colabora para desencadear o modernismo, que dominou as artes após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas do futurismo e discutem suas idéias, mas rejeitam o rótulo, identificado com o fascista Marinetti.

  9. DADAÍSMO: Movimento que enfatiza a destruição e a anarquia de valores e formas. Seu principal representante foi Tristan Tzara, 1916 em Zurique. Essa arte pretendia causar escândalo e surpresa, destruir o bom senso, além de romper qualquer tipo de equilíbrio, em decorrência de a arte haver perdido o sentido diante da irracionalidade da guerra. • Foi o mais radical dos movimentos de vanguarda. • “Dadá não significa nada” – com essa frase, Tristan Tzara justificou a criação desse movimento artístico.

  10. Algumas propostas literárias dadaístas: * Liberdade total de criação (“Estamos contra todos os sistemas,mas sua ausência é o melhor sistema”);* Percepção da vida em sua lógica incoerência primitiva;* Criação de uma linguagem totalmente nova;* Ausência de nexo;* Estilo antigramatical;* Anarquia, espontaneidade, desvairismo;* Poema-piada e paródia;* Nihilismo, autofagia.

  11. PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA Pegue num jornal.Pegue numa tesoura.Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pretende dar ao seu poema.Recorte o artigo.Em seguida, recorte cuidadosamente as palavras que compõem o artigo e coloque-as num saco.Agite suavemente.Depois, retire os recortes uns a seguir aos outros.Transcreva-os escrupulosamente pela ordem que eles saíram do saco.O poema parecer-se-á consigo.E você será um escritor infinitamente original, de uma encantadora sensibilidade, ainda que incompreendido pelas pessoas vulgares. ARTE DADAÍSTA Tristan Tzara

  12. DADAÍSMO NO BRASIL • No Brasil, o Dadaísmo manifestou-se em várias obras dos modernistas sem, contudo, dominá-las integralmente. • O dadá repercute na produção de alguns artistas nos primeiros anos do modernismo. Certas obras do arquiteto, pintor e escritor Flávio de Carvalho (1899-1973) e do pintor e poeta Ismael Nery podem ser associadas ao dadá. Ambos têm uma visão dessacralizada da arte e não estabelecem muitos limites entre ela e a vida.

  13. CUBISMO: Nascido na Espanha em 1907 a partir das experiências de Pablo Picasso e de George Braque, desenvolveu-se mais na pintura, valorizando formas geométricas . Na literatura , o cubismo viveu seu primeiro momento de manifesto-síntese assinado por Apollinare (1880-1918). A literatura cubista valoriza a proposta da vanguarda Européia de aproximar ao máximo das manifestações artísticas (pintura, literatura, música, escultura). Pablo Picasso

  14. ARTE CUBISTA • Guernica – Pablo Picasso

  15. CUBISMO NO BRASIL   O cubismo só repercute no país após a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintar como os cubistas é considerado apenas um exercício técnico. Não há, portanto, cubistas brasileiros, embora quase todos os modernistas sejam contagiados pelo movimento. É o caso de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Tarsila do Amaral Anita Malfati Di Cavalcanti

  16. Carnaval – Di Cavalcanti

  17. ARTE CUBISTA NO BRASIL Mulher sentada- Vicente Rego Monteiro Abaporu – Tarsila do Amaral

  18. SURREALISMO - O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924.Destruindo a radicalidade do dadaísmo, defende que o caráter destrutivo dadaísta deve corresponder umas das etapas de criação. Como etapa posterior à demolição das tradições burguesa, estaria construindo um novo conceito da realidade, baseado no surreal, isto é, a noção do “real”, acrescenta a razão a imaginação, o sonho a fantasia criadora do inconsciente, desvendadas de seus mistérios mais profundos pela psicanálise de Freud. • “ Não será o temor da loucura que nos forçará a hastear a bandeira da imaginação a meio pau.”[...]

  19. Salvador Dali André Breton

  20. Arte surrealista Aparição de um rosto e de uma fruteira numa praia- Salvador Dali

  21. O SURREALISMO NO BRASIL   As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral.A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo.

  22. Eu Vi o Mundo, Ele começa no Recife – Cícero Dias

  23. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção. Impossível

  24. EXPRESSIONISMO – surgiu na Alemanha em 1910 É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Principais características: * pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio

  25. Arte expressionista Auto-retrato - Vincent Van Gogh

  26. A sesta – Vincent Van Gogh

  27. O Grito - Edvard Munch Munch descreveu assim a experiência que o levou a pintar a sua obra-prima: Caminhava eu com dois amigos pela estrada, então o sol pôs-se; de repente, o céu tornou-se vermelho como o sangue. Parei, apoiei-me no muro, inexplicavelmente cansado. Línguas de fogo e sangue estendiam-se sobre o fiorde preto-azulado. Os meus amigos continuaram a andar, enquanto eu ficava para trás tremendo de medo e senti o grito enorme, infinito, da natureza.

  28. EXPRESSIONISMO NO BRASIL No Brasil, observa-se, como nunca, um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social, espiritual e cultural. A arte mergulha fundo no tenso panorama ideológico da época, buscando analisar as contradições vividas pelo país e representá-las pela linguagem estética. Lasar Segall nasceu na Lituânia e veio para o Brasil, onde realizou uma exposição, já com nítidas características expressionistas. Em 1924, retornando para o Brasil, assumiu uma temática brasileira: seus personagens agora são mulatas, prostitutas e marinheiros; sua paisagem, favelas e bananeiras.

  29. GREVE – Lasar Segall

  30. Anita Malfatti - Sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha, seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira, por seu comprometimento com as novas tendências.Em 1916, com 27 anos, a pintora estava de volta ao Brasil, adulta e madura, sentindo-se suficientemente segura para expor sua nova concepção de arte, voltada para o Expressionismo.

  31. A Estudante – Anita Malfatti O Homem Amarelo – Anita Malfatti

  32. Cândido Portinari - Importante pintor brasileiro, cuja temática expressa o papel que os artistas da época propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências desse desequilíbrio. Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra, esta sempre pintada em tons muito vermelhos.

  33. A GUERRA E A PAZ - Portinari

  34. CAFÉ- Portinari

More Related