Download
arcadismo ou neoclassicismo n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO) PowerPoint Presentation
Download Presentation
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)

ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)

322 Views Download Presentation
Download Presentation

ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO) Profª. Mara Magaña

  2. Características .Arte ligada ao Iluminismo. Oposição ao absolutismo despótico e ao poder (barroco) da Igreja.

  3. Afirmação orgulhosa da racionalidade. Razão = Verdade = Simplicidade e clareza.

  4. Culto da simplicidade. Como se atinge a mesma? Através da imitação (não no sentido de cópia, mas no de seguir modelos já estabelecidos).

  5. Imitação dos clássicos. Em especial, Virgílio e Teócrito, clássicos pastoris.

  6. Imitação da natureza campestre, isto é, da ordem e do equilíbrio que essa natureza apresenta, o que dá a mesma um caráter de paraíso perdido. Dois elementos decorrem da aproximação do árcade da natureza campestre:

  7. * Bucolismo: adequação do homem à harmonia e serenidade da natureza. * Pastoralismo: celebração da vida pastoril, vista como um eterno idílio entre pastores e pastoras.

  8. Ausência de subjetividade. O autor não expressa o seu próprio eu, adotando uma forma pastoril (Cláudio Manuel da Costa é GlaucesteSatúrnio, Tomás Antônio Gonzaga é Dirceu, Basílio da Gama é TermindoSipílio, ...)

  9. Amor galante. O amor é entendido como um conjunto de fórmulas convencionais.

  10. Arcadismo no Brasil * Decorrência da atividade mineradora e da urbanização que dela resultou. *Criação de Academias e Arcádias onde os letrados procuravam fugir da indiferença do meio. *Instituição em caráter regular de um sistema literário: autores - obras escritas dentro de uma tendência comum - público leitor permanente. *Relação com a Inconfidência Mineira. Tomás Antônio Gonzaga foi degredado e Cláudio Manuel da Costa se suicidou na prisão.

  11. Marília de DirceuTomás A.Gonzaga“Eu tenho um coração maior que o mundo.” Versos como este, agrupados sob o título Marília de Dirceu, tornaram Tomás Antônio Gonzaga um dos maiores poetas do Arcadismo brasileiro.Com tendências ao bucolismo, os fingimentos pastoris e as alusões mitológicas, a poesia de Gonzaga é típica do Arcadismo. Nela há, contudo, uma nota pessoal marcada pelo sensualismo e o realismo dos motivos locais, que a situa acima do esgotamento da escola. A primeira parte das liras de Marília de Dirceu foi publicada em Lisboa em 1792; uma segunda edição, com acréscimos, saiu em 1799, enquanto a terceira parte só apareceu postumamente.O erotismo e o sentimento elegíaco que percorrem alguns dos versos dedicados à amada levaram os pósteros a identificar em Gonzaga um pré-romântico.Gonzaga foi um dos nossos maiores poetas.

  12. PoesiaÉpica • O esforço neoclássico do século XVIII leva alguns autores a sonhar com a possibilidade de um retorno ao sentido épico do mundo antigo. No entanto, numa era onde as concepções burguesas, o racionalismo e a Ilustração triunfam, o heroísmo guerreiro ou aventureiro parecem irremediavelmente fora de moda. A epopeia ressurge, é verdade, mas quase como farsa.

  13. Compare-se, por exemplo, a grandeza do assunto de Os Lusíadas - os notáveis descobrimentos de Vasco da Gama - com o mesquinho tema de O Uraguai - a tomada das Missões jesuíticas do Rio Grande do Sul pela expedição punitiva de Gomes Freire de Andrade, em 1756 - para se ter uma ideia das diferenças que separam as duas obras.

  14. POESIA ÉPICA: representada por Basílio da Gama e Santa Rita Durão, por meio de, respectivamente, URAGUAI e CARAMURU. Marca a introdução do Indianismo como tema literário, ganhando o índio papel de guerreiro em ação, tomado como personagem;

  15. PoesiaLírica • POESIA LÍRICA: oscilando dos resíduos Barrocos às antecipações do Romantismo. Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto e Caldas Barbosa, em proporções variáveis dentro de suas obras, reproduzem aqui as formas e temas do Neoclassicismo europeu;

  16. PoesiaSatírica • POESIA SATÍRICA: refletindo a insatisfação com os desmandos dos prepostos da Coroa Portuguesa no Brasil, AS CARTAS CHILENAS, de Tomás Antônio Gonzaga, atestam o inconformismo dos habitantes da colônia em relação à administração portuguesa e aos seus agentes;