1 / 9

2 – Propriedades e Aplicações da Luz

Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Unidade 1 – SOM E LUZ. 2 – Propriedades e Aplicações da Luz. Refração da luz e lentes. Unidade 1 – Som e Luz. 2 – Propriedades e Aplicações da Luz. Objetivos.

phillip
Download Presentation

2 – Propriedades e Aplicações da Luz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade Unidade 1 – SOM E LUZ 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Refração da luz e lentes

  2. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Objetivos • Relacionar a refração da luz com as diferentes velocidades de propagação em meios distintos. • Associar a dispersão da luz à separação das cores na luz branca; • Saber em que condições ocorre a reflexão total; • Conhecer o funcionamento do olho humano; • Saber como funcionam as lentes com base na refração da luz; • Identificar que tipos de lentes corrigem certos defeitos de visão. • Compreender o funcionamento das lentes com base na refração da luz para reconhecer a sua importância e aplicabilidade na vida real.

  3. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes A palhinha que se encontra colocada dentro de um copo de vidro com água, parece que está partida. Os raios de luz são desviados do seu percurso quando atravessam a superfície de separação de dois meios transparentes  Refração da luz A refração da luz ocorre quando a luz, ao incidir na superfície de separação de dois meios transparentes, passa de um meio para outro, geralmente, com mudança de direção. A forma como os raios se desviam depende das caraterísticas dos meios que são atravessados e que se podem distinguir através do chamado índice de refração (n) - um factor numérico igual ou superior a um, relacionado com a rapidez de propagação da luz no meio considerado através da expressão: onde, n – índice de refração, c – velocidade da luz no vazio (m/s) r – velocidade da luz no meio considerado (m/s)

  4. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes Exemplos da refração da luz ocorrida na superfície de separação de dois meios transparentes

  5. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes A refração dá-se quando um raio de luz, a viajar num meio transparente, encontra outro meio transparente. Parte do raio é refletida, obedecendo às leis da reflexão, sendo a outra parcela transmitida para o segundo meio. O raio incidente, refletido e refratado encontram-se todos no mesmo plano.

  6. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes O ângulo de refração depende do ângulo de incidência , e das propriedades dos dois meios, mais precisamente, da velocidade da luz nos dois meios. a) Quando a luz se move de um meio onde a sua velocidade é maior para um meio onde a sua velocidade é menor, o ângulo de refração, , é menor do que o ângulo de incidência,. b) Quando a luz s move de um meio onde a sua velocidade é menor para um meio onde a sua velocidade é maior, o ângulo de refração, , é maior do que o ângulo de incidência, .

  7. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes A mudança de direção dos raios resulta do facto de a luz se propaga com velocidades diferentes nos dois meios transparentes. Quando a luz passa do ar para a água ou para o vidro, a sua velocidade de propagação diminui e, por isso, os raios luminosos mudam de direção aproximando-se da normal N. Quando a luz passa da água ou do vidro, a sua velocidade de propagação aumenta e, por isso, os raios luminosos mudam de direção afastando-se da normal N.

  8. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes Quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação dos dois meios, a passagem da luz de um meio transparente para outro ocorre sem, mudança de direção.

  9. Unidade 1 – Som e Luz 2 – Propriedades e Aplicações da Luz Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares Refração da luz e Lentes • O que acontece às propriedades da luz, quando esta entra num meio transparente diferente? • A velocidade da luz varia de meio material para meio material, logo não é uma propriedade fundamental • A frequência é uma propriedade fundamental das ondas. • Quando uma onda incide num meio transparente, vinda, por exemplo, do ar, o número de oscilações completas que faz por segundo, antes de entrar, é igual ao número de oscilações completas quando volta a emergir. • Se a frequência se alterasse dentro do meio, tinham que estar a surgir ou desaparecer oscilações algures, o que não faz sentido! • Como  = v / f e a frequência não se altera (é uma constante), o comprimento de onda é diretamente proporcional à velocidade. Logo, a grandeza que se altera, quando a luz atravessa a fronteira entre dos meios transparentes, é o comprimento de onda. • Quanto menor for a velocidade da luz num meio, menor será o seu comprimento de onda. A frequência mantém-se inalterada em todos os meios.

More Related