1 / 11

Uma escola de excelência

Uma escola de excelência. O segredo do sucesso não está no reforço das dificuldades, mas sim em reforçar nossas habilidades e potencialidades Adaptado por: Camila Pimentel e Beatriz Rubin Napotitano.

pascha
Download Presentation

Uma escola de excelência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma escola de excelência O segredo do sucesso não está no reforço das dificuldades, mas sim em reforçar nossas habilidades e potencialidades Adaptado por: Camila Pimentel e Beatriz Rubin Napotitano

  2. Era uma vez uma escola de animais que procurava educar para a excelência. Nela pretendia-se que todos os “alunos” alcançassem o máximo nível em todas as competências. Para isto, cada um tinha que fazer uma avaliação onde teria que superar suas dificuldades, porém com regras claras e instrumentos impostos para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

  3. A escola não investia tempo trabalhando as capacidades e potencialidades dos alunos. Centrava-se nas dificuldades e habilidades não desenvolvidas. O objetivo da escola era fechar lacunas entre o nível de excelência e o nível que traziam seus alunos para assim prepará-los para triunfar na vida.

  4. Só admitiu-se quatro alunos: o esquilo, o pato, a pomba e o coelho.

  5. O esquilo era muito bom correndo e, sobre tudo, na escalada e pulando, mas não sabia nadar. Os professores levaram o esquilo ao rio e disseram para ele: • - Sua meta é nadar para o outro lado da costa.

  6. O esquilo tentou convencê-los de que ele poderia atravessar o rio pulando pelas árvores , pois ele era bom pulando e escalando, e podia alcançar a outra costa à sua maneira, mas a escola procurava a excelência e todos os alunos deviam ser bons em todas as competências sem nenhuma lacuna. O esquilo tentou nadar, mas o cansaço o abateu e ao final afogou-se e foi arrastado pela correnteza do rio.

  7. Agora era o momento do pato, muito bom voando e flutuando na água, mas não escalando. Então sua tarefa era subir na árvore. O pato falou que ele poderia subir voando, mas os professores não aceitaram e obrigaram ao pato escalar. O pato tentou e caiu de cima da árvore, quebrando todos os seus ossos na tentativa.

  8. Chegou a vez da pomba, muito boa voando, mas não correndo. Fizeram-lhe correr tanto que terminou com as asas quebradas e muito cansada.

  9. A pior avaliação foi a do coelho, muito bom correndo, mas ele não podia voar como o pato. Ele tentou convencer seus professores que ele poderia ir a qualquer lugar correndo, mas eles insistiram em que era uma escola de excelência e que os alunos deviam ser excelentes em tudo. Obrigaram o coelho a pular de um precipício e terminou esmagado entre as pedras.

  10. Ao final, a escola fechou por falta de alunos.

  11. Esta é uma excelente fábula que mostra a crença que para fechar lacunas temos que trabalhar as debilidades como principal estratégia do sucesso na vida. Mas a chave para uma vida feliz é fortalecer nossas habilidades, talentos e potencialidades. Todos temos talentos, habilidades e capacidades e são por estas características que somos tão especiais. Acredite sempre em você!

More Related