Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
An lise de Cen rio e An lise de Viabilidade Financeira PowerPoint Presentation
Download Presentation
An lise de Cen rio e An lise de Viabilidade Financeira

An lise de Cen rio e An lise de Viabilidade Financeira

195 Views Download Presentation
Download Presentation

An lise de Cen rio e An lise de Viabilidade Financeira

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

    1. Análise de Cenário e Análise de Viabilidade Financeira

    2. Análise de Cenário É uma abordagem comportamental usada para avaliar o impacto no retorno da empresa, decorrente de mudanças simultâneas em inúmeras variáveis. É uma técnica de análise de risco em que as várias circunstâncias financeiras otimistas e pessimistas são comparadas a uma situação mais provável.

    4. Tipos de Cenário Cenário Pessimista – É uma análise em que as variáveis-chave são estabelecidas em seus piores valores, razoavelmente previstos; Cenário provável – É uma análise em que todas as variáveis são estabelecidas em seus mais prováveis valores; Cenário Otimista – É uma análise em que as variáveis-chave são estabelecidas em seus melhores valores, razoavelmente previstos.

    5. Valor Presente Líquido: Taxa de Desconto

    6. Procedimentos Determinar no mínimo três cenários possíveis que chamaremos Cenário Otimista, Cenário Mais Provável e Cenário Pessimista. Calcular o VPL do fluxo de caixa do orçamento de capital para cada um dos cenários.

    7. Passo a Passo:Cenário Mais Provável 1º passo - Determinar o orçamento de capital que chamaremos, a partir de agora, de “mais provável”; 2º passo - Calcular o VPL do fluxo de caixa do orçamento de capital.

    8. Cenário Mais Provável

    9. VPL:Cenário Mais Provável

    10. Passo a Passo:Cenário Pessimista 3º passo - Determinar o orçamento de capital quando pressupondo o “pior cenário”, agora chamado de Cenário Pessimista. 4º passo - Calcular o VPL do fluxo de caixa do orçamento de capital do cenário pessimista.

    11. Cenário Pessimista

    12. VPL:Cenário Pessimista

    13. Passo a Passo:Cenário Otimista 5º passo - Determinar o orçamento de capital quando pressupondo o “melhor cenário”, agora chamado de Cenário Otimista. 6º passo - Calcular o VPL do fluxo de caixa do orçamento de capital do cenário otimista.

    14. Cenário Otimista

    15. VPL:Cenário Otimista

    16. Análise de Cenário: Cálculos 7º passo - Calcular os seguintes valores: Valor Presente Líquido Esperado do Orçamento de Capital; Variância do Orçamento de Capital; Desvio-Padrão do Orçamento de Capital; Coeficiente de Variação do Orçamento de Capital; Risco do Capital Próprio.

    17. Cálculos

    20. Cálculo da Taxa Interna de Retorno - TIR