1 / 39

CONTRIBUições DA NEUROPSICOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM HUMANA

CONTRIBUições DA NEUROPSICOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM HUMANA. O QUE PENSAM ALGUNS EDUCADORES DE NOSSAS ESCOLAS SOBRE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM HUMANA ?.

oro
Download Presentation

CONTRIBUições DA NEUROPSICOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM HUMANA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONTRIBUiçõesDA NEUROPSICOLOGIAPARA A APRENDIZAGEM HUMANA

  2. O QUE PENSAM ALGUNS EDUCADORES DE NOSSAS ESCOLAS SOBRE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM HUMANA ?

  3. Deve ser algo novo, mas muito complicado, para entender. Essa história de cérebro não me interessa muito, porque é difícil. Quero que me ensinem práticas que dão certo! Pronto! Cada hora é uma novidade só para complicar nossa cabeça. Não gosto nem de pensar o sufoco que foi aprender todos aqueles nomes das formações que tem no cérebro!

  4. Eu imagino que deve ser algo muito legal, mas não sei se estou animado a estudar tanto para compreender a Neurologia, mais ainda temperada de Psicologia... Nossa, deve ser um verdadeiro quebra cabeças. Já começa com a referência à aprendizagem humana. Se os outros animais também aprendem e também têm cérebro, como fica então? Mas, como não quero perder o “trem da história”, creio que vale a pena tentar aprender sobre isso!

  5. E VOCÊS, COLEGAS EDUCADORES (AS) CONCORDAM QUE NÃO TÊM NADA A PERDER SE TENTAREM APRENDER ALGO SOBRE NEUROPSICOLOGIA ?

  6. CONVIDO A QUE ME OUÇAM PARA TENTARMOS RESOLVER O QUEBRA CABEÇAS PRAZEROSAMENTE !

  7. OBJETIVOS DESTA APRESENTAÇÃO • Ampliar a compreensão do fenômeno da aprendizagem humana oferecendo algumas considerações sobre o papel do cérebro; • Contribuir para que os educadores aprimorem a prática pedagógica usando estratégias inspiradas na neuropsicologia.

  8. NEUROPSICOLOGIA: AREA ESPECÍFICA DA PSICOLOGIA QUE ESTUDA O PAPEL DOS SISTEMAS CEREBRAIS NAS COMPLEXAS ATIVIDADES MENTAIS. CIÊNCIA QUE ESTUDA OS DISTÚRBIOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS, COMPORTAMENTAIS E DE PERSONALIDADE, DECORRENTES DE LESÕES NO CÉREBRO.

  9. Neuropsicologia Além de nos fornecer informações sobre o comportamento do indivíduo, tendo como base a atividade cerebral produzida por bilhões de células neurais, também trata das influências do ambiente e das relações interpessoais.

  10. Classificação • Anatômica -- Lobos • Frontal • Parietal • Temporal • Occipital • Ínsula

  11. FUNCIONAL Áreas primárias, secundária e terciária

  12. Organização funcional do cérebro (luria, 1980) Os processos mentais incluem: sensações percepções, linguagem, pensamento memória, planejamento, inibição, flexibilização, D desejo, motivação Tratam-se de sistemas funcionais complexos que não podem ser localizados em áreas precisas e restritas do cérebro, mas em zonas de trabalho– as 3 Unidades Funcionais que compreendem áreas de projeção e de associação.

  13. PROGRAMAÇÃO, REGULAÇÃO E VERIFICAÇÃO DA ATIVIDADE CONSCIENTE. O CÉREBRO HUMANIZADO. As funções executivas. RECEPÇÃO, ANÁLISE E ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES- O CÉREBRO INFORMADO. Inclui as regiões visual (occipital), auditiva (temporal) e sensorial geral (parietal). TÔNUS E VIGÍLIA- O CÉREBRO DESPERTO É a mais primitiva. E regula o estado de consciência. É pré-requisito para o funcionamento cerebral.

  14. na prática...

  15. O QUE PENSA ESTE BEBÊ? ...EU QUERO SABER QUEM É VOCÊ...

  16. A neuropsicologia indaga: Porque este bebê está querendo tocar a formiguinha? O que se passa em seu cérebro?

  17. Ele tem curiosidade e está interessado, o que o levou a ficar atento. Como necessita mobilizar todos os seus sentidos, quer tocar, para perceber e processar melhor a informação em seu cérebro!

  18. Se tocar a formiguinha vai ter uma sensação tátil (na área de projeção primária sensitiva somestésica) e vai experimentar una gnosia visual e tátil- (nas áreas de associação secundária sensitiva - somestésica e visual). Comparando as características das sensações táteis e visuais com o que já tem armazenado em sua memória poderá, ou não, identificar a formiguinha.

  19. EM OUTRAS PALAVRAS, DO PONTO DE VISTA NEUROPSICOLÓGICO... Os processos mentais e comportamentais são sistemas funcionais complexos baseados no trabalho coordenado das áreas cerebrais. Todas contribuem para as reações do indivíduo.

  20. ASSIM, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM HUMANA... Do ponto de vista Cognitivo: Atenção, Percepção Discriminação Memória de curto prazo... Do ponto de vista afetivo Desejo, Interesse, Motivação, Auto-estima ... Do ponto de vista da mente: Raciocínio Planejamento Controle...

  21. USANDO O RACIOCíNIO...

  22. COMO COMPLETAR ESSE DESENHO ?

  23. respOsta

  24. Fechar os olhos quando piscamos resulta da aprendizagem? NÃO! TRATA-SE DE UM ATO REFLEXO ! O PISCAR DOS OLHOS FAZ COM QUE A LÁGRIMA SE ESPALHE PARA LIMPAR A CÓRNEA. E quando pedimos para a criança "namorar" o papai ou a mamãe? SIM! TRATA-SE DE UM COMPORTAMENTO APRENDIDO. ENVOLVE MUITAS OPERAÇÕES NEUROFISIOLÓGICAS, SOCIAIS e PSICOLÓGICAS.

  25. Piscar, levantar o dedinho, são comportamentos motores envolvendo: atenção memória de curta e longa duração desejo de agradar (motivação extrínseca); auto-satisfação (motivação intrínseca)..

  26. Que componentes neuropsocológicos entram nos atos de ler ou escrever: a) pensando b) copiando ? E para o ato de escutar, que componentes neuropsicológicos são necessários?

  27. NA LEITURA AUTOMÁTICA OCORRE A DECIFRAÇÃO, ISTO É, A CONVERSÃO SEQUENCIAL DE GRAFEMAS NOS FONEMAS CORRESPONDENTES. NA LEITURA REFLEXIVA O LEITOR TEM INTERESSE NO QUE LÊ E É CAPAZ DE REPETIR COM SUAS PALAVRAS, O QUE ENTENDEU.,

  28. A escrita como cópia é a reprodução de um modelo externo, sem construção pessoal. A escrita com reflexão é um processo que tem como objetivo expressar idéias, pensamentos ou sentimentos.

  29. ESCUTAR NÃO É OUVIR. OUVIR RELACIONA-SE COM O SIGNIFICADO ESTRITO DAS PALAVRAS, FRASES. OUVIR É DO CAMPO DOS SENTIDOS. ESCUTAR RELACIONA-SE COM A SIGNIFICAÇÃO E QUE VARIA DE PESSOA PARA PESSOA. ESCUTAR É DO CAMPO DA REFLEXÃO.

  30. Como estamos apreendendo aqui? RECEBENDO ESTÍMULOS QUE PERMITEM VER IMAGENS E LER/COMPREENDER PALAVRAS PORQUE AS CONHECEMOS. RECEBENDO ESTÍMULOS AUDITIVOS COMPREENSÍVEIS PORQUE CONHECEMOS A LÍNGUA FALADA REALIZANDO ALGUMAS AÇÕES MOTORAS, INIBINDO OUTRAS E FLEXIBILIZANDO-AS. VIEMOS POR INTERESSE; PERMANECEMOS POR MOTIVAÇÃO.

  31. COMO ESTÁ NOSSA PERCEPÇÃO ?

  32. PERCEPÇÃO É umprocessoativo que envolve, na busca de informações, distinção entre aspectos essenciais de um estímulo, comparação dos aspectos entre si e a formulação de hipóteses e suacomparaçãocom os dados originais.

  33. ATENÇÃO

  34. E AGORA??? No lixo, de novo! Não lembro onde coloquei as chaves do carro ... MEMÓRIA

  35. Estudamos a memória segundo suas: funções, conteúdos e formas de aquisição.

  36. Funções da memória MEMÓRIA DE TRABALHO OU DE CURTA DURAÇÃO MEMÓRIA DE LONGA DURAÇÃO

  37. Conteúdos da memória DECLARATIVA SEMÂNTICA PROCEDURAL DECLARATIVA EPISÓDICA

  38. BIOLOGOA, FISIOLOGIA E CÉREBRO HUMANO

  39. ESPERANDO TER AJUDADO, MUITO AGRADEÇO! ROSITA EDLER CARVALHO edler@centroin.com.br 21 2548 5186

More Related