1 / 62

A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO

A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO. ESTÁGIOS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL. A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS EM PRODUTOS ACABADOS OCORREU EM 4 ESTÁGIOS: ARTESANATO, MANUFATURA, INDÚSTRIA E REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA. .

omer
Download Presentation

A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO

  2. ESTÁGIOS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL • A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS EM PRODUTOS ACABADOS OCORREU EM 4 ESTÁGIOS: ARTESANATO, MANUFATURA, INDÚSTRIA E REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA.

  3. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (SÉCULOS XVIII E XIX), OCORRIDA NA INGLATERRA, DISSEMINOU-SE POR OUTROS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL, PELO JAPÃO, ESTADOS UNIDOS E CANADÁ.

  4. VÁRIAS COLÔNIAS DA ÁSIA E DA ÁFRICA FORAM OCUPADAS NA BUSCA FRENÉTICA DOS NOVOS “DONOS” DA INDÚSTRIA POR MATÉRIA-PRIMA E NOVOS MERCADOS DE CONSUMO.

  5. ESSA ÉPOCA FICOU CONHECIDA COMO IMPERIALISMO. • A NOVA ATIVIDADE TRANSFORMOU E AGILIZOU O QUE ANTES ERA CHAMADO DE ARTESANATO E MANUFATURA.

  6. A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • A INGLATERRA FOI O BERÇO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL. • PIONEIRISMO INGLÊS PODE SER EXPLICADO POR ALGUNS FATORES OU ACONTECIMENTOS:

  7. ACÚMULO DE CAPITAL PROVENIENTE DO MERCANTILISMO E DO COLONIALISMO, NA FASE DO CAPITALISMO COMERCIAL (SÉC.XVI AO XVIII).

  8. O ESTADO SOB O CONTROLE DA BURGUESIA DESDE A REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688), QUE INSTALOU A PRIMEIRA MONARQUIA PARLAMENTAR.

  9. IMPORTANTES RESERVAS DE CARVÃO MINERAL E MINÉRIO DE FERRO. • MATÉRIAS-PRIMAS FORNECIDAS PELAS COLÔNIAS, QUE FORMAVAM O MAIOR IMPÉRIO DA ÉPOCA. • EXCESSO DE MÃO-DE-OBRA CAUSADO PELO ÊXODO RURAL.

  10. MÁQUINAS IMPULSIONAVAM A “NOVA INDÚSTRIA”. A GRANDE NOVIDADE FOI A MÁQUINA A VAPOR, CRIADA POR THOMAS NEWCOMEN, EM 1712, E APERFEIÇOADA POR JAMES WATT, EM 1765.

  11. A ENERGIA PRODUZIDA PELO VAPOR CRIOU CONDIÇÕES PARA QUE A NOVA ATIVIDADE SE DESENVOLVESSE, AO MESMO TEMPO QUE FAVORECEU UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO NOS MEIOS DE TRANSPORTE.

  12. Barco a vapor

  13. A “NOVA INDÚSTRIA” (MAQUINOFATURA) TEM COMO PRINCIPAL DIFERENCIAL DO ARTESANATO E DA MANUFATURA O USO DA MÁQUINA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO.

  14. NESSA FASE, O CARVÃO TEVE UMA ENORME IMPORTÂNCIA COMO FONTE DE ENERGIA, O QUE EXPLICA A LOCALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS INDÚSTRIAS PRÓXIMO DAS BACIAS CARBONÍFERAS, NA INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS.

  15. Mina inglesa

  16. COM O PASSAR DO TEMPO, NOVAS TÉCNICAS FORAM CRIADAS, NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO SURGIRAM E A ECONOMIA MUNDIAL PASSOU A GIRAR EM TORNO DA INDÚSTRIA.

  17. A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • NA SEGUNDA METADE DO SÉC XIX (1860), A INDÚSTRIA ASSUME UMA NOVA “FISIONOMIA”, COM NOVAS DESCOBERTAS TECNOLÓGICAS, NOVOS SETORES INDUSTRIAIS E FONTES DE ENERGIA: O PETRÓLEO E A ELETRICIDADE.

  18. A METALURGIA, A SIDERURGIA E A INDÚSTRIA DE AUTOMÓVEIS ADQUIREM GRANDE IMPORTÂNCIA.

  19. NOVIDADES DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • PROCESSO BESSEMER- TRANSFORMAÇÃO DO FERRO EM AÇO.

  20. DÍNAMO- PERMITIU O USO DA ELETRICIDADE COMO FONTE DE ENERGIA PARA AS MÁQUINAS.

  21. MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA- RUDOLF DIESEL (1883 A 1892)

  22. TELEFONE - 1867 - GRAHAM BELL.

  23. INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGINAL OU CLÁSSICA • A NOVA ATIVIDADE ECONÔMICA LOGO SE ESPALHOU PELOS PAÍSES QUE TAMBÉM REUNIAM ESSAS CONDIÇÕES: FRANÇA, ALEMANHA E ITÁLIA, NA EUROPA; ESTADOS UNIDOS E CANADÁ, NA AMÉRICA; E JAPÃO NA ÁSIA.

  24. O INGRESSO NO “CLUBE DOS INDUSTRIALIZADOS” GARANTIU A ESSES PAÍSES UM LUGAR DE DESTAQUE NA ECONOMIA MUNDIAL E A DOMINAÇÃO DE UM GRANDE NÚMERO DE COLÔNIAS ESPALHADAS PELOS CONTINENTES AFRICANO E ASIÁTICO.

  25. REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA, JAPÃO, ESTADOS UNIDOS E CANADÁ FORMAM HOJE O CONJUNTO QUE REÚNE AS SETE MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO (G-7). POSSUEM UM SETOR INDUSTRIAL COMPLETO, COM GRANDES INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E SUAS GRANDES CORPORAÇÕES ATUAM NO MUNDO TODO.

  26. Novos métodos de trabalho • PARA MELHOR CUMPRIR SUA FINALIDADE DENTRO DO CAPITALISMO, ISTO É, GERAR LUCRO, A INDÚSTRIA PROCUROU APERFEIÇOAR AS FORMAS DE TRABALHO E DE PRODUÇÃO.

  27. O NORTE AMERICANO FREDERICK TAYLOR INOVOU COM O MÉTODO CONHECIDO COMO TAYLORISMO OU ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO, QUE USOU PELA PRIMEIRA VEZ OS CONCEITOS DE SELEÇÃO E TREINAMENTO DE EMPREGADOS E CONSEGUIR UMA MAIOR PRODUTIVIDADE DELES.

  28. HENRY FORD, O MAGNATA DA INDÚSTRIA DE AUTOMÓVEIS, APERFEIÇOOU AS TEORIAS DE TAYLOR, INTRODUZINDO O MÉTODO CONHECIDO COMO FORDISMO, CARACTERIZADO PELA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHADOR, PELA LINHA DE MONTAGEM E PELA PRODUÇÃO EM SÉRIE.

  29. O FORDISMO APROVEITOU, AO MÁXIMO, A FORÇA DE TRABALHO E SÓ ENFRAQUECEU, A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX, COM A INTRODUÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE TRABALHO. (PÓS-FORDISMO) .

  30. A CONCENTRAÇÃO DO CAPITAL INDUSTRIAL DEU ORIGEM AOS MONOPÓLIOS E OLIGOPÓLIOS, EMPRESAS QUE DOMINAM O MERCADO DE DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO.

  31. APÓS A SEGUNDA GUERRA (1939-1945) INICIA-SE UM NOVO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, DESSA VEZ NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA E DEPENDENTE.

  32. A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • A INVENÇÃO DO COMPUTADOR (1946) ACELEROU O PROCESSO DA INFORMATIZAÇÃO E DAS INDÚSTRIAS LIGADAS AO SETOR.

  33. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO, OUTRAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS TRANSFORMARAM PROFUNDAMENTE A ECONOMIA INDUSTRIAL.

  34. O USO DO COMPUTADOR PESSOAL, NOVAS FONTES DE ENERGIA (SOLAR, EÓLICA, BIOMASSA, DAS MARÉS), A MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (PÓS-FORDISMO) E A UTILIZAÇÀO DA INFORMÁTICA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DERAM NOVA CONCEPÇÃO PARA O TERMO INDÚSTRIA.

  35. AS ATIVIDADES ECONÔMICAS QUE MAIS CRESCEM SÃO AQUELAS QUE “VENDEM” SERVIÇOS (INFORMÁTICA, TELECOMUNICAÇÕES, ROBÓTICA) E SÃO CHAMADAS DE “INDÚSTRIAS INTELIGENTES”

  36. OS ANTIGOS FATORES DE LOCALIZAÇÃO INUSTRIAL (FONTES DE ENERGIA, MATÉRIA-PRIMA) PERDEM UM POUCO SUA FORÇA. AS INDÚSTRIAS BUSCAM OUTRAS VANTAGENS COMO: • INCENTIVOS FISCAIS; • MÃO-DE-OBRA BARATA; • FACILIDADE DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO.

  37. JUST IN TIME – O PÓS FORDISMO • NO SÉCULO XXI, O FORDISMO ESTÁ ULTRAPASSADO. A NOVA INDÚSTRIA PRECISA DE UM TRABALHADOR CRIATIVO E QUE PARTICIPE DE TODO O PROCESSO DE PRODUÇÃO.

  38. NÃO DEVE MAIS HAVER A RÍGIDA SEPARAÇÃO ENTRE A DIREÇÃO (QUE PENSA) E O OPERÁRIO (QUE EXECUTA). • A “LINHA DE MONTAGEM” PODE SER OPERADA PELO COMPUTADOR E A EMPRESA PODE EMPREGAR MÃO-DE-OBRA TERCEIRIZADA.

  39. OS ESTOQUES (MATÉRIA- PRIMA E PRODUTOS ACABADOS) SÃO CALCULADOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS SOLICITAÇÕES DO MERCADO, PARA EVITAR DISPERDÍCIOS. • AUMENTA A DEMANDA PELO TRABALHADOR QUALIFICADO PARA OPERAR AS MÁQUINAS.

More Related