1 / 10

Análise Alométrica das Bacias Fluviais

Análise Alométrica das Bacias Fluviais. Relação do comprimento dos canais: A definição de relação do comprimento dos canais se assemelha com a relação de bifurcação R L = L u / L u -1 sendo: R L = Relação de comprimento L u = SL u /N u

noel
Download Presentation

Análise Alométrica das Bacias Fluviais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise Alométrica das Bacias Fluviais Relação do comprimento dos canais: A definição de relação do comprimento dos canais se assemelha com a relação de bifurcação RL = Lu/Lu-1 sendo: RL = Relação de comprimento Lu = SLu/Nu SLu= é a soma dos comprimentos de todos os segmentos do canal de ordem U

  2. Horton estabeleceu a lei do comprimento dos canais “Em uma bacia determinada, os comprimentos médios( acumulativo) dos canais de cada ordem ordenam-se segundo uma série geométrica direta, cujo primeiro termo é o comprimento médio dos canais de primeira ordem, e a razão é a relação entre os comprimentos” Relação entre o índice do comprimento médio e o índice de bifurcação: quando esta relação se modifica relaciona-se à fatores hidrológicos, morfológicos e geológicos ou climáticos que se alteraram.

  3. A lei de Horton relacionado ao comprimento dos canais se expressa matematicamente com a seguinte equação Lu=L1*RL(u-1) Sendo: L1= é o comprimento médio dos segmentos de primeira ordem O comprimento do rio principal: podem ser utilizados vários critérios

  4. a) o critério estabelecido por Horton, pois o canal de ordem mais elevada corresponde ao rio principal b) em cada bifurcação, a partir da desembocadura. Optar pelo ligamento de maior magnitude c) em cada confluência, a partir da desembocadura, seguir o canal fluvial montante situado em posição altimétrica mais baixa, no conjunto da bacia d) curso de água mais longo, da desembocadura da bacia até determinada nascente, medido como a soma dos comprimentos dos seus ligamentos.

  5. Relação de áreas das bacias de ordem sucessivas: Ra = Au/Au-1 Au = área média das bacias de ordem U A lei de Horton para o comprimento dos canais pode converter-se em uma lei de área das bacias trocando algumas palavras: “ Em uma bacia hidrográfica determinada, a área média das bacias de drenagem dos canais de cada ordem ordena-se aproximadamente segundo uma série geométrica direta, na qual o primeiro termo é a área média das bacias de primeira ordem”

  6. Por analogia com a lei do comprimento dos canais, a lei da área das bacias pode ser expressada como: Au= A1 * R L(u-1) A1 = área média das bacias de primeira ordem. Deve-se lembrar que a propriedade altimétrica também é válida para a declividade média dos canais Relação entre a área média da bacia e o comprimento médio do rio ( acumulativo):

  7. Análise areal das Bacias Hidrográficas: a) área: E toda a área drenada pelo conjunto do sistema fluvial, projetada em plano horizontal b) comprimento: podem ser definidos como “b1) distância medida em linha reta entre a foz e determinado ponto do perímetro eu assinala eqüidistância no comprimento do perímetro entre a foz e ele. O ponto mencionado representa, então, a metade da distância correspondente ao comprimento total do perímetro; b2) maior distância medida em linha reta, entre a foz e determinado ponto situado ao longo do perímetro; b3) distância medida, em linha reta, entre a foz e o mais alto ponto situado ao longo do perímetro”( Christofoletti 1980 )

  8. c) densidade dos cursos de água: é o numero de cursos de água por Km2 D= N/A D= densidade dos cursos d’água N= número total de cursos ou canais de água (estabelecido por Horton) A= área da bacia considerada d) densidade de drenagem: correlaciona o comprimento total dos canis de escoamento com a área da bacia hidrográfica Dd=L/A Dd= densidade de drenagem L = comprimento total dos canais A= área da bacia

More Related