1 / 109

Pesquisa em Educação: Elaboração de Projetos

Pesquisa em Educação: Elaboração de Projetos. Professora: Vera Rodrigues. OBJETIVOS DA DISCIPLINA.

nascha
Download Presentation

Pesquisa em Educação: Elaboração de Projetos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pesquisa em Educação: Elaboração de Projetos Professora: Vera Rodrigues

  2. OBJETIVOSDA DISCIPLINA • A disciplina Pesquisa em Educação propõe uma abrangência que a insere no processo científico global, indo além da instrumentalização na elaboração do projeto de pesquisa, trabalhando com questionamentos e reflexões que antecedem a elaboração, orientando sobre os suportes textuais que apóiam essa elaboração, buscando alcançar a finalização do processo de pesquisa, com a divulgação de um trabalho cientifico, além de propor uma reflexão profunda sobre o ofício do cientista.

  3. O QUE VOCÊ SABE SOBRE... • A PESQUISA EM EDUCAÇÃO, A INTERNET E A EAD

  4. A internet é uma ferramenta revolucionária, uma vez que impactou significativamente a vida humana do século XXI, tanto na esfera privada como na esfera social, impulsionando mudanças que, radicalmente vem afetando o mundo do trabalho, da educação, as pesquisas em educação e das relações interpessoais .

  5. continuação Motivando-nos a refletir sobre este em todos os aspectos que comporta: relação professor Aluno, processo ensino aprendizagem, controles de avaliação, elaboração de materiais pedagógicos, Políticas de alfabetização cientifica, as pesquisas, o acesso às tecnologias, autonomia pensamento, cognição, moral, entre muitas outras.

  6. continuação • A Internet A rede mundial de computadores, Internet, foi criada a partir de um projeto conduzido pelo departamento de defesa dos Estados Unidos, Arpanet, ao longo dos anos 60, que visava o desenvolvimento de rede de computadores para a comunicação. Esta é parte multimídia da internet.

  7. Continuação Digitando-se um endereço, também chamado de URL, na caixa de diálogo localizado no topo da tela-barra de status, obtém-se Uma página, ou site, com imagens, trechos de vídeo, sons e animação.

  8. continuação De um modo geral, as páginas, ou sites, são os pontos de partida para outras, permitindo a. “navegação” por meio de botões, mais conhecidos como Iinks, quase em percebidos quando o cursor do mouse se transforma, ao passar sobre eles, em uma pequenina mão fechada com o indicador esticado.

  9. continuação O endereço, ou URL, segue um padrão, identificável de acordo com sua natureza e nacionalidade. Além disso, a web dispõe de serviços de busca; através de programa gratuitos, tais como Yahoo ou Google, em que a pesquisa é realizada palavra por palavra ou palavras-chave, mas não é seletiva quanto ao grupo de interesse.

  10. Continuação É diferente de portal, que reúne, em um mesmo site, vários endereços sobre um assunto, também permitindo a busca por palavra ou frase. • Blog • Intranet • Videoconferência • Listas de discussão

  11. continuação • Teleconferência • Fórum • Web • Chat

  12. SINTETIZANDO... Vimos uma panorâmica histórica acerca do surgimento da internet, recursos básicos que são oferecidos para os usuários, como usá-la para realizar uma pesquisa inteligente e pontos para se refletir a respeito do seu significado no ensino à distância.

  13. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PESQUISA Fundamentação teórica da pesquisa, cujo assunto da semana, versa sobre o Conhecimento científico, temática, cremos, fundamental para se introduzir e alcançar a ideia de pesquisa.

  14. continuação O conhecimento é um tema intimamente relacionado à educação e consequentemente à pesquisa, afinal, ambas trabalham visando o conhecimento, o saber. Entretanto, Não se busca qualquer conhecimento, mas um conhecimento determinado, um tipo específico e isso tanto pressupõe que há um conhecimento que atende às exigências educacionais e da pesquisa como afirma a existência plural do conhecimento.

  15. continuação Ou seja, existe mais de um tipo de conhecimento e nessa aula, abordaremos os tipos de conhecimento com suas características e também as teorias que tentam explicarcomochegamos ao conhecimento, ou seja, como aprendemos.

  16. continuação Comochegamos ao conhecimento, ou seja, como aprendemos. Desse modo, podemos chegar à compreensão de qual conhecimento o processo da pesquisa está em busca. Conhecimento é um termo que dá margem a uma variedade de definições que depende da área do conhecimento e do contexto onde está inserido, poderíamos então inferir que, é um termo polissêmico, que comporta vários sentidos e significados.

  17. CONTINUAÇÃO No entanto, para o processo de pesquisa há um conhecimento que em especial é relevante e é esse que nos interessa: o conhecimento científico, porém, antes de falar sobre este, será necessário, discorrer um pouco sobre EPISTEMOLOGIA.

  18. CONTINUAÇÃO • O que é ciência? Ciência é um campo de conhecimento com técnicas especializadas de verificação, interpretação e interferência da realidade. A ciência compreende a teoria, a análise e a política. A teoria caracteriza-se como conjunto de princípios de uma ciência, ou conjunto de tentativas de explicação de um número limitado de fenômenos.

  19. continuação Apenas a mente humana que possui teorias é capaz de distinguir, entre inúmeros fatos, aqueles que são relevantes. A análise, por sua vez, ocupa-se da aplicação da teoria. Visa distinguir fenômenos não no desenvolvimento da teoria.

  20. continuação . Busca interpretar fatos e fazer previsões. Já a política ocupa-se da transição entre o que é para o como deve ser.

  21. O que é PARADIGMA DA PESQUISA? A discussão sobre paradigma, assim Como a discussão sobre ciência e Conhecimento científico, são centrais quando trabalhamos com a pesquisa científica, pois a antecedem em termos teóricos determinantes. Utilizando a analogia do processador, podemos inferir que estes “ingredientes”.

  22. continuação Formam a base, a massa da pesquisa, e que, é a partir deles que pode se proceder à elaboração da pesquisa propriamente dita. Nesse sentido, o paradigma funciona como uma grande perspectiva que abarca diferentes nuances da vida humana.

  23. A pesquisa científica Objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, da ciência pura, ou aplicada; da matemática ou da agricultura, da tecnologia ou da literatura. Ora, tais pesquisas são sistematicamente planejadas e levadas a efeito segundo critérios

  24. continuação rigorosos de processamento das informações. Será chamada pesquisa científica se sua realização for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência. Os trabalhos de graduação e pós graduação, para serem considerados pesquisas científicas, devem produzir ciência, ou dela derivar ou acompanhar seu modelo de tratamento.

  25. continuação A pesquisas científicas, devem produzir ciência,ou dela derivar ou acompanhar seu modelo de tratamento. Melhor seria denominar os trabalhos de graduação ou colegiais de trabalhos de iniciação à ciência, passo necessário para se alcançar o estágio da pesquisa científica. A

  26. SUGESTÃO ASSISTA... O Nome da Rosa – “Der Name Der Rose” - 1986 Para Ilustrar sobre o conhecimento, controle sobre a verdade e liberdade.

  27. Até a nossa próxima aula

  28. MÓDULO II • PESQUISA EDUCACIONAL

  29. O que significa para você pesquisa educacional? • Você acha que existe alguma peculiaridade na pesquisa em educação?Porquê e qual seria?

  30. A pesquisa em educação encontra-se inserida no panorama das ciências culturais, onde também estão inseri- das a psicologia social, a sociologia, a economia, a política, história, etc. Pesquisas nesta área, relativa às ciências humanas de modo geral,

  31. Continuação exigem a aplicação de metodologia e técnicas adequadas, que poderão apresentar similaridades quanto à observação, à interpretação e à comparação.Na interpretação dos dados da pesquisa, haverá a possibi lidade de utilização da interpretação

  32. continuação oriunda de outras ciências tais como sociologia, psicologia, política, etc. ou um conjunto de teorias que dêem suficiente embasamento para dar con- ta e explicar o objeto de estudo seccionado, e, pesquisar em educa- ção sem conhecimento das varias

  33. continuação teorias pode não conduzir a bons resultados. Esse fato talvez resida no intenso debate teórico que se trava na Pedagogia sobre identidade, delimita ção do campo científico e do status de ciência, aliado à própria “imatu Ridade” do campo da pesquisa

  34. continuação educacional, já que ela tem início no final dos anos 30 do século passado, com a criação do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos). Em razão de sua curta trajetória, em termos históricos, além de outras fragilidades apontadas como a baixa qualidade dos trabalhos científicos

  35. continuação produzidos, pulverização temática, tendências a modismos e fragilida- de metodológica na abordagem dos problemas, a pesquisa educa- cional ainda carece de bases sóli- das para se impor na comunidade científica.

  36. A Pesquisa em Educação e suas Especificidades Em educação a pesquisa se reveste de algumas características específicas. Porque pesquisar em educação signifi ca trabalhar com algo relativo a seres humanos ou com eles mesmos, em Seu próprio processo de vida. O con- lhecimento a ser gerado aqui, rara- mente - e bem ortodoxamente poderíamos afirmar nunca – pode ser

  37. continuação obtido por uma pesquisa estritamente experimental onde todos os fatores da situação podem ser controlados. Isto possível para uma parte dos proble- mas em áreas como a Física, à Biolo- gia ou a Química,em que manipula- ções do objeto de estudo são possí- veis. Não o é para as questões ligadas à educação humana, porque certos

  38. continuação controles não podem ser aplicados aos seres humanos vivos e nem a situações sociais nas quais esta educação se processa. Muito do que estamos falando tem a ver com o que se pensa ser educação. Não estou pretendendo abordar aqui as

  39. continuação Discussões sobre isso mas apenas lembrar que, concretamente, quando o vocabulário educação é usado o é em múltiplos sentidos. Sentidos estes que são as representa representações que as pessoas se fa- zem daquilo que concretamente

  40. continuação vivenciam como sendo educação. Na prática, a verdade é que, de qual- quer maneira, ela envolve desde problemas de desenvolvimento bioneurológico implicados nas nossas possibilidades de aprendiza gem, de relação e, portanto, na base

  41. continuação das questões de ensino, até questões de ordem social mais amplas, dado que a educação processa-se dentro de um sistema de relações sociais e, neste, ela mesma institucionaliza-se em sistemas escolares. Este campo envolve, pois, a interação complexa

  42. continuação de todos os fatores implicados na existência humana desde o nosso corpo até as nossas ideologias, num conjunto único, porém,em constante processo simultâneo de consolidação, contradição e mu-

  43. A Pesquisa em Educação no Brasil PESQUISA EM EDUCAÇÃO: BUSCANDO O RIGOR E QUALIDADE

  44. “O que se considera uma boa pesqui- sa em educação? Devem existir pa- drões universais dentro desse campo tão amplo e tão diverso de pesquisa? Se vamos responder positivamente a esta questão, quem deve criar esses padrões? Com que meios?

  45. continuação Se for possível chegar a um acordo sobre quais sejam esses padrões, Como devem ser divulgados e Implementados e quem fará isso? Essas questões levaram à formação de um grupo de trabalho que ficou com a tarefa de analisar a situação da

  46. continuação pesquisa em educação nos Estados Unidos e fazer recomendações para o seu aperfeiçoamento Mesmo em um país com uma longa história de pesquisa e ampla produção há inte- resse em rever e analisar criticamen te o que vem sendo produzido na

  47. continuação área e em buscar caminhos para seu contínuo aprimoramento. A conclusão do grupo de estudos, após oito anos de trabalho, é que, para assegurar a qualidade da pes- quisa em educação, é preciso pro- mover o debate nas universidades,

  48. continuação Nas escolas, nas agências de fomento, nas revistas, na internet, de modo a criar meios para que possam emergir concepções consensuais do que seja uma “boa” ou uma “má” pesquisa

  49. Falta de domínio dos pressupostos dos métodos e técnicas Várias revisões de pesquisas têm Apontado afragilidade metodológi- ca dos estudos e pesquisas da área de educação por tomarem porções muito reduzidas da realidade, um número muito limitado de observa-

  50. continuação -ções e de sujeitos, por utilizarem Instrumentos precários nos levantamentos de opinião, por Realizarem análises pouco fundamentadas e interpretações sem respaldo teórico.

More Related