sistema circulat rio n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SISTEMA CIRCULATÓRIO PowerPoint Presentation
Download Presentation
SISTEMA CIRCULATÓRIO

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 43
Download Presentation

SISTEMA CIRCULATÓRIO - PowerPoint PPT Presentation

mohawk
311 Views
Download Presentation

SISTEMA CIRCULATÓRIO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO

  2. Sistema Circulatório • O sistema circulatório sanguíneo ou sistema cardiovascular é formado por: • Coração- é o órgão que bombeia o sangue. • Vasos sanguíneos – estruturas por onde circula o sangue, desde o coração até aos órgãos e destes até ao coração. • Sangue – juntamente com a linfa faz parte do meio interno do organismo. • O sistema circulatório sanguíneo, em conjunto com o sistema linfático, assegura a troca de substâncias entre nos diferentes órgão do corpo humano.

  3. Coração O coração localiza-se na cavidade torácica entre os dois pulmões, envolvido por uma membrana, o pericárdio. O coração é constituído, principalmente, por tecido muscular cardíaco ou miocárdio.

  4. Coração - Constituição Internamente o coração está dividido em quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. As duas aurículas estão separadas pelo septointerauricular e os ventrículos pelo septo interventricular.

  5. Coração – Válvulas cardíacas Função: As válvulas cardíacas impedem o retorno do sangue. • As válvulas AV separam as aurículas dos ventrículos – Válvulas auriculoventriculares. • À saída dos ventrículos, no início da artéria aorta e da artéria pulmonar existem as válvulas semilunaresou arteriais.

  6. Válvulas cardíacas Semilunar aberta Semilunar fechada

  7. Artéria aorta Veia cava superior Artéria pulmonar Válvula semilunar Veia pulmonar Aurícula direita Aurícula esquerda Válvula AV bicúspide Válvula AV tricúspide Ventrículo direito Ventrículo esquerdo Veia cava inferior Miocárdio Septo interventricular Coração - Constituição Prof Teresa Condeixa

  8. Artéria aorta Veia cava superior Artéria pulmonar Artéria pulmonar Veia pulmonar Aurícula direita Aurícula esquerda Ventrículo direito Ventrículo esquerdo Veia cava inferior Artéria e veias coronárias Coração Prof Teresa Condeixa

  9. Vasos sanguíneos

  10. Função vasos sanguíneos • As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. • As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. • Os capilares são vasos muito finos que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes nos tecidos.

  11. Vasos sanguíneos

  12. Pressão vasos sanguíneos

  13. Veia

  14. Sangue (Plasma e elementos celulares) As principais funções do sangue são: o transporte, a regulação e a protecção.

  15. Sangue

  16. Glóbulos vermelhos ou eritrócitos Contêm hemoglobina que transporta oxigénio dos pulmões para os tecidos e dióxido de carbono em sentido inverso.

  17. Glóbulos vermelhos ou eritrócitos Hemoglobina + Dióxido de Carbono Carbo-hemoglobina (reacção instável) Hemoglobina + Oxigénio Oxi-hemoglobina (reacção instável)

  18. Glóbulos vermelhos ou eritrócitos

  19. Glóbulos vermelhos ou eritrócitos Os efeitos da altitude http://www.discoverybrasil.com/everest/altitude/flash/noflash/index.shtml

  20. Glóbulos brancos ou leucócitos Defesa do organismo contra tumores, micoorganismos e toxinas.

  21. Glóbulos brancos Pseudópodes http://www.youtube.com/watch?v=fpOxgAU5fFQ&NR=1

  22. Glóbulos brancos Prof Teresa Condeixa

  23.  As plaquetas são constituídas essencialmente por proteínas e desempenham um papel muito importante na coagulação do sangue. Plaquetas As plaquetas desempenham um papel muito importante na coagulação do sangue.

  24. Formação de células sanguíneas Os elementos figurados do sangue derivam de células indiferenciadas (stemcells ou células estaminais) na medula óssea vermelha.

  25. Sistema Linfático • O sistema linfático é constituído pela linfa, vasos linfáticos, tecido linfático, gânglios linfáticos, amígdalas baço e timo. • Desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio interno, na defesa do organismo e na absorção de gorduras resultantes da digestão.

  26. Formação da linfa

  27. Ciclo cardíaco Sístole- Contracção do músculo cardíaco. Diástole-Relaxamento. Prof Teresa Condeixa

  28. Circulação sanguínea http://www.youtube.com/watch?v=N3n_l4qOEJ0

  29. Sangue venoso/arterial Sangue arterial (rico em oxigénio) Sangue venoso (rico em dióxido de carbono)

  30. Sangue arterial Sangue venoso Sangue arterial Sangue venoso Circulação sistémica Ventrículo esquerdo Artéria aorta Todo o organismo Aurícula direita Veias cavas

  31. Sangue venoso Sangue venoso Sangue arterial Sangue arterial Circulação pulmonar Ventrículo Direito Artéria pulmonar Pulmões Aurícula esquerda Veia pulmonar

  32. Pressão ventrículos Prof Teresa Condeixa

  33. Pressão arterial Prof Teresa Condeixa

  34. Doenças cardiovasculares Estas doenças são indicadores de saúde pois são responsáveis por elevadas taxas de morbilidade, invalidez e mortalidade. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal.

  35. Aterosclerose • Aterosclerose é uma doença da parede das artérias. Há perda da elasticidade e deposição de placas de gordura na camada interna das. O resultado é o entupimento das artérias prejudicando a circulação. Essas placas de gordura são formadas por colesterol e recebem o nome de placas de ateroma, daí o nome da doença.

  36. Enfarte do miocárdio O enfarte do miocárdio é um processo de necrose (morte do tecido) de parte do músculo Cardíaco por falta sangue, se as artérias coronárias entupirem. http://www.enfarte.com/index.html

  37. AVC O AVC (Acidente Vascular Cerebral)decorre do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos no encéfalo (hemorragia).

  38. Hipertensão • Quando o sangue exerce demasiada pressão sobre a parede das artérias , a pressão arterial é alta. • Consideram-se hipertensos os indivíduos que mantêm continuamente uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9. Esta situação inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.

  39. Varizes http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/443/

  40. Pacemaker Um pacemaker é um pequeno dispositivo que produz impulsos eléctricos que estimulam o músculo cardíaco com o intuito de manter ou regular o ritmo cardíaco. http://www.fpcardiologia.pt/docs/N6.pdf

  41. Doenças cardiovasculares A prevenção das doenças cardiovasculares está directamente relacionada com estilos de vida saudáveis.

  42. A partir dos 18 anos… Dar sangue http://www.ipsangue.org/

  43. POEMA DO CORAÇÃO Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração,e também a Bondade,e a Sinceridade,e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração.Então poderia dizer-vos:"Meus amados irmãos,falo-vos do coração",ou então:"com o coração nas mãos". Mas o meu coração é como o dos compêndiosTem duas válvulas (a tricúspide e a mitral)e os seus compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos).O sangue a circular contrai-os e distende-ossegundo a obrigação das leis dos movimentos. Por vezes acontecever-se um homem, sem querer, com os lábios apertados,e uma lâmina baça e agreste, que endurecea luz dos olhos em bisel cortados.Parece então que o coração estremece.Mas não.Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático,que esse vento que sopra e que ateia os incêndios,é coisa do simpático.Vem tudo nos compêndios. Então, meninos!Vamos à lição!Em quantas partes se divide o coração? ANTÓNIO GEDEÃO (1906 - 1997)