1 / 16

Cultura organizacional

Cultura organizacional. ORGANIZAÇÃO - “O conceito de organização pressupõe a interação entre os indivíduos, por meio das relações sociais que se desenvolvem com base nos princípios e nos objetivos definidos na própria estrutura organizacional” (FEUERSCHTTER, 1997, p. 74).

Download Presentation

Cultura organizacional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cultura organizacional

  2. ORGANIZAÇÃO - “O conceito de organização pressupõe a interação entre os indivíduos, por meio das relações sociais que se desenvolvem com base nos princípios e nos objetivos definidos na própria estrutura organizacional” (FEUERSCHTTER, 1997, p. 74).

  3. "Cultura é a experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Portanto, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas".  Schein (1996, p.8-9) cultura

  4. Entre as definições clássicas de cultura, está a definição de Sérgio Buarque de Holanda:  "Conjunto de valores, hábitos, influências sociais e costumes reunidos ao longo do tempo, de um processo histórico de uma sociedade. Cultura é tudo que com o passar do tempo se incorpora na vida dos indivíduos, impregnando o seu cotidiano" (HOLANDA, 1975, p.74). 

  5. Cultura popular - pode ser entendida como as manifestações culturais de classes diferentes da cultura dominante e que está fora das instituições. 

  6. Evolução da cultura organizacional

  7. Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais. Definição de cultura organizacional

  8. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza. As pesquisas sugerem que existem sete características básicas que, em seu conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização.

  9. Inovação e assunção de riscos – o grau que os funcionários são estimulados a inovar e a assumir riscos. Atenção aos detalhes – o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. Sete características básicas

  10. Orientação para os resultados – o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance.

  11. Orientação para as pessoas – o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

  12. Orientação para a equipe – o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

  13. Agressividade – o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas. Estabilidade – o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quoem contraste com o crescimento.

  14. Cada uma dessas características existe dentro de um continuum que vai de um grau baixo até um grau elevado.

  15. FEUERSCHUTTER, S. G. Cultura Organizacional e Dependências de Poder: A Mudança Estrutural em uma Organização do Ramo da Informática. RAC, v.1, n.2, Maio/Ago. 1997: 73-95. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975.  ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. SCHEIN, E. H. Liderança e Cultura. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro. São Paulo : Futura, 1996. referências

More Related