unidade 3 temas 1 2 e 3 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Unidade 3- Temas 1,2 e 3 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Unidade 3- Temas 1,2 e 3

play fullscreen
1 / 44
Download Presentation

Unidade 3- Temas 1,2 e 3 - PowerPoint PPT Presentation

minor
89 Views
Download Presentation

Unidade 3- Temas 1,2 e 3

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Unidade 3- Temas 1,2 e 3 Livro páginas 60 a 73 Regionalização da América Para facilitar a compreensão física do continente americano, observou-se que ao longo das Américas existem duas distintas e visíveis cadeias de montanhas (Montanhas Rochosas, ao norte e Cordilheira dos Andes, ao sul) e no centro do continente há um “istmo” que une as duas partes (Norte e Sul). Em razão disto, divide-se a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

  2. Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. A América Anglo-Saxônica era, predominantemente colônia de povoamento, enquanto a América Latina colônia de exploração.

  3. A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO

  4. DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

  5. DIVISÃO HISTÓRICO–SOCIAL–ECONÔMICA América Anglo-Saxônica e América Latina

  6. América Anglo-Saxônica e América Latina Uma passou pela colonização de povoamento A outra passou pela colonização de exploração

  7. Colônias de Povoamento Os europeus se dirigiram ao novo continente para lá viverem em definitivo, construírem uma nova pátria. Muitos deles saíram da Europa em virtude de conflitos. Como vieram com o intuito de fixar residência, seu objetivo foi o desenvolvimento local. Esse tipo de colonização ocorreu na América Anglo-Saxônica.

  8. Colônias de Exploração Ocorreu em toda a América Latina. Os colonizadores tinham como objetivo principal o enriquecimento e posterior retorno a seus países de origem.

  9. Relevo e hidrografia do Continente americano

  10. Relevo e hidrografia interferem nas formas de ocupação e na distribuição da população no espaço  - e são profundamente transformados por ela .

  11. Relevo e hidrografia do Continente americano Relevo e hidrografia interferem nas formas de ocupação e na distribuição da população no espaço  - e são profundamente transformados por ela .    Temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no continente americano. As variações do relevo das Américas Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas

  12.          O Relevo Americano  •    Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo, que se distinguem uma da outra pela altitude: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro, e os planaltos e  montanhas antigos desgastados do leste .   O relevo e a hidrografia foram muito importantes no processo de ocupação do continente americano e na distribuição atual da população. 

  13. O Relevo Americano     Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo, que se distinguem uma da outra pela altitude: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro, e os planaltos e  montanhas antigos desgastados do leste (veja a figura abaixo).    O relevo e a hidrografia foram muito importantes no processo de ocupação do continente americano e na distribuição atual da população. 

  14. Na região do Oeste da América do Norte, ocupada pelas Montanhas Rochosas encontra-se o GrandCanyon, representado na fotografia.

  15. HIDROGRAFIA • Os cursos dos rios do continente são agrupados em quatro vertentes: • Ártico; • Pacífico; • Golfo do México; • Atlântico. • As vertentes são formas de relevo de elevadas altitudes, onde estão as nascentes dos rios, indicando para onde vertem ou fluem as águas de uma determinada área.

  16. Principais Rios do Continente Americano: • Amazonas: localizado na região norte do Brasil, é mais extenso rio do mundo com 6.850 km de extensão desde sua nascente a 5,6 mil metros de altitude no Peru até sua foz em terras brasileiras, próximo a divisão do Pará com o Amapá

  17. Mississipi: Rio dos Estados Unidos da América, nasce no pequeno Lago Itasca, a 511 metros de altitude, no norte do estado do Minnesota, e lança as suas águas no golfo do México, após um percurso de 3820 quilómetros (ou 6210, se considerarmos o sistema hidrográfico Mississípi- Missouri)

  18.  Missouri: Rio dos Estados Unidos da América, é o tributário mais importante do rio Mississípi e afluente da sua margem direita. Antes desta confluência, o rio Missouri tem um comprimento superior ao do próprio Mississípi. O seu comprimento total, desde a nascente no Lago Red Rock (de onde parte o seu tributário Baeverhead), é de 5970 quilómetro