1 / 31

Introdução

Introdução. A história de Rute se passa no tempo dos Juízes – um período de desobediência, idolatria e violência. Mesmo em momentos de crise e desespero, existem aqueles que seguem a Deus, e através deles o Senhor opera maravilhas.

mills
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução • A história de Rute se passa no tempo dos Juízes – um período de desobediência, idolatria e violência. • Mesmo em momentos de crise e desespero, existem aqueles que seguem a Deus, e através deles o Senhor opera maravilhas. • O livro de Juízes trata de guerras e de contendas. O de Rute trata da história tranquila de pessoas comuns cuidando tranquilamente de suas vidas. • O livro, aparentemente, trata de pessoas e de assuntos sem importância. Porém, nos mostra que Deus está ativo, cuidando da vida dos homens. Ele cumpre Seus propósitos, e abençoa aqueles que confiam nEle.

  2. Introdução • O livro de Rute trata da soberania de Deus e do relacionamento entre Deus e os homens. Não é sobre Rute nem Noemi. • A iniciativa está com Rute no capítulo 2, com Noemi no capítulo 3 e com Boaz no capítulo 4, mas é Deus quem conduz todas as coisas. • Deus está vigiando Seu povo, e fazendo com que aconteça com eles o Seu propósito supremo. • O livro é sobre Deus. Ele governa sobre todas as coisas e abençoa os que confiam nEle. • “O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!”(Rute 2:12)

  3. Rute 1:1-5 Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

  4. Uma família israelita em Moabe • Elimeleque significa “Deus é Rei”, ou “Meu Deus é Rei”. • Noemi significa “agradável”, “amável” ou “deleitável”. • Malom significa “fraco” ou “doente”. • Quiliom significa “definhando” ou “falhando”. • Os nomes dos filhos devem ser por causa da fome que Israel estava vivendo. • Rute e Orfa são nomes moabitas, e possuem significado desconhecido. • Deus usou Rute, uma moabita, como exemplo de caráter espiritual genuíno. Isso demonstra quão fria havia se tornado a vida em Israel durante aqueles dias.

  5. Uma família israelita em Moabe • “Então o Senhor me disse: "Não perturbem os moabitas nem os provoquem à guerra, pois não darei a vocês parte alguma da terra deles, pois já entreguei a região de Ar aos descendentes de Ló".”(Deuteronômio 2:9) • “Nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes, até a décima geração, poderá entrar na assembleia do Senhor.Pois eles não vieram encontrar-se com vocês com pão e água no caminho, quando vocês saíram do Egito; além disso convocaram Balaão, filho de Beor, para vir de Petor, na Mesopotâmia, para pronunciar maldição contra vocês.” (Deuteronômio 23:3-4)

  6. Rute 1:6-18 Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá, Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!" Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois

  7. Rute 1:6-18 desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!" Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!"Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!" Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.

  8. A firmeza de Rute • A história é contada através pelos próprios personagens. • Mais de 60% dos versículos do livro de Rute são diálogos. • Ao falar sobre Deus, mesmo estando em território moabita, Noemi usa a palavra Javé, e não Elohim, a designação geral para divindades. • Apesar de estar fora de sua terra, Noemi não deixou o seu Deus, mas continuou a servi-Lo fielmente. • A expressão “Que o Senhor seja leal com vocês”, no original (hesed), expressa os sentidos de bondade, lealdade, amor e aliança. Noemi deseja que Deus as abençoe, mesmo não sendo do povo da promessa.

  9. A firmeza de Rute • Noemi se entristeceu muito, pois o nome de seu marido e filhos se perderiam, pois ela não tinha mais filhos e era muito idosa para casar-se novamente, não sendo possível exercer a lei do levirato. • “Se dois irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a sua viúva não se casará com alguém de fora da família. O irmão do marido se casará com ela e cumprirá com ela o dever de cunhado. O primeiro filho que ela tiver levará o nome do irmão falecido, para que o seu nome não seja apagado de Israel.”(Deuteronômio 25:5-6) • Noemi atribui responsabilidade pelo que aconteceu a Deus, mas não O culpa. Ela sabia que Deus está no controle de todas as coisas e Ele é soberano, não precisa explicar seus designos aos homens.

  10. A firmeza de Rute • Orfa obedeceu aos apelos de Noemi e voltou para o seu povo. Não há motivo para culpá-la, ela apenas fez o que Noemi havia mandado. • Porém, Rute demonstrou um profundo amor a Noemi, e renunciou a sua própria felicidade para ajudar sua sogra. • Orfa desejava tornar-se esposa outra vez, mas Rute desejava continuar a ser filha. • Rute se converteu verdadeiramente a Noemi e a Deus. • “Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”(Lucas 14:33)

  11. Rute 1:19-22 Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. "Será que é Noemi?", perguntavam as mulheres.Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça!"Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.

  12. Chegada a Belém • Noemi retornou para Belém viúva e pobre. • Noemi significa “agradável”, Mara significa “amarga”. • Noemi expressa mais uma vez o controle de Deus sobre todas as coisas. Ela não teve uma visão de anjos matando seu marido e filhos, mas sabia que Deus estava no controle. • O nome que ela usa para Deus é šadday, que significa “Todo-Poderoso”.

  13. Rute 2:1-23 Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz. Rute, a moabita, disse a Noemi: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir". "Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi. Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Por acaso entrou justamente na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque. Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vocês!" Eles responderam: "O Senhor te abençoe!" Boazperguntou ao capataz dos ceifeiros: "A quem pertence aquela moça?" O capataz respondeu: "É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo". Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas.

  14. Rute 2:1-23 Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram". Ela se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?" Boazrespondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia. O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!" E disse ela: "Continue eu a ser bem acolhida, meu senhor! O senhor me deu ânimo e encorajou sua serva — e eu sequer sou como uma de suas servas!" Na hora da refeição, Boaz lhe disse: "Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe-o no vinagre".

  15. Rute 2:1-23 Quando ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz lhe ofereceu grãos tostados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou.Quando ela se levantou para recolher, Boaz deu estas ordens a seus servos: "Mesmo que ela recolha entre os feixes, não a repreendam! Pelo contrário, quando estiverem colhendo, tirem para ela algumas espigas dos feixes e deixem-nas cair para que ela as recolha, e não a impeçam". E assim Rute colheu na lavoura até o entardecer. Depois debulhou o que tinha ajuntado: quase uma arroba de cevada. Carregou-o para o povoado, e sua sogra viu o quanto ela havia recolhido quando Rute trouxe e lhe ofereceu o que havia sobrado da refeição. "Onde você colheu hoje? ", a sogra lhe perguntou: "Onde trabalhou? Bendito seja aquele que se importou com você! " Então Rute contou à sogra com quem tinha trabalhado: "O nome do homem com quem trabalhei hoje é Boaz".

  16. Rute 2:1-23 E Noemi exclamou: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos!" E acrescentou: "Aquele homem é nosso parente; é um de nossos resgatadores!" Continuou Rute, a moabita: "Pois ele mesmo me disse também: ‘Fique com os meus ceifeiros até que terminem toda a minha colheita’". E Noemi aconselhou à sua nora Rute: "É melhor mesmo você ir com as servas dele, minha filha. Noutra lavoura poderiam molestá-la".Assim Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. Entretanto, ela ficou morando com a sua sogra.

  17. Rute, a respigadora • Não havia muitas maneiras de uma viúva se sustentar naquela época, por isso existia o costume de respigar. • "Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até às extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas de sua colheita. Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.(Levítico 19:9-10) • Rute tomou a iniciativa e foi trabalhar. Não titubeou em admitir sua necessidade e buscou meios para supri-la. Quando saiu ao campo, Deus proveu-lhe todas as coisas. • Deus aguarda nosso primeiro passo.

  18. Rute, a respigadora • Assim como Rute, Abraão também deixou sua terra e sua família sob uma ordem de Deus. • Rute, assim como Abraão, saiu sem saber para onde ia, apenas confiando em Deus. • Deus favoreceu Rute e a deu descendência, assim como fez com Abraão. • Ao final do dia de trabalho, Rute respigou um efa de cevada, que equivale a 18 litros. • Tudo isso não foi coincidência. Enquanto você realiza suas tarefas diárias, Deus trabalha em sua vida de forma imperceptível. Devemos crer que Deus dirige as nossas vidas para seus propósitos.

  19. Rute 3:1-18 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade. Boaz, aquele com cujas servas você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido. Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado.Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se. No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.

  20. Rute 3:1-18 "Quem é você?", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador." Boazlhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu. Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã". Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear a ponto de alguém poder ser reconhecido. Boaz pensou: "Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira".

  21. Rute 3:1-18 Por isso disse: "Traga-me o manto que você está usando e segure-o". Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois ele voltou para a cidade. Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha?" Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito, e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: ‘Não volte para a sua sogra de mãos vazias’". Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo".

  22. Rute na eira • A colocação do manto sobre uma viúva era uma maneira de pedi-la em casamento. • “(...) então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.”(Ezequiel 16:8) • Rute preferiu não ir até os jovens (Boaz era um homem mais velho), mas aderir às conexões de família, demonstrando assim respeito por aquilo que é direito. • O presente dado por Boaz equivale a 40 quilos de cevada, o dobro do que Rute havia respigado em um dia.

  23. Rute 4:1-12 Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se ali exatamente quando o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz chamou-lhe e disse: "Meu amigo, venha cá e sente-se". Ele foi e sentou-se. Boazreuniu dez líderes da cidade e disse: "Sentem-se aqui". E eles se sentaram. Depois disse ao resgatador: "Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. Pensei que devia trazer o assunto para a sua consideração e sugerir-lhe que o adquira, na presença destes que aqui estão sentados e na presença dos líderes do meu povo. Se quer resgatar esta propriedade, resgate-a. Se não, diga-me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu". "Eu a resgatarei", respondeu ele.

  24. Rute 4:1-12 Boaz, porém, lhe disse: "No dia em que você adquirir as terras de Noemi e da moabita Rute, estará adquirindo também a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança". Diante disso, o resgatador respondeu: "Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a você mesmo. Eu não poderei fazê-lo!" (Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel.) Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a você mesmo!", ele também tirou a sandália. Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: "Vocês hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom.

  25. Rute 4:1-12 Também estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso!" Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família, como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá!"

  26. Boaz redime Rute • O portão desempenhava papel importante nas cidades do antigo Judá, ele era o centro da vida da cidade e lugar de qualquer assembleia importante. • Os campos deveriam ser remidos juntamente com a viúva. A redenção de Rute implica na redenção de tudo quanto ela possui. • O primeiro remidor devia ser pobre, e não poderia suportar um encargo financeiro dobrado: comprar as terras e sustentar Rute, sendo que teria que devolver a terra para o filho que tivesse com ela. • O direito da família à sua própria terra era inalienável. Noemi não podia reter suas terras, mas a obrigação da família era cuidar que a propriedade não se perdesse.

  27. Boaz redime Rute "A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes. Em toda terra em que tiverem propriedade, concedam o direito de resgate da terra. "Se alguém do seu povo empobrecer e vender parte da sua propriedade, seu parente mais próximo virá e resgatará aquilo que o seu compatriota vendeu. Se, contudo, um homem não tiver quem lhe resgate a terra, mas ele mesmo prosperar e adquirir recursos para resgatá-la, calculará os anos desde que a vendeu e devolverá a diferença àquele a quem a vendeu; então poderá voltar para a sua propriedade. Mas, se não adquirir recursos para devolver-lhe o valor, a propriedade que vendeu permanecerá em posse do comprador até o ano do jubileu. Será devolvida no Jubileu, e ele então poderá voltar para a sua propriedade.(Levítico 25:23-28)

  28. Boaz redime Rute • Deus sente tanta compaixão por seus filhos perdidos quanto Boaz sentiu por Rute. • Deus é um Deus redentor, tendo o desejo e o poder de redimir todos os perdidos, a fim de trazê-los à comunhão com Ele.

  29. Rute 4:13-22 Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!" Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho!" e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom; Hezromgerou Rão; Rão gerou Aminadabe; Aminadabegerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmomgerou Boaz; Boaz gerou Obede; Obedegerou Jessé; e Jessé gerou Davi.

  30. Casamento de Boaz e Rute • Obede significa servo. Como o nome foi dado pelas mulheres da cidade, talvez a intenção fosse de que a criança haveria de servir Noemi. • Mesmo em meio às nossas tristezas e calamidades, Deus envia grandes bênçãos. Seja como Noemi, e não dê as costas ao Senhor quando enfrentar dificuldades. Em vez de perguntar: “Por que Deus permitiu que isto acontecesse comigo?”, confie nEle. Deus estará ao seu lado nos momentos mais difíceis de sua vida. • A mão de Deus cobre toda a História. Ele executa o Seu propósito, geração após geração. Cada um de nós vemos apenas um pouco do Seu grande plano no nosso tempo de vida. Deus possui um propósito em tudo.

More Related