1 / 21

Agências de Viagens e suas Evoluções

Agências de Viagens e suas Evoluções. 1841- Thomas Cook – Freta um trem para os participantes de um Congresso anti alcoolismo; 1846 – Tour com guia de viagem; 1851 – Cerca de 165.000 pessoas fazem uso de seus serviços para assistir a 1ª Exposição Universal – Londres.

mihaly
Download Presentation

Agências de Viagens e suas Evoluções

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agências de Viagens e suas Evoluções 1841- Thomas Cook – Freta um trem para os participantes de um Congresso anti alcoolismo; 1846 – Tour com guia de viagem; 1851 – Cerca de 165.000 pessoas fazem uso de seus serviços para assistir a 1ª Exposição Universal – Londres 1867 – Cria um Cupom de Hotel –Voucher

  2. 1871 – Primeira volta ao Mundo - com 9 pessoas – durante 222 dias; 1872 – Criação da 1º Agência de Viagens fora da Europa - Thomas CookandSon; 1892 – Morre Thomas Cook, sendo ainda sua agência a mais importante no mundo. Registro de quase 500 Agências de Viagens no Mundo;

  3. Final do século XIX - primeiras Agências registradas oficialmente no Brasil como prestadora de serviços específicos; Década de 1930- especializadas em tours de grupos em automóveis e ônibus – classes burguesa e média; 1943 – Foi fundada a 1º Agência de Viagens Brasileira – Agência Geral do Turismo , em São Paulo.

  4. Década de 50 – visitas organizadas e tours – clientela de poder aquisitivo regular. 1953 – Criação da ABAV por 14 Agências de Viagens do rio de Janeiro; A partir da década de 70: influência da Economia Mundial - desenvolvimento da aviação comercial; turismo doméstico e internacional, legislação aeroportuária, desenvolvimento de tecnologia, globalização. Final do Século XX e início do século XXI: redução das comissões, e-commerce, concorrência; desregulamentação do transporte aéreo.

  5. Agências de Viagens e Agências de Viagens e Turismo AGÊNCIA DE VIAGEM E TURISMO ou OPERADORA TURÍSTICA – Planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de produto turísticos. AGÊNCIA DE VIAGEM – seu papel é atuar como um canal de distribuição dos produtos e serviços do turismo com o público consumidor.

  6. Agências Receptivas: se responsabilizam pelos clientes procurando atendê-los em suas necessidades como transfer,city tour, guiamento, entre outros. Agências Emissivas: se responsabiliza em programar desde a saída do cliente do local emissivo até seu retorno negociando sua estada durante o período determinado.

  7. Generalistas: atuam na comercialização de produtos turísticos em geral, como de lazer negócios ou qualquer outra modalidade. Sua atuação é pautada no atendimento da necessidade do cliente. Especializadas: atuam especificamente com um nicho de mercado específico de destino ou de turismo. Como por exemplo as especializadas em Disney World ou turismo religioso.

  8. Agencias de Viagens e Turismo Consolidadora: tem como função repassar os bilhetes aéreos (TKTS) as agências que não estão credenciadas para tal fim. Agências de Viagens e Turismo Escola: empresas laboratórios de instituições educacionais, tem como funções desenvolver ações didático-pedagógicas e operacionais com intuito de atender as necessidades de ensino dos alunos.

  9. AGENTE DE VIAGENS: QUEM É ESSE PROFISSIONAL? Antigamente dedicavam-se ao agenciamento de viagens voltado aos provedores, hoje buscam o gerenciamento de orçamentos e serviços dos clientes pela cobrança de seus serviços. Planejam, desenvolvem, promovem e vendem os produtos turísticos que não podem ser experimentados antes da compra; Os profissionais que atuam no setor são obrigados a reinventar seus métodos de trabalho, para conseguir satisfazer os desejos e necessidades de seus clientes e de preferência (superar as expectativas do mesmo);

  10. Novas tecnologias e o e-commerce, obrigam os profissionais a constantes atualizações, criando a necessidade da modificação de seu perfil; O agente tem que saber usar a tecnologia de informação disponível a serviço do turismo; O mundo dos negócios passou a privilegiar as qualidades pessoais: cortesia, gentileza, boa educação, ética, criatividade, sentimento de equipe e espírito empreendedor e não somente meramente o técnico.

  11. O consultor – agente que não é somente o operador, que deve estar capacitado para agir como especialista do turista, abordando com clareza e riqueza de detalhes o destino da viagem e demais detalhes sobre o roteiro. Especialista que não passa somente informações, é um estudioso, atualizado, precisa manter uma rede de informações e relacionamentos; A agência poderá ter em seu quadro vários consultores, cada um especialista em determinado destino ou produto. Atendimento Personalizado ou Customatizado ao seu passageiro; Disponibilidade de horários; Conhecer bem seus clientes para melhor atender seus desejos e necessidades;

  12. Os consultores de viagens passam a oferecer um serviço de tal forma especializado, que o passageiro sente a necessidade de procurá-lo a fim de aproveitar mais sua viagem e reconhecer o valor de seus conselhos e dicas- consultoria - por meio do pagamento pelo seu serviço. ( MONTANARIN, 2002. p.56)

  13. Estrutura das Agências de Viagens

  14. Novas tecnologias no Agenciamento

  15. “ Um cliente é o visitante mais importante de nossa casa. Ele não depende de nós; nós somos dependentes dele. Ele não é uma interrupção do nosso trabalho;ele é o propósito do mesmo. Nós não estamos fazendo um favor em serví-lo. Ele está fazendo um favor em nos dar essa oportunidade.” (GANDHI) Muito Obrigada! Profa. Esp. Anne Castro profa.annecastro@gmail.com

More Related