1 / 10

Dom Helder Câmara

Dom Helder Câmara. “ É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca .” Dom Helder.

mauli
Download Presentation

Dom Helder Câmara

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Dom Helder Câmara . “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Helder

  2. Em 1909 nascia Hélder Câmara em Fortaleza. Ainda jovem, em 1923, entrou no Seminário da Prainha de São José, para cursar filosofia e teologia. • Em 1931, fundou a Legião Cearense do Trabalho, e em 1933, a Sindicalização Operária Feminina Católica que congregava as lavandeiras, passadeiras e empregadas domésticas. • Atuou na Educação e participou de políticas governamentais no Ceará.

  3. Ficou conhecido por ter se tornado um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, frequentemente praticados pelos militares. Além disso, atuou em movimentos estudantis, operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Foi um defensor da justiça e da cidadania. 

  4.  O Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 20 de abril de 1952, o elegeu Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. No período em que permaneceu lá, exerceu o cargo de Secretário Geral da CNBB, implantou os ideais da Organização, promovendo interação entre os bispos do Brasil, participou de congressos para atualização e adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos, sobretudo integrando a Igreja na luta em defesa da justiça e cidadania. • Em 1972 Dom Helder Camara foi indicado ao Prêmio Nobel da paz e logo foi acusado pelo governo militar de ser comunista.

  5. Foi assim que dom Helder resumiu suas dificuldades com as autoridades políticas e religiosas, quando era contestado a propósito de sua obra social e profética em favor de uma maior igualdade e justiça no país e dentro da Igreja. Não raramente se referiam a ele como o "bispo vermelho", especialmente nos duros tempos da ditadura. 

  6. Um legado de obras sociais • Realizando seus sonhos de justiça social e caridade, dom Helder deixou várias obras sociais e são exemplo dessas a Obra do Frei Francisco, criada no Rio de Janeiro; iniciou o Banco da Providência, hoje ampliado, que centralizava doações e as distribuía entre a população pobre. Também criou no Rio de Janeiro um projeto de urbanização de favelas, o qual ficou conhecido como Cruzada São Sebastião.  • Em Pernambuco,Dom Helder realizou a primeira experiência de reforma agrária quando comprou terras na Zona da Mata e assentando trabalhadores rurais menos favorecidos.

  7. Ardente defensor dos direitos humanos • Depois do golpe militar, quando Dom Helder conviveu de forma pacifica com o exercito, percebeu a violação dos direitos humanos na caça aos comunistas agindo em favor dos que eram perseguidos. Foi o período em que enfrentou várias dificuldades, sendo acusado pelos militares por parte do clero de ser conservador e promover atividades comunistas. O religioso passou a incomodar o regime militar quando divulgou no seu livro documentos secretos, onde descobriu-se que no governo de Médici houve uma campanha contra a candidatura de Dom Helder ao Nobel.

  8. Aposentou-se em 1985, deixando mais de 500 comunidades eclesiais de base organizadas, com operários, trabalhadores rurais e retirantes em busca de melhores condições de trabalho e de vida. 

  9. Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já". E realizou debates e palestras de conscientização para a cidadania em todo o país. Além disso, deixou registrado o seu pensamento em diversos livros, que foram traduzidos para diferentes línguas. • Dom Hélder faleceu em 1999, vítima de uma parada cardíaca.

  10. Grupo: • Ana Beatriz Miranda • Bruna Coraline • Edson Souza • Rayanne Kelly • Ravena Souza • ThayseGabrielly 2º ano “B”

More Related