1 / 35

CATEQUESE FAMILIAR

CATEQUESE FAMILIAR. A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO…. ENCONTRO FORMAÇÃO. 1ª PARTE O que é a Catequese F amiliar? Como se estrutura na prática a Catequese Familiar? O que é necessário preparar (recursos humanos e materiais) para iniciar uma experiência de catequese familiar na paróquia?

lyn
Download Presentation

CATEQUESE FAMILIAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CATEQUESE FAMILIAR ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO…

  2. ENCONTRO FORMAÇÃO 1ª PARTE • O que é a Catequese Familiar? • Como se estrutura na prática a Catequese Familiar? • O que é necessário preparar (recursos humanos e materiais) para iniciar uma experiência de catequese familiar na paróquia? • Que materiais de apoio estão disponíveis? • Como propor uma experiência de catequese aos pais? 2ª PARTE • Quais têm sido os frutos desta experiência na nossa paróquia? • Tempo para diálogo... ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  3. 1- O que é a Catequese Familiar? O objetivo da Catequese Familiar é caminhar junto com as famílias, tendo em vista o crescimento dos seus membros na fé. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) “Igreja Santa de Deus, tu não podes cumprir a tua missão, não podes realizar a tua missão, no mundo, senão por meio da FAMÍLIA e sua missão!” (João Paulo II, Oservatore Romano 31.12.1988)

  4. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) “Na família, como numa igreja doméstica, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação sagrada.” (LG11)

  5. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) O catequeta, nosso contemporâneo, Emílio AlberichSotomayor corrobora esta posição na sua obra “A família, lugar de educação na fé?”, referindo que: “A família é o lugar primário de educação e espaço privilegiado para a educação e iniciação religiosa dos filhos. Também a história e a experiência parecem confirmá-lo: a família é o espaço por excelência onde têm lugar a primeira socialização religiosa e os passos fundamentais da iniciação na vida cristã.”

  6. 1- O que é a Catequese Familiar? O Papa João Paulo II, citando o Papa Paulo VI, na sua Exortação Apostólica “FAMILIARIS CONSORTIO”, de 22 de novembro de 1981, refere: ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) «A família, como a Igreja, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho irradia. Portanto no interior de uma família consciente desta missão, todos os componentes evangelizam e são evangelizados. Os pais não só comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem também receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. Uma tal família torna-se, então, evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente no qual está inserida».

  7. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) O Papa João Paulo II apontou a Catequese Familiar, como forma privilegiada da Igreja formar os seus filhos porque a futura evangelização depende, em grande parte, da Igreja doméstica que é o lugar indispensável para a formação da pessoa.

  8. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) E ainda que: “A acção catequética da família tem um carácter particular e, em certo sentido, insubstituível, justificadamente posto em evidência pela Igreja, de modo especial pelo Concílio Vaticano II. A educação para a fé, feita pelos pais — a começar desde a mais tenra idade das crianças — já se realiza quando os membros de determinada família se ajudam uns aos outros a crescer na fé, graças ao próprio testemunho de vida cristã muitas vezes silencioso, mas perseverante, no desenrolar da vida de todos os dias, vivida segundo o Evangelho. (…) (CT68) EXORTAÇÃO APOSTÓLICA «CATECHESI TRADENDAE» Papa João Paulo II – 16out79

  9. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Reforçando na homília da abertura da 5.ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em 26 de setembro de 1980 que: “ (…) A família é o objeto fundamental da evangelização e da catequese da Igreja, mas é também o seu indispensável e insubstituível sujeito: o sujeito criativo. Exatamente para isto, para ser este sujeito, não só para perseverar na Igreja e haurir nos seus recursos espirituais, mas para constituir a Igreja na sua dimensão fundamental, como uma «Igreja em miniatura» (Ecclesia domestica), a família deve de modo particular estar consciente da missão da Igreja e da própria participação nesta missão. (…)”

  10. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Também no Diretório Geral da Catequese podemos encontrar: “A família como ambiente ou meio de crescimento na fé (…) A família foi definida como uma «Igreja doméstica»; isto significa que em toda família cristã devem refletir-se os diferentes aspetos ou funções da vida da Igreja inteira: missão, catequese, testemunho, oração, etc... De facto, a família, da mesma forma que a Igreja, «é um espaço no qual o Evangelho é transmitido e do qual o Evangelho se irradia». A família como «lugar» de catequese tem uma prerrogativa única: transmite o Evangelho, radicando-o no contexto de profundos valores humanos (…) (DGC255)

  11. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Mais concretamente, a Catequese Familiar (CF) é um processo de evangelização direcionado diretamente à reconstrução da família cristã. Partindo da importância que boa parte dos pais católicos dá, ainda, à Primeira Comunhão dos seus filhos, este tipo de Catequese pretende partir desta circunstância para fazer da preparação, um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família.

  12. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) A Catequese Familiar (CF) é um grande desafio em linha com as dinâmicas a implementar no âmbito da nova evangelização. Este modelo de catequese vem alterar o paradigma da catequese de infância (“tradicional”) e retomar uma prática que caiu em desuso, que consiste em serem os pais os primeiros catequistas dos filhos , ou seja, os principais responsáveis pela iniciação cristã (IC) dos filhos.

  13. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) (…) Os pais são os primeiros educadores na fé. Juntamente com eles, sobretudo em certas culturas, todos os membros da família têm uma tarefa ativa, tendo em vista a educação dos membros mais jovens. É necessário determinar mais concretamente em que sentido a comunidade cristã familiar é «lugar» de catequese. (…) (DGC255)

  14. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) A Catequese Familiar (CF) permite um salto qualitativo, apontando uma nova perspetiva pastoral, onde o centro da atenção passa dos filhos para os pais, onde se percebe que os pais não estão somente para ajudar os filhos na sua iniciação cristã, mas sentem necessidade de amadurecer e aprofundar a sua própria fé. Um dos objetivos é envolver os pais na catequese dos filhos e proporcionar-lhes o possibilidade de iniciarem uma caminhada de fé.

  15. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) (…) A Catequese Familiar trata-se de uma educação cristã mais testemunhada do que ensinada, mais ocasional do que sistemática, mais permanente e quotidiana do que estruturada em períodos. Nesta Catequese Familiar torna-se muito importante a contribuição dos avós. A sua sabedoria e o seu senso religioso, muitas vezes, são decisivos para favorecer um clima realmente cristão.”(DGC255)

  16. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) “Esta CF tem fundamentalmente três objetivos, sendo progressivamente desenvolvidos ao longo de dois anos: evangelizar os pais, aproveitando a preparação dos filhos para a Primeira Comunhão; orientar as famílias para uma integração ativa nas suas paróquias, de preferência em Comunidades Eclesiais de Base; despertar e promover o compromisso social nos pais e nos filhos como fruto da sua adesão a Cristo.”

  17. 1- O que é a Catequese Familiar? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  18. 2- Como se estrutura na prática? • Cada família escolhe o momento mais oportuno. • A missão dos pais é a de testemunhar a fé aos filhos, com momentos próprios de diálogo, de oração e de confronto com a vida. • O diálogo em família, entre pais e filhos, é o momento central de toda a Catequese Familiar. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Em casa

  19. 2- Como se estrutura na prática? Testemunho Mónica e Filipe (casal participante) “Com o início desta caminhada, fomos notando que afinal era uma tarefa mais simples do que esperávamos. A nossa filha gostou muito da ideia, desde o início, sendo ela própria a perguntar-nos se já estava no momento da catequese e sempre ansiosa por preparar o espaço onde nos íamos juntar (acendendo a vela que escolhemos para simbolizar a presença de Deus, colocando a Bíblia Sagrada num local de destaque e organizando os materiais necessários). “ ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  20. 2- Como se estrutura na prática? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Encontro quinzenal do grupo de pais com o casal de animadores e das crianças com a catequista, à mesma hora Neste encontro são fornecidas aos pais algumas pistas para as catequeses em casa Procura-se suscitar a descoberta da fé dos adultos com sugestões do Guia do Animador Familiar ou outras Os pais têm a possibilidade de fazer reflexão sobre leituras da Sagrada Escritura Há lugar a um espaço de discussão e partilha No último encontro do mês faz-se a avaliação

  21. 2- Como se estrutura na prática? • No final dos encontros acontece uma oração em conjunto - as crianças juntam-se aos pais ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  22. 2- Como se estrutura na prática? • Como é feita a dinamização dos encontros? • Pais com animadores 1ª parte: fala-se do trabalho desenvolvido e das dificuldades (se as houve) na abordagem dos temas; 2ª parte: a partir de um tema (por exemplo "a Família no projeto de Deus"), com questões de reflexão, leitura da Palavra e abordagem de outros documentos da Igreja como as Constituições. • Crianças com catequista • Reveem os temas abordados em casa ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  23. 2- Como se estrutura na prática? Testemunho Mónica e Filipe (casal participante) “ As sessões regulares tidas na paróquia permitiram também trocarmos ideias/opiniões entre todos os participantes, sobre as dificuldades que as famílias sentiam. Pudémos também falar sobre os pontos de vista de cada um acerca da Igreja e de Deus, de forma completamente aberta e construtiva. Nunca pensámos que fossemos encontrar esta abordagem e disponibilidade por parte dos nossos coordenadores, o que também nos fez alterar a nossa opinião e foi fundamental para o sucesso deste projeto.“ ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  24. 3- Recursos humanos e materiais Recursos Humanos • Catequistas animadores para os encontros pais (de preferência um casal); • Catequistas para acompanhamento crianças (Exige-se do catequista capacidade de síntese e de abordagem dos temas, de forma diferente, para não haver repetição das catequeses em casa); Recursos Materiais • Salas diferenciadas (pais e crianças) • Bíblias • Materiais apoio de acordo com o tema do encontro ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  25. 4 - Materiais de Apoio O SNEC disponibiliza ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  26. 4- Materiais Apoio • CIC (Catecismo da Igreja Católica) • Compêndio do Catecismo da Igreja Católica • Youcat • Documentação apoio/reflexão a elaborar • Outras obras ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  27. 5 - Como propor uma experiência de catequese aos pais? Depende do contexto (nº catequizandos e tipo de comunidade) • Proposta do modelo nas inscrições • Em reunião geral 1º ano • Apresentação da estrutura • Focagem de aspetos que os pais possam considerar mais/menos positivos ou • Com testemunho de outras paróquias ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  28. 5 - Como propor uma experiência de catequese aos pais? • No decurso destas reuniões/entrevistas devem ser colocadas aos pais algumas questões de sensibilização: • Sabe que todo cristão faz parte de uma comunidade? Como é que tem participado ? • Como vê a sua comunidade? Ela é acolhedora? Sente-se bem nesta comunidade? Já fez alguma coisa para que ela seja cada vez melhor? • O que espera da Igreja, sendo membro de uma comunidade cristã? ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  29. 5 - Como propor uma experiência de catequese aos pais? Argumentos • Menor integração das crianças no grupo de catequese (“resolvida” com a integração das crianças do grupo de catequese na missa, acompanhadas pela catequista); • Maior comprometimento dos pais (exige disponibilidade para os encontros para os quais se propõem horários mais favoráveis e compatíveis com a sua disponibilidade); • Acompanhamento dos filhos mais novos. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  30. 6 - Frutos desta experiência na nossa paróquia Verifica-se que : • As crianças gostam da aprendizagem em família; • Há vivência dos conteúdos nas práticas quotidianas; • Os pais, acabam também eles por receber formação; • Participam mais e continuadamente na Eucaristia; • Há um maior envolvimento das famílias com os catequistas; • Os pais têm vontade de participar nas atividades da paróquia com a possibilidade de virem a integrar grupos e movimentos da mesma. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  31. 6 - Frutos desta experiência na nossa paróquia Experiência de Catequese conjunta direcionada a pais e filhos ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013) Experiência muito positiva As crianças sentiram-se motivadas porque não só elas estavam a ter catequese e a ser questionadas, como também os seus pais.

  32. 6 - Frutos desta experiência na nossa paróquia ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  33. Refletindo… • Com este tipo de projeto ou não… • A nossa catequese será sempre familiar ao valorizarmos a família, atuando em conjunto com a pastoral familiar, mas não abrindo mão da sua missão e devolvendo a sua tarefa aos pais. E será familiar compreendendo as mudanças ocorridas na família e respeitando a história familiar de cada catequizando, sem exigir uma padronização que não existe. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  34. 7 - Questões e dúvidas - Diálogo ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

  35. A bênção dos filhos Deus te abençoe, meu filho! Esta era uma bênção comum dada nas famílias! Os pais e avós estendiam a mão para que seus filhos e netos a beijassem pedindo a bênção ao acordar, sair ou dormir, ou traçavam na testa deles o sinal da cruz. Mas, quando foi que este gesto ‘caiu de moda’ e se perdeu no tempo? Porque é que os pais deixaram de abençoar os seus filhos? Assim sendo, os filhos foram perdendo a graça derramada nas bênçãos, o despertar da fé que lhes é devido desde sempre! E isto aconteceu porque o mundo está muito racional para se envolver com as coisas espirituais! Os homens tornaram-se distantes de tudo o que é relacionado ao divino, pelo materialismo e absolutismo de tudo o que os envolve. ENCONTRO FORMAÇÃO - LEIRIA (9-03-2013)

More Related